Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/49385 |
Resumo: | Problematiza-se a conceção do ensino básico universal, obrigatório e gratuito, que deve ser assegurado pelo Estado. A relação significativa entre o sentido universal associado ao ensino básico é uma conquista recente das sociedades modernas e tem raízes no pensamento dos enciclopedistas e dos iluministas. Questiona-se também a educação básica, enquanto conceito estendido no qual permanece a abrangência de conteúdos no currículo e, consequentemente, numa aprendizagem que seja mobilizadora de percursos divergentes e profícuos, como base de uma garantia do despertar das competências diferenciadas dos aprendentes que constroem o seu caminho educativo. Conclui-se com uma reflexão sobre as finalidades, os saberes básicos e as competências que devem preencher a educação básica, que se deve assumir nas sociedades modernas. |
id |
RCAP_da26fb4f43b20f839dd22df1a808e34b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49385 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXIKey ideas on Basic Education in 21st century societyEnsino básicoEducação básicaFinalidades da educaçãoSaberes básicosCompetênciasElementary educationBasic educationEducational purposesBasic knowledgeCompetencesCiências Sociais::Ciências da EducaçãoProblematiza-se a conceção do ensino básico universal, obrigatório e gratuito, que deve ser assegurado pelo Estado. A relação significativa entre o sentido universal associado ao ensino básico é uma conquista recente das sociedades modernas e tem raízes no pensamento dos enciclopedistas e dos iluministas. Questiona-se também a educação básica, enquanto conceito estendido no qual permanece a abrangência de conteúdos no currículo e, consequentemente, numa aprendizagem que seja mobilizadora de percursos divergentes e profícuos, como base de uma garantia do despertar das competências diferenciadas dos aprendentes que constroem o seu caminho educativo. Conclui-se com uma reflexão sobre as finalidades, os saberes básicos e as competências que devem preencher a educação básica, que se deve assumir nas sociedades modernas.We begin by problematizing the conception of universal basic education, compulsory and gratuitous, which must be ensured by the State. The significant relationship between the sense of universal associated with the concept of basic education is a recent achievement of modern societies and has roots in the thinking of the encyclopaedists and the illuminists. Basic education is also questioned as an extended concept in which the contents diversity remain in the curriculum and, consequently, in a learning that is mobilizing divergent and profitable paths, as a basis for ensuring the development of the differentiated competences of learners who construct their educational path. We conclude with a reflection on the education purposes, the basic knowledge and competences that basic education must fulfil, which must be ensured in modern societies.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoSilva, Carlos Manuel Ribeiro da2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/49385porSilva, C. (2017). Ideias-chave sobre a Educação Básica na Sociedade do Século XXI. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (eISSN: 2386-7418), Vol. Extr., No. 06, 216-222. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.25132386-741810.17979/reipe.2017.0.06.2513https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T05:26:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/49385Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T05:26:04Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI Key ideas on Basic Education in 21st century society |
title |
Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI |
spellingShingle |
Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI Silva, Carlos Manuel Ribeiro da Ensino básico Educação básica Finalidades da educação Saberes básicos Competências Elementary education Basic education Educational purposes Basic knowledge Competences Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI |
title_full |
Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI |
title_fullStr |
Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI |
title_full_unstemmed |
Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI |
title_sort |
Ideias-chave sobre a Educação Básica na sociedade do século XXI |
author |
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
author_facet |
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico Educação básica Finalidades da educação Saberes básicos Competências Elementary education Basic education Educational purposes Basic knowledge Competences Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino básico Educação básica Finalidades da educação Saberes básicos Competências Elementary education Basic education Educational purposes Basic knowledge Competences Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Problematiza-se a conceção do ensino básico universal, obrigatório e gratuito, que deve ser assegurado pelo Estado. A relação significativa entre o sentido universal associado ao ensino básico é uma conquista recente das sociedades modernas e tem raízes no pensamento dos enciclopedistas e dos iluministas. Questiona-se também a educação básica, enquanto conceito estendido no qual permanece a abrangência de conteúdos no currículo e, consequentemente, numa aprendizagem que seja mobilizadora de percursos divergentes e profícuos, como base de uma garantia do despertar das competências diferenciadas dos aprendentes que constroem o seu caminho educativo. Conclui-se com uma reflexão sobre as finalidades, os saberes básicos e as competências que devem preencher a educação básica, que se deve assumir nas sociedades modernas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12 2017-12-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/49385 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/49385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, C. (2017). Ideias-chave sobre a Educação Básica na Sociedade do Século XXI. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (eISSN: 2386-7418), Vol. Extr., No. 06, 216-222. DOI: https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06.2513 2386-7418 10.17979/reipe.2017.0.06.2513 https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.06 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817544619311759360 |