“Eu sei screvé bonito com caneta…divagarinho, divagarinho…”: estudo de caso sobre um projeto coletivo em alfabetização e literacia em português língua não materna, junto de migrantes adultos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/24371 |
Resumo: | A investigação apresenta um estudo de caso sobre um projeto de educação não formal de adultos, especificamente de alfabetização e literacia em português língua não materna. A investigação pretende refletir as respostas dadas por um grupo voluntário e coletivo do ponto de vista social e educativo junto da comunidade em que atua. Do ponto de vista teórico, o estudo apresenta a alfabetização e a(s) literacia(s) enquanto competências e práticas ligadas com o contexto social. Na pesquisa foram considerados três elementos de análise: os educandos, o grupo dos educadores e as aulas. As metodologias qualitativas adotadas foram entrevistas semidiretivas junto de cinco educandas e um educando, procurando entender os perfis sociolinguísticos e sociodemográficos, assim como as perceções sobre o projeto. Complementarmente, através da análise dos relatos das aulas, procurou-se entender quais aspetos que os educadores valorizam assim como o desenvolvimento das aulas ao longo do tempo. Os educandos apresentam uma grande variedade de línguas conhecidas e diferentes níveis de literacia, sendo que existem no grupo pessoas alfabetizadas e pessoas iliteratas. Conclui-se que o projeto do grupo voluntário proporciona possibilidades de contatos linguísticos em português e práticas de literacia contextualizadas nas vidas dos educandos. A sociabilidade representa um fator muito valorizado pelas educandas e a motivação em aprender é significativa. As disponibilidades do grupo de voluntários constitui a principal condicionante para o desenvolvimento necessário de um processo de alfabetização e literacia numa língua não materna, ainda que se observe que as atuais práticas de ensino proporcionam aprendizagens reconhecidas pelos educandos. |
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“Eu sei screvé bonito com caneta…divagarinho, divagarinho…”: estudo de caso sobre um projeto coletivo em alfabetização e literacia em português língua não materna, junto de migrantes adultosEducação de adultos -- Adult educationEducação não formal -- Non-formal educationLiteraciaAlfabetização -- LiteracyLíngua não maternaAlphabetizationNon-native languageA investigação apresenta um estudo de caso sobre um projeto de educação não formal de adultos, especificamente de alfabetização e literacia em português língua não materna. A investigação pretende refletir as respostas dadas por um grupo voluntário e coletivo do ponto de vista social e educativo junto da comunidade em que atua. Do ponto de vista teórico, o estudo apresenta a alfabetização e a(s) literacia(s) enquanto competências e práticas ligadas com o contexto social. Na pesquisa foram considerados três elementos de análise: os educandos, o grupo dos educadores e as aulas. As metodologias qualitativas adotadas foram entrevistas semidiretivas junto de cinco educandas e um educando, procurando entender os perfis sociolinguísticos e sociodemográficos, assim como as perceções sobre o projeto. Complementarmente, através da análise dos relatos das aulas, procurou-se entender quais aspetos que os educadores valorizam assim como o desenvolvimento das aulas ao longo do tempo. Os educandos apresentam uma grande variedade de línguas conhecidas e diferentes níveis de literacia, sendo que existem no grupo pessoas alfabetizadas e pessoas iliteratas. Conclui-se que o projeto do grupo voluntário proporciona possibilidades de contatos linguísticos em português e práticas de literacia contextualizadas nas vidas dos educandos. A sociabilidade representa um fator muito valorizado pelas educandas e a motivação em aprender é significativa. As disponibilidades do grupo de voluntários constitui a principal condicionante para o desenvolvimento necessário de um processo de alfabetização e literacia numa língua não materna, ainda que se observe que as atuais práticas de ensino proporcionam aprendizagens reconhecidas pelos educandos.This investigation presents a case study regarding a project of adult education in alphabetization and literacy in a non-native language. The investigation aims to reflect the responses of a volunteer collective group from a social and educational point of view. The theoretic frame analyses alphabetization and literacy as skills and practices connected with the social environment and its relevance in educational context. Within the research, it has been considered three elements: the students, the group of educators and the classes. The methodology adopted were semi-structured interviews with five women and one man, to understand their sociolinguistic and sociodemographic profiles as well as their perceptions about the project. In addition, through the analysis of class reports, it was sought to understand the development of the classes over the time and which aspects educators value. It was noticed that students speak a wide variety of languages and there are different levels of literacy skills. The results of the study show that the group provides opportunities for language contacts in Portuguese and literacy practices contextualized in students’ life. Sociability represents a highly valued factor, and it is seen that the learning motivation for reading and writing is significant. The availability and organization of the volunteer group do not present the best conditions for developing alphabetization and literacy in a non-native language, even though it is observed that the current teaching practices provide learning recognized by the students.2022-01-28T12:38:57Z2022-01-20T00:00:00Z2022-01-202021-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/24371TID:202898407porSignorello, Anna Linainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:15Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/24371Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:59.180081Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A investigação apresenta um estudo de caso sobre um projeto de educação não formal de adultos, especificamente de alfabetização e literacia em português língua não materna. A investigação pretende refletir as respostas dadas por um grupo voluntário e coletivo do ponto de vista social e educativo junto da comunidade em que atua. Do ponto de vista teórico, o estudo apresenta a alfabetização e a(s) literacia(s) enquanto competências e práticas ligadas com o contexto social. Na pesquisa foram considerados três elementos de análise: os educandos, o grupo dos educadores e as aulas. As metodologias qualitativas adotadas foram entrevistas semidiretivas junto de cinco educandas e um educando, procurando entender os perfis sociolinguísticos e sociodemográficos, assim como as perceções sobre o projeto. Complementarmente, através da análise dos relatos das aulas, procurou-se entender quais aspetos que os educadores valorizam assim como o desenvolvimento das aulas ao longo do tempo. Os educandos apresentam uma grande variedade de línguas conhecidas e diferentes níveis de literacia, sendo que existem no grupo pessoas alfabetizadas e pessoas iliteratas. Conclui-se que o projeto do grupo voluntário proporciona possibilidades de contatos linguísticos em português e práticas de literacia contextualizadas nas vidas dos educandos. A sociabilidade representa um fator muito valorizado pelas educandas e a motivação em aprender é significativa. As disponibilidades do grupo de voluntários constitui a principal condicionante para o desenvolvimento necessário de um processo de alfabetização e literacia numa língua não materna, ainda que se observe que as atuais práticas de ensino proporcionam aprendizagens reconhecidas pelos educandos. |
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