A integração das tecnologias de informação e comunicação no contexto de trabalho de projeto: relatos de estágio no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6857 |
Resumo: | O presente Relatório Final de Estágio intitulado “A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto de trabalho de projeto: Relatos de Estágio no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico” centra-se no relato da minha prática de ensino supervisionada, no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, que decorreu no 4º, 5º e 6º anos de escolaridade, no âmbito do Curso de Mestrado Em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Este trabalho dá um enfoque especial à questão da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem, mais concretamente na forma como elas foram utilizadas no contexto do Estágio que realizei. Para além disso, foi também dada relevância ao trabalho de projeto, desenvolvido no âmbito da Área de Projeto e onde as TIC tiveram um papel central. Esta escolha deve-se principalmente à experiência vivida no estágio do 1º Ciclo do Ensino Básico, pois as TIC eram muito utilizadas no decorrer das aulas, particularmente o quadro interativo multimédia. No estágio realizado no 2º Ciclo do Ensino Básico, devido à experiência positiva na utilização das TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico, decidi também utilizar as TIC como suporte ao processo de ensino e de aprendizagem, e rapidamente verifiquei que estas eram uma fonte de motivação para os alunos. Daí ter surgido a necessidade de aprofundar os meus conhecimentos acerca do assunto. Devido, ainda, à minha prática no 1º Ciclo do Ensino Básico constatei que na área curricular não disciplinar Área de Projeto, e pela metodologia utilizada, Metodologia de Trabalho de Projeto, os alunos tinham oportunidade de aprender os conteúdos das diferentes áreas disciplinares através de um trabalho mais autónomo e participado por eles, pois partia-se das suas curiosidades, dúvidas e interesses. Depois de um trabalho de pesquisa e seleção de informação em diferentes fontes, nomeadamente a Internet, organizavam a informação em grupos, partilhando depois o que tinham aprendido com os restantes colegas. Ou seja, verifiquei que era uma área com muitas potencialidades ao nível do envolvimento do aluno no processo de ensino e de aprendizagem, e foi por essa razão que decidi também aprofundar os meus saberes sobre o Trabalho de Projeto e as suas metodologias. |
id |
RCAP_da22fa2d75ca97ebd5b2fa19773cc09e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6857 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração das tecnologias de informação e comunicação no contexto de trabalho de projeto: relatos de estágio no 1º e 2º ciclos do Ensino BásicoTecnologias da informação e comunicaçãoMetodologiaTrabalho de projetoEnsino básico 1º cicloEnsino básico 2º cicloO presente Relatório Final de Estágio intitulado “A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto de trabalho de projeto: Relatos de Estágio no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico” centra-se no relato da minha prática de ensino supervisionada, no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, que decorreu no 4º, 5º e 6º anos de escolaridade, no âmbito do Curso de Mestrado Em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Este trabalho dá um enfoque especial à questão da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem, mais concretamente na forma como elas foram utilizadas no contexto do Estágio que realizei. Para além disso, foi também dada relevância ao trabalho de projeto, desenvolvido no âmbito da Área de Projeto e onde as TIC tiveram um papel central. Esta escolha deve-se principalmente à experiência vivida no estágio do 1º Ciclo do Ensino Básico, pois as TIC eram muito utilizadas no decorrer das aulas, particularmente o quadro interativo multimédia. No estágio realizado no 2º Ciclo do Ensino Básico, devido à experiência positiva na utilização das TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico, decidi também utilizar as TIC como suporte ao processo de ensino e de aprendizagem, e rapidamente verifiquei que estas eram uma fonte de motivação para os alunos. Daí ter surgido a necessidade de aprofundar os meus conhecimentos acerca do assunto. Devido, ainda, à minha prática no 1º Ciclo do Ensino Básico constatei que na área curricular não disciplinar Área de Projeto, e pela metodologia utilizada, Metodologia de Trabalho de Projeto, os alunos tinham oportunidade de aprender os conteúdos das diferentes áreas disciplinares através de um trabalho mais autónomo e participado por eles, pois partia-se das suas curiosidades, dúvidas e interesses. Depois de um trabalho de pesquisa e seleção de informação em diferentes fontes, nomeadamente a Internet, organizavam a informação em grupos, partilhando depois o que tinham aprendido com os restantes colegas. Ou seja, verifiquei que era uma área com muitas potencialidades ao nível do envolvimento do aluno no processo de ensino e de aprendizagem, e foi por essa razão que decidi também aprofundar os meus saberes sobre o Trabalho de Projeto e as suas metodologias.The Integration of Information Technology and Communication in the context of Project Work: internship reports on the 1st and 2nd cycles of basic education This Final Report Stage titled "Integration of Information Technology and Communication in the context of project work: Reports Internship in the 1st and 2nd cycles of basic education" focuses on the story of my teaching practice supervised, on the 1st and 2nd cycles of basic education, which took place on the 4th, 5th and 6th years of schooling under the Master Course in Teaching 1st and 2nd cycles of basic education. This work gives a special focus to the issue of integration of Information and Communication Technologies (ICT) in teaching and learning, specifically in how they were used in the context of Stage I conducted. Furthermore, it was also given importance to the work of the project, developed within the Project Area and where ICT has had a central role. This choice is mainly due to the experience on the stage of the 1st cycle of basic education, because ICT was widely used during classes, particularly multimedia interactive whiteboard. In research at the 2nd cycle of basic education due to the positive experience in the use of ICT in the 1st cycle of basic education, I also decided to use ICT to support teaching and learning process, and quickly found that they were a source of motivation for students. Hence has arisen the need to deepen my knowledge on the subject. Also, due to my practice in the 1st cycle of basic education found that the non-disciplinary curricular area Project Area, and the methodology used, Methodology Project Work, students had the opportunity to learn the contents of the different subject areas through a more autonomous and participatory work for them, because they broke-its curiosities, questions and interests. After a research and selection of information from different sources, including the Internet, the information organized in groups, socializing after what they had learned with other colleagues. Ie, checked that it was an area with lots of potential to the student involvement in the teaching and learning process level, and it was for this reason that I also decided to deepen my knowledge on Project Work and its methodologies.2016-11-17T16:27:58Z2016-11-17T00:00:00Z2016-11-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6857porBarros, Sofia Maria Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:28Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6857Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:23.810572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração das tecnologias de informação e comunicação no contexto de trabalho de projeto: relatos de estágio no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
title |
A integração das tecnologias de informação e comunicação no contexto de trabalho de projeto: relatos de estágio no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
spellingShingle |
A integração das tecnologias de informação e comunicação no contexto de trabalho de projeto: relatos de estágio no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico Barros, Sofia Maria Silva Tecnologias da informação e comunicação Metodologia Trabalho de projeto Ensino básico 1º ciclo Ensino básico 2º ciclo |
title_short |
A integração das tecnologias de informação e comunicação no contexto de trabalho de projeto: relatos de estágio no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
title_full |
A integração das tecnologias de informação e comunicação no contexto de trabalho de projeto: relatos de estágio no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
title_fullStr |
A integração das tecnologias de informação e comunicação no contexto de trabalho de projeto: relatos de estágio no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
A integração das tecnologias de informação e comunicação no contexto de trabalho de projeto: relatos de estágio no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
title_sort |
A integração das tecnologias de informação e comunicação no contexto de trabalho de projeto: relatos de estágio no 1º e 2º ciclos do Ensino Básico |
author |
Barros, Sofia Maria Silva |
author_facet |
Barros, Sofia Maria Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Sofia Maria Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e comunicação Metodologia Trabalho de projeto Ensino básico 1º ciclo Ensino básico 2º ciclo |
topic |
Tecnologias da informação e comunicação Metodologia Trabalho de projeto Ensino básico 1º ciclo Ensino básico 2º ciclo |
description |
O presente Relatório Final de Estágio intitulado “A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto de trabalho de projeto: Relatos de Estágio no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico” centra-se no relato da minha prática de ensino supervisionada, no 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, que decorreu no 4º, 5º e 6º anos de escolaridade, no âmbito do Curso de Mestrado Em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico. Este trabalho dá um enfoque especial à questão da integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e de aprendizagem, mais concretamente na forma como elas foram utilizadas no contexto do Estágio que realizei. Para além disso, foi também dada relevância ao trabalho de projeto, desenvolvido no âmbito da Área de Projeto e onde as TIC tiveram um papel central. Esta escolha deve-se principalmente à experiência vivida no estágio do 1º Ciclo do Ensino Básico, pois as TIC eram muito utilizadas no decorrer das aulas, particularmente o quadro interativo multimédia. No estágio realizado no 2º Ciclo do Ensino Básico, devido à experiência positiva na utilização das TIC no 1º Ciclo do Ensino Básico, decidi também utilizar as TIC como suporte ao processo de ensino e de aprendizagem, e rapidamente verifiquei que estas eram uma fonte de motivação para os alunos. Daí ter surgido a necessidade de aprofundar os meus conhecimentos acerca do assunto. Devido, ainda, à minha prática no 1º Ciclo do Ensino Básico constatei que na área curricular não disciplinar Área de Projeto, e pela metodologia utilizada, Metodologia de Trabalho de Projeto, os alunos tinham oportunidade de aprender os conteúdos das diferentes áreas disciplinares através de um trabalho mais autónomo e participado por eles, pois partia-se das suas curiosidades, dúvidas e interesses. Depois de um trabalho de pesquisa e seleção de informação em diferentes fontes, nomeadamente a Internet, organizavam a informação em grupos, partilhando depois o que tinham aprendido com os restantes colegas. Ou seja, verifiquei que era uma área com muitas potencialidades ao nível do envolvimento do aluno no processo de ensino e de aprendizagem, e foi por essa razão que decidi também aprofundar os meus saberes sobre o Trabalho de Projeto e as suas metodologias. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-11-17T16:27:58Z 2016-11-17T00:00:00Z 2016-11-17 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6857 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6857 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137152374669312 |