Ensino para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes de cursos profissionalizantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Simone Costa da
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/14207
Resumo: O empreendedorismo pode ser visto como um dos processos de identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras e até mesmo criar novos empreendimentos. Poderá também contribuir de inúmeras formas para o desenvolvimento de um país, pois além de gerar empregos, o empreendedorismo tende a ajudar a contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e/ou serviços agregando valor para o mercado de consumo. A presente investigação tem por objetivo principal, analisar se os estudantes de cursos profissionalizantes, quando expostos a atividades de ensino ligadas ao empreendedorismo, são influenciados a empreender. Além disso, o estudo discute a associação entre o ensino para o empreendedorismo e a sua influência na intenção empreendedora de estudantes. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, foram aplicados os dados obtidos com recurso a 321 questionários, feitos a estudantes de curso profissionalizante em uma instituição de ensino técnico profissionalizante no interior do Amazonas – Brasil. O método utilizado foi análise estatística que envolveu medidas de estatística descritiva (frequências absolutas e relativas, médias e respetivos desvios-padrão) e estatística inferencial. Os resultados obtidos mostram que a atividades de ensino para o empreendedorismo influenciam positivamente na intenção empreendedora futura de estudantes de curso profissionalizante. Verificou-se que os estudantes de curso profissionalizante têm pretensão em desenvolver seu próprio negócio ao final do seu curso. E que, um ambiente escolar que proporcione atividades relacionadas com o ensino do empreendedorismo, proporciona a segurança para o estudante criar seu próprio negócio no futuro.
id RCAP_d9e578082a8a61353fa5d284339780ff
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14207
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes de cursos profissionalizantesEmpreendedorismoEnsino para o EmpreendedorismoIntenção EmpreendedoraDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de EmpresasO empreendedorismo pode ser visto como um dos processos de identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras e até mesmo criar novos empreendimentos. Poderá também contribuir de inúmeras formas para o desenvolvimento de um país, pois além de gerar empregos, o empreendedorismo tende a ajudar a contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e/ou serviços agregando valor para o mercado de consumo. A presente investigação tem por objetivo principal, analisar se os estudantes de cursos profissionalizantes, quando expostos a atividades de ensino ligadas ao empreendedorismo, são influenciados a empreender. Além disso, o estudo discute a associação entre o ensino para o empreendedorismo e a sua influência na intenção empreendedora de estudantes. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, foram aplicados os dados obtidos com recurso a 321 questionários, feitos a estudantes de curso profissionalizante em uma instituição de ensino técnico profissionalizante no interior do Amazonas – Brasil. O método utilizado foi análise estatística que envolveu medidas de estatística descritiva (frequências absolutas e relativas, médias e respetivos desvios-padrão) e estatística inferencial. Os resultados obtidos mostram que a atividades de ensino para o empreendedorismo influenciam positivamente na intenção empreendedora futura de estudantes de curso profissionalizante. Verificou-se que os estudantes de curso profissionalizante têm pretensão em desenvolver seu próprio negócio ao final do seu curso. E que, um ambiente escolar que proporcione atividades relacionadas com o ensino do empreendedorismo, proporciona a segurança para o estudante criar seu próprio negócio no futuro.Entrepreneurship can be seen as one of the processes of identifying business opportunities, develop innovative ideas and even create a new one enterprise. You can also contribute in a number of ways to the development of a country, because in addition to generating jobs, entrepreneurship tends to help contribute to the development of new technologies, products and/or services adding value to the consumer market. This research has for main objective, to analyze whether students of vocational courses, when exposed to teaching activities related to entrepreneurship, are influenced to undertake. Next, the study discusses the association between teaching for the entrepreneurship and its influence on the entrepreneurial intent of students. Towards empirically test the hypotheses formulated, 321 questionnaires were applied to students of vocational course in a technical education institution professionalizing in the interior of Amazonas – Brazil. The method used was analysis statistics that involved measures of descriptive statistics (absolute frequencies and relative, means and their standard deviations) and inferential statistics. The results obtained show that the teaching activities for entrepreneurship influence positively in the future entrepreneurial intention of course students vocational. It was found that the students of vocational course have Focus on developing your own business at the end of your course. And that, an environment school that provides related activities brings safety for the student to create your own business in the future.Madeira, Maria José AguilaruBibliorumSilva, Simone Costa da2024-01-29T14:42:01Z2023-11-222023-10-032023-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/14207TID:203483812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:32:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:20.083098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes de cursos profissionalizantes
title Ensino para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes de cursos profissionalizantes
spellingShingle Ensino para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes de cursos profissionalizantes
Silva, Simone Costa da
Empreendedorismo
Ensino para o Empreendedorismo
Intenção Empreendedora
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de Empresas
title_short Ensino para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes de cursos profissionalizantes
title_full Ensino para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes de cursos profissionalizantes
title_fullStr Ensino para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes de cursos profissionalizantes
title_full_unstemmed Ensino para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes de cursos profissionalizantes
title_sort Ensino para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes de cursos profissionalizantes
author Silva, Simone Costa da
author_facet Silva, Simone Costa da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madeira, Maria José Aguilar
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Simone Costa da
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Ensino para o Empreendedorismo
Intenção Empreendedora
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de Empresas
topic Empreendedorismo
Ensino para o Empreendedorismo
Intenção Empreendedora
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de Empresas
description O empreendedorismo pode ser visto como um dos processos de identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras e até mesmo criar novos empreendimentos. Poderá também contribuir de inúmeras formas para o desenvolvimento de um país, pois além de gerar empregos, o empreendedorismo tende a ajudar a contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e/ou serviços agregando valor para o mercado de consumo. A presente investigação tem por objetivo principal, analisar se os estudantes de cursos profissionalizantes, quando expostos a atividades de ensino ligadas ao empreendedorismo, são influenciados a empreender. Além disso, o estudo discute a associação entre o ensino para o empreendedorismo e a sua influência na intenção empreendedora de estudantes. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, foram aplicados os dados obtidos com recurso a 321 questionários, feitos a estudantes de curso profissionalizante em uma instituição de ensino técnico profissionalizante no interior do Amazonas – Brasil. O método utilizado foi análise estatística que envolveu medidas de estatística descritiva (frequências absolutas e relativas, médias e respetivos desvios-padrão) e estatística inferencial. Os resultados obtidos mostram que a atividades de ensino para o empreendedorismo influenciam positivamente na intenção empreendedora futura de estudantes de curso profissionalizante. Verificou-se que os estudantes de curso profissionalizante têm pretensão em desenvolver seu próprio negócio ao final do seu curso. E que, um ambiente escolar que proporcione atividades relacionadas com o ensino do empreendedorismo, proporciona a segurança para o estudante criar seu próprio negócio no futuro.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-22
2023-10-03
2023-11-22T00:00:00Z
2024-01-29T14:42:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/14207
TID:203483812
url http://hdl.handle.net/10400.6/14207
identifier_str_mv TID:203483812
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137076928577536