Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/49385
Resumo: Problematiza-se a conceção do ensino básico universal, obrigatório e gratuito, que deve ser assegurado pelo Estado. A relação significativa entre o sentido universal associado ao ensino básico é uma conquista recente das sociedades modernas e tem raízes no pensamento dos enciclopedistas e dos iluministas. Questiona-se também a educação básica, enquanto conceito estendido no qual permanece a abrangência de conteúdos no currículo e, consequentemente, numa aprendizagem que seja mobilizadora de percursos divergentes e profícuos, como base de uma garantia do despertar das competências diferenciadas dos aprendentes que constroem o seu caminho educativo. Conclui-se com uma reflexão sobre as finalidades, os saberes básicos e as competências que devem preencher a educação básica, que se deve assumir nas sociedades modernas.
id RCAP_da26fb4f43b20f839dd22df1a808e34b
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49385
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXIKey ideas on Basic Education in 21st century societyEnsino básicoEducação básicaFinalidades da educaçãoSaberes básicosCompetênciasElementary educationBasic educationEducational purposesBasic knowledgeCompetencesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoProblematiza-se a conceção do ensino básico universal, obrigatório e gratuito, que deve ser assegurado pelo Estado. A relação significativa entre o sentido universal associado ao ensino básico é uma conquista recente das sociedades modernas e tem raízes no pensamento dos enciclopedistas e dos iluministas. Questiona-se também a educação básica, enquanto conceito estendido no qual permanece a abrangência de conteúdos no currículo e, consequentemente, numa aprendizagem que seja mobilizadora de percursos divergentes e profícuos, como base de uma garantia do despertar das competências diferenciadas dos aprendentes que constroem o seu caminho educativo. Conclui-se com uma reflexão sobre as finalidades, os saberes básicos e as competências que devem preencher a educação básica, que se deve assumir nas sociedades modernas.We begin by problematizing the conception of universal basic education, compulsory and gratuitous, which must be ensured by the State. The significant relationship between the sense of universal associated with the concept of basic education is a recent achievement of modern societies and has roots in the thinking of the encyclopaedists and the illuminists. Basic education is also questioned as an extended concept in which the contents diversity remain in the curriculum and, consequently, in a learning that is mobilizing divergent and profitable paths, as a basis for ensuring the development of the differentiated competences of learners who construct their educational path. We conclude with a reflection on the education purposes, the basic knowledge and competences that basic education must fulfil, which must be ensured in modern societies.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoSilva, Carlos Manuel Ribeiro da2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49385porSilva, C. (2017). Ideias-chave sobre a Educação Básica na Sociedade do Século XXI. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (eISSN: 2386-7418), Vol. Extr., No. 06, 216-222. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.25132386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2513https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:26:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:26:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI
Key ideas on Basic Education in 21st century society
title Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI
spellingShingle Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
Ensino básico
Educação básica
Finalidades da educação
Saberes básicos
Competências
Elementary education
Basic education
Educational purposes
Basic knowledge
Competences
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI
title_full Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI
title_fullStr Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI
title_full_unstemmed Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI
title_sort Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI
author Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
author_facet Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carlos Manuel Ribeiro da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico
Educação básica
Finalidades da educação
Saberes básicos
Competências
Elementary education
Basic education
Educational purposes
Basic knowledge
Competences
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Ensino básico
Educação básica
Finalidades da educação
Saberes básicos
Competências
Elementary education
Basic education
Educational purposes
Basic knowledge
Competences
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Problematiza-se a conceção do ensino básico universal, obrigatório e gratuito, que deve ser assegurado pelo Estado. A relação significativa entre o sentido universal associado ao ensino básico é uma conquista recente das sociedades modernas e tem raízes no pensamento dos enciclopedistas e dos iluministas. Questiona-se também a educação básica, enquanto conceito estendido no qual permanece a abrangência de conteúdos no currículo e, consequentemente, numa aprendizagem que seja mobilizadora de percursos divergentes e profícuos, como base de uma garantia do despertar das competências diferenciadas dos aprendentes que constroem o seu caminho educativo. Conclui-se com uma reflexão sobre as finalidades, os saberes básicos e as competências que devem preencher a educação básica, que se deve assumir nas sociedades modernas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/49385
url http://hdl.handle.net/1822/49385
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, C. (2017). Ideias-chave sobre a Educação Básica na Sociedade do Século XXI. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (eISSN: 2386-7418), Vol. Extr., No. 06, 216-222. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2513
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.06.2513
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817544619311759360