A eficácia do crew resource management nas tripulações da Força Aérea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viana, Euríalo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/40236
Resumo: Aspirante a Oficial-Aluno/Piloto-Aviador 138550-L
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spelling A eficácia do crew resource management nas tripulações da Força AéreaCrew resource managementCockpit resource managementForça Aérea PortuguesaAvaliação do treinoTripulações de vooPortuguese Air ForceTraining evaluationAircrewAspirante a Oficial-Aluno/Piloto-Aviador 138550-LEsta investigação tem como objetivo avaliar a eficácia do modelo de CRM existente na Força Aérea, através da análise das atitudes dos tripulantes, avaliadas por um instrumento de medida adaptado ao contexto aeronáutico militar. A amostra deste estudo consiste em 107 tripulantes de voo, desde pilotos e restantes tripulantes, alunos tirocinantes e operadores de UAVs, que correspondem a 22% da população-alvo (N=483). Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha e análise de dados, através da aplicação de um inquérito por questionário. O instrumento de medida utilizado tem como base o Army Aviation Crewmember Questionnaire (AACQ), desenvolvido por Simon e Grubb (1995), posteriormente adaptado para o contexto da Força Aérea. O Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) foi o programa estatístico utilizado para o tratamento e análise dos dados recolhidos. Concluiu-se que o estágio de CRM não só é adequado à realidade da Força Aérea, como apresenta uma influência positiva nas atitudes dos tripulantes, reforçando assim a sua importância para a segurança de voo. Deste modo, a Força Aérea deve unir esforços para que todos os seus tripulantes frequentem este estágio e, de igual modo, proporcionar um refrescamento num determinado intervalo de tempo a definir. Concluiu-se também a inexistência de diferenças significativas entre as tripulações de voo dos diferentes tipos de aeronave, indo de encontro à crescente sensibilização e consciencialização do mundo aeronáutico para estas temáticas. Verificou-se ainda que os pilotos mais velhos encorajam a existência de um clima de cockpit mais aberto e dão mais importância à comunicação do seu estado psicológico e físico que os pilotos mais novos. Por último, aferiu-se que os Oficiais têm um maior reconhecimento das suas limitações humanas comparativamente aos Sargentos, na medida em que têm uma maior consciência dos fatores que podem afetar a sua performance. A principal contribuição desta dissertação foi a adaptação/criação de um questionário de atitudes para a sua possível inclusão nos estágios de CRM na Força Aérea.This research aims to evaluate the effectiveness of the Portuguese Air Force CRM model, through the analysis of the attitudes of the aircrew, using a measuring instrument adapted to the aeronautical military context. The sample of this study consists of 107 flight crew, comprising pilots and other crew members, trainee students and UAV operators, which corresponds to 22% of the target population (N=483). A quantitative method for data acquisition and analysis was used through the application of a survey in the form of a questionnaire. The measuring instrument used is based on the Army Aviation Crewmember Questionnaire (AACQ), developed by Simon and Grubb (1995), later adapted to the context of the Portuguese Air Force. The Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) was the statistical program used for the processing and analysis of the collected data. It is believed that not only is the CRM model suitable to the reality of the Portuguese Air Force, but it also has a positive influence on the attitudes of the aircrew, thus reinforcing its importance in flight safety. Therefore, the Portuguese Air Force should ensure that all its crew members attend this training within a defined period of time in order to maintain crew members updated. It was also concluded that there were no significant differences between the flight crews of the different types of aircraft, leading to the belief that there is an increasing awareness of these issues in the aeronautical world. It was also found that older pilots encourage a more open atmosphere in the cockpit. They also attach more importance to the communication of their psychological and physical state than younger pilots. Finally, it was noted that Officers, in relation to Sergeants, have a greater perception of their limitations as they become aware of the impact of external factors on their performance. The main contribution of this dissertation was the adaptation/creation of a questionnaire of attitudes which can be included in the CRM training in the Portuguese Air Force.Academia da Força AéreaRepositório ComumViana, Euríalo2022-04-19T09:27:54Z2018-06-01T00:00:00Z2018-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/40236porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-20T15:05:59Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/40236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:50:17.249502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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