Ensino para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes de cursos profissionalizantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/14207 |
Resumo: | O empreendedorismo pode ser visto como um dos processos de identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras e até mesmo criar novos empreendimentos. Poderá também contribuir de inúmeras formas para o desenvolvimento de um país, pois além de gerar empregos, o empreendedorismo tende a ajudar a contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e/ou serviços agregando valor para o mercado de consumo. A presente investigação tem por objetivo principal, analisar se os estudantes de cursos profissionalizantes, quando expostos a atividades de ensino ligadas ao empreendedorismo, são influenciados a empreender. Além disso, o estudo discute a associação entre o ensino para o empreendedorismo e a sua influência na intenção empreendedora de estudantes. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, foram aplicados os dados obtidos com recurso a 321 questionários, feitos a estudantes de curso profissionalizante em uma instituição de ensino técnico profissionalizante no interior do Amazonas – Brasil. O método utilizado foi análise estatística que envolveu medidas de estatística descritiva (frequências absolutas e relativas, médias e respetivos desvios-padrão) e estatística inferencial. Os resultados obtidos mostram que a atividades de ensino para o empreendedorismo influenciam positivamente na intenção empreendedora futura de estudantes de curso profissionalizante. Verificou-se que os estudantes de curso profissionalizante têm pretensão em desenvolver seu próprio negócio ao final do seu curso. E que, um ambiente escolar que proporcione atividades relacionadas com o ensino do empreendedorismo, proporciona a segurança para o estudante criar seu próprio negócio no futuro. |
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Ensino para o empreendedorismo: intenções empreendedoras dos estudantes de cursos profissionalizantesEmpreendedorismoEnsino para o EmpreendedorismoIntenção EmpreendedoraDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Gestão e Economia:: Empreendedorismo e Criação de EmpresasO empreendedorismo pode ser visto como um dos processos de identificar oportunidades de negócios, desenvolver ideias inovadoras e até mesmo criar novos empreendimentos. Poderá também contribuir de inúmeras formas para o desenvolvimento de um país, pois além de gerar empregos, o empreendedorismo tende a ajudar a contribuir para o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e/ou serviços agregando valor para o mercado de consumo. A presente investigação tem por objetivo principal, analisar se os estudantes de cursos profissionalizantes, quando expostos a atividades de ensino ligadas ao empreendedorismo, são influenciados a empreender. Além disso, o estudo discute a associação entre o ensino para o empreendedorismo e a sua influência na intenção empreendedora de estudantes. Para testar empiricamente as hipóteses formuladas, foram aplicados os dados obtidos com recurso a 321 questionários, feitos a estudantes de curso profissionalizante em uma instituição de ensino técnico profissionalizante no interior do Amazonas – Brasil. O método utilizado foi análise estatística que envolveu medidas de estatística descritiva (frequências absolutas e relativas, médias e respetivos desvios-padrão) e estatística inferencial. Os resultados obtidos mostram que a atividades de ensino para o empreendedorismo influenciam positivamente na intenção empreendedora futura de estudantes de curso profissionalizante. Verificou-se que os estudantes de curso profissionalizante têm pretensão em desenvolver seu próprio negócio ao final do seu curso. E que, um ambiente escolar que proporcione atividades relacionadas com o ensino do empreendedorismo, proporciona a segurança para o estudante criar seu próprio negócio no futuro.Entrepreneurship can be seen as one of the processes of identifying business opportunities, develop innovative ideas and even create a new one enterprise. You can also contribute in a number of ways to the development of a country, because in addition to generating jobs, entrepreneurship tends to help contribute to the development of new technologies, products and/or services adding value to the consumer market. This research has for main objective, to analyze whether students of vocational courses, when exposed to teaching activities related to entrepreneurship, are influenced to undertake. Next, the study discusses the association between teaching for the entrepreneurship and its influence on the entrepreneurial intent of students. Towards empirically test the hypotheses formulated, 321 questionnaires were applied to students of vocational course in a technical education institution professionalizing in the interior of Amazonas – Brazil. The method used was analysis statistics that involved measures of descriptive statistics (absolute frequencies and relative, means and their standard deviations) and inferential statistics. The results obtained show that the teaching activities for entrepreneurship influence positively in the future entrepreneurial intention of course students vocational. It was found that the students of vocational course have Focus on developing your own business at the end of your course. And that, an environment school that provides related activities brings safety for the student to create your own business in the future.Madeira, Maria José AguilaruBibliorumSilva, Simone Costa da2024-01-29T14:42:01Z2023-11-222023-10-032023-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/14207TID:203483812porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-31T02:32:25Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/14207Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:20.083098Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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