Análise geográfica de uma rede de Agências Bancárias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/22870 |
Resumo: | Trabalho de projecto de mestrado, Gestão de Informação (Gestão e Análise de Dados), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2015 |
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Análise geográfica de uma rede de Agências BancáriasAnálise de Rede de AgênciasSistemas de Informação GeográficaModelo de HuffGeomarketingTrabalhos de projecto de mestrado - 2015Departamento de InformáticaTrabalho de projecto de mestrado, Gestão de Informação (Gestão e Análise de Dados), Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2015A análise de uma rede comercial é um fator de grande importância para um negócio, em parti-cular no mercado bancário onde os investimentos são avultados. Neste contexto, a escolha da localização de uma nova agência, ou o encerramento de uma existente, passam por um pro-cesso decisório complexo que considera fatores internos e externos, sendo fundamental acau-telar o sucesso futuro. Portanto é cada vez mais necessário fazer avaliações regulares e estru-turadas ao desenho da rede, sendo que neste trabalho é considerada a rede de agências da Caixa Geral de Depósitos (CGD). Neste relatório descreve-se uma metodologia suportada num sistema de informação geográ-fica (SIG) e num modelo gravitacional que possibilita a análise da rede de agências da CGD, tendo por objetivo classificar as agências em função da sua localização e outras caraterísticas. Começou-se pelo conhecimento dos dados relativos às agências e à sua localização, que con-sistiu na realização de transformações, para poderem ser representados em mapas. Nomea-damente foi feita conversão de moradas em coordenadas geográficas com recurso a um servi-ço da Google e foram consultadas várias fontes com dados sobre os municípios e distritos. De seguida, desenvolveu-se um programa em Javascript para obter matrizes de distâncias e tempos de percursos realistas entre clientes e agências, que têm em conta dois modos de des-locação, a pé e de carro. Para este efeito foi usado o serviço Distance Matrix da biblioteca Google Maps. Com base na matriz de distâncias foram desenvolvidos três programas em R para calcular per-centagens do modelo gravitacional de Huff: um primeiro que só considera as agências da CGD, um segundo que inclui as agências da concorrência e um terceiro que procura a percentagem de Huff máxima no caso de existirem vários pontos de origem de clientes. Por último, a informação obtida do modelo de Huff foi visualizada em mapas usando um SIG, permitindo a avaliação da estrutura e características da rede de agências da CGD. Através do trabalho realizado, é também contemplada a capacidade de analisar cenários resul-tantes da conjugação e/ou manipulação de fatores internos e externos simulados ou com valo-res previstos para o futuro, que podem provocar possíveis alterações na rede de agências, indo ao encontro de um leque mais alargado de necessidades de um decisor.The analysis of a comercial network is an extremely important factor to a business, in particu-lar when it comes to the bank market where the investments are usually big. In this context, chosing the location of a new agency or closing an already existing one is something that goes through a complex deciding process that takes into account both internal and external factors, thus being of particular importance to take care of the future success. It is more and more necessary to undergoe regular and structured evaluations regarding the scheme of the net-work; in this paper we're looking into the Caixa Geral de Depósitos (CGD) agency network. In this report is described a methodology supported by a geographical information system (GIS) and a gravitational model that makes the CGD agency network analysis possible, so which ultimate goal is to classify the agencies according to their locations and other characteristics. The project started with a data agencies knowledge and their location, consisting on transfor-mations so it could appear on maps. A conversion of addresses into geographical coordinates was made by using a Google service. Also most of the information about the different counties and districts was consulted from different sources. Based on the distance matrix three 'R' programs were developed to calculate percentages off of the Huff gravitational model: the first one, which only takes into account the CGD agencies; the second one, including all the other competing agencies; and the third one, that looks for the maximum Huff percentage, in case there are several points of clients source. At last, the information obtained from Huff model was displayed on maps using a GIS, allowing the evaluation of structure and characteristics of CGD's agencies network. Through the work, it is also considered the ability to analyze scenarios resulting from the com-bination and/or manipulation of a pretending internal and external factors or predicted values for the future, that could cause possible changes in the agencies network, going to meet a wider range of needs of a decision maker.Ferreira, António Manuel Silva, 1974-Repositório da Universidade de LisboaFerreira, Inês Maria Gomes2016-03-08T11:21:00Z201520152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/22870TID:201328992porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:10:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/22870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:24.317621Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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