Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brandão, Susana Isabel Pereira de Azevedo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/15013
Resumo: O presente documento aborda o binómio arte/educação a partir do trabalho “Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)”. Desde sempre envolvida no fazer artístico, ao encontrar a docência, encontrei a minha vocação. No entanto, encontrei também a provocação: como preparar os mais novos para a contemporaneidade e ensinar para um aprender ativo e significativo? É comprovado que a prática das artes pode renovar procedimentos pedagógicos, mas a sua implementação ainda está longe de ser uma realidade frequente no sistema educativo, no qual ainda impera o excesso de especialização e a uniformização dos currículos. Esta investigação foca-se nos modos como a atividade artística, neste caso o teatro, pode aproximar matérias e materiais formatados, principalmente os utilizados nas escolas, das reais vivências e necessidades dos intervenientes dos processos de ensino/aprendizagem. Neste trabalho é abordado o Livro, enquanto matéria/tema, e enquanto material/objeto concreto. O documento divide-se em duas partes: na primeira, relativa ao enquadramento, apresento o percurso que me trouxe até ao mestrado em Artes Cénicas, as inquietações que motivaram a investigação e as experiências que a fundamentam; na segunda, relativa ao desenvolvimento, descrevo a ideia e objetivos do projeto, nomeio as referências retiradas do estado da arte que lhe serviram de inspiração, e relato como se processou todo o trabalho e quais os resultados do mesmo. Seja como testemunho de uma reflexão ou como modo de intervenção, este projeto faz parte de um outro muito maior que visa o grande objetivo pessoal e profissional de uma vida: contribuir para a formação integral do ser humano em prol da construção de um mundo o mais justo e pacifico possível.
id RCAP_da0edcee79d64adc1a45d2eeab16dc92
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/15013
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)Educação artísticaEscolaArteTeatroLivroCriatividadeIndividualidadeArtistic educationSchoolArtTheatreBookCreativityIndividualityO presente documento aborda o binómio arte/educação a partir do trabalho “Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)”. Desde sempre envolvida no fazer artístico, ao encontrar a docência, encontrei a minha vocação. No entanto, encontrei também a provocação: como preparar os mais novos para a contemporaneidade e ensinar para um aprender ativo e significativo? É comprovado que a prática das artes pode renovar procedimentos pedagógicos, mas a sua implementação ainda está longe de ser uma realidade frequente no sistema educativo, no qual ainda impera o excesso de especialização e a uniformização dos currículos. Esta investigação foca-se nos modos como a atividade artística, neste caso o teatro, pode aproximar matérias e materiais formatados, principalmente os utilizados nas escolas, das reais vivências e necessidades dos intervenientes dos processos de ensino/aprendizagem. Neste trabalho é abordado o Livro, enquanto matéria/tema, e enquanto material/objeto concreto. O documento divide-se em duas partes: na primeira, relativa ao enquadramento, apresento o percurso que me trouxe até ao mestrado em Artes Cénicas, as inquietações que motivaram a investigação e as experiências que a fundamentam; na segunda, relativa ao desenvolvimento, descrevo a ideia e objetivos do projeto, nomeio as referências retiradas do estado da arte que lhe serviram de inspiração, e relato como se processou todo o trabalho e quais os resultados do mesmo. Seja como testemunho de uma reflexão ou como modo de intervenção, este projeto faz parte de um outro muito maior que visa o grande objetivo pessoal e profissional de uma vida: contribuir para a formação integral do ser humano em prol da construção de um mundo o mais justo e pacifico possível.This document addresses the binomial art/education from the work “Book. Action! A theater project to encourage reading (and not only)”. Always involved in the arts practice, when I found teaching, I found my vocation. However, I also found the provocation: How to prepare the youngster for contemporaneity and the teaching for active and meaningful learning? It is proven that arts practice can renew pedagogical procedures, but their implementation is still far from being a frequent reality in the education system, where there is still over-specialization and uniformity of curricula. This research focuses on the ways in which artistic activity, in this case theater, can bring together formatted matter and materials, especially those used in schools, and the real experiences and needs of those involved in the teaching/learning processes. In this work the Book is approached, as a matter/theme, and as a material/concrete object. The document is divided into two parts: in the first, concerning the framework, I present the path that led me to the master’s degree in Performing Arts, the concerns that motivated the research and the experiences that underlie it; In the second, concerning development, I describe the idea and objectives of the project, name the references taken from the state of the art that inspired it, and report how all the work was processed and the outcomes. Whether as a testimony for reflection or as a mode of intervention, this project is part of a much larger one that aims the great personal and professional goal from a life time: to contribute to the integral formation of the human being for the construction of a world as fair and peaceful as possible.Vicente, Maria Inês Areal Rothes MarquesMota, Álvaro Samuel Guimarães daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoBrandão, Susana Isabel Pereira de Azevedo2019-12-03T19:12:23Z2019-11-082019-11-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15013TID:202314960porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:10:51Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15013Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:14.097181Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)
title Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)
spellingShingle Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)
Brandão, Susana Isabel Pereira de Azevedo
Educação artística
Escola
Arte
Teatro
Livro
Criatividade
Individualidade
Artistic education
School
Art
Theatre
Book
Creativity
Individuality
title_short Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)
title_full Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)
title_fullStr Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)
title_full_unstemmed Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)
title_sort Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)
author Brandão, Susana Isabel Pereira de Azevedo
author_facet Brandão, Susana Isabel Pereira de Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, Maria Inês Areal Rothes Marques
Mota, Álvaro Samuel Guimarães da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Brandão, Susana Isabel Pereira de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação artística
Escola
Arte
Teatro
Livro
Criatividade
Individualidade
Artistic education
School
Art
Theatre
Book
Creativity
Individuality
topic Educação artística
Escola
Arte
Teatro
Livro
Criatividade
Individualidade
Artistic education
School
Art
Theatre
Book
Creativity
Individuality
description O presente documento aborda o binómio arte/educação a partir do trabalho “Livro. Ação! Um projeto de teatro para incentivo à leitura (e não só)”. Desde sempre envolvida no fazer artístico, ao encontrar a docência, encontrei a minha vocação. No entanto, encontrei também a provocação: como preparar os mais novos para a contemporaneidade e ensinar para um aprender ativo e significativo? É comprovado que a prática das artes pode renovar procedimentos pedagógicos, mas a sua implementação ainda está longe de ser uma realidade frequente no sistema educativo, no qual ainda impera o excesso de especialização e a uniformização dos currículos. Esta investigação foca-se nos modos como a atividade artística, neste caso o teatro, pode aproximar matérias e materiais formatados, principalmente os utilizados nas escolas, das reais vivências e necessidades dos intervenientes dos processos de ensino/aprendizagem. Neste trabalho é abordado o Livro, enquanto matéria/tema, e enquanto material/objeto concreto. O documento divide-se em duas partes: na primeira, relativa ao enquadramento, apresento o percurso que me trouxe até ao mestrado em Artes Cénicas, as inquietações que motivaram a investigação e as experiências que a fundamentam; na segunda, relativa ao desenvolvimento, descrevo a ideia e objetivos do projeto, nomeio as referências retiradas do estado da arte que lhe serviram de inspiração, e relato como se processou todo o trabalho e quais os resultados do mesmo. Seja como testemunho de uma reflexão ou como modo de intervenção, este projeto faz parte de um outro muito maior que visa o grande objetivo pessoal e profissional de uma vida: contribuir para a formação integral do ser humano em prol da construção de um mundo o mais justo e pacifico possível.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03T19:12:23Z
2019-11-08
2019-11-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/15013
TID:202314960
url http://hdl.handle.net/10400.22/15013
identifier_str_mv TID:202314960
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131471835824128