ONET – Observatório Nacional da Educação em Turismo. A importância da tecnologia na educação em turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Cesar Manuel Fernandes da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/2603
Resumo: Esta tese pretende fazer um estudo sobre a influência que a evolução tecnológica tem, de forma direta e indireta, sobre a educação em turismo. Os fatores indiretos (fornecedores turísticos, agências…) acabam por ter o maior peso devido às constantes evoluções que sofrem para poderem dar um serviço cada vez melhor aos seus clientes. A ideia surgiu da necessidade de elaboração de um modelo para a reformulação do portal do Observatório Nacional de Educação em Turismo (ONET), cujo planeamento e parte da implementação decorreu numa parte mais prática da tese. Os pontos principais da reformulação do portal passaram pela modificação do seu design, elaboração de um repositório de objetos de aprendizagem e de uma rede social. A propósito do repositório, decidiu-se elaborar também um objeto de aprendizagem sobre o tema “A História do Turismo no Mundo”. Toda esta evolução tecnológica, que se tem verificado nos últimos anos, veio agilizar muitos procedimentos, sendo necessários profissionais qualificados. É aqui que entra o papel das escolas. Têm de se adaptar em termos de utilização das mais recentes tecnologias, nomeadamente software. Algumas empresas produtoras de software desenvolvem também simuladores que são utilizados nas escolas para um ensino semelhante ao que será a futura vida profissional.
id RCAP_da40a9689428960347e8d77b5a9ec6ab
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/2603
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling ONET – Observatório Nacional da Educação em Turismo. A importância da tecnologia na educação em turismoEducaçãoTurismoTecnologiaObservatórioObjetos de aprendizagemRedes sociaisEducationTourismTechnologyObservatoryLearning objectsSocial networksEsta tese pretende fazer um estudo sobre a influência que a evolução tecnológica tem, de forma direta e indireta, sobre a educação em turismo. Os fatores indiretos (fornecedores turísticos, agências…) acabam por ter o maior peso devido às constantes evoluções que sofrem para poderem dar um serviço cada vez melhor aos seus clientes. A ideia surgiu da necessidade de elaboração de um modelo para a reformulação do portal do Observatório Nacional de Educação em Turismo (ONET), cujo planeamento e parte da implementação decorreu numa parte mais prática da tese. Os pontos principais da reformulação do portal passaram pela modificação do seu design, elaboração de um repositório de objetos de aprendizagem e de uma rede social. A propósito do repositório, decidiu-se elaborar também um objeto de aprendizagem sobre o tema “A História do Turismo no Mundo”. Toda esta evolução tecnológica, que se tem verificado nos últimos anos, veio agilizar muitos procedimentos, sendo necessários profissionais qualificados. É aqui que entra o papel das escolas. Têm de se adaptar em termos de utilização das mais recentes tecnologias, nomeadamente software. Algumas empresas produtoras de software desenvolvem também simuladores que são utilizados nas escolas para um ensino semelhante ao que será a futura vida profissional.This thesis intends to make a study about the influence that technological evolution has, directly and indirectly, in tourism education. The indirect factors (suppliers, travel agencies...) have the most weight due to the constant evolutions that suffer in order to give an even better service to its customers. The idea came from the need to develop a model for the reformulation of the portal of the National Observatory of Tourism Education, whose planning and part of the implementation took place in a more practical part of the thesis. The main points of reformulation passed by changing the design of portal and creating a repository of learning objects and a social network. Talking about the repository, also decided to develop a learning object about the theme "The History of Tourism in the World." All this technological progress, which has in recent years, came to expedite many procedures, requiring skilled professionals. This is the role of schools. They have to adapt about using the latest technologies, including software. Some software producer companies are also developing simulators that are used in schools for a similar teaching to what will be the future professional life.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do PortoEscudeiro, PaulaEscudeiro, NunoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFaria, Cesar Manuel Fernandes da Silva2013-11-07T10:54:02Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/2603porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:42:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/2603Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:23:36.794302Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv ONET – Observatório Nacional da Educação em Turismo. A importância da tecnologia na educação em turismo
title ONET – Observatório Nacional da Educação em Turismo. A importância da tecnologia na educação em turismo
spellingShingle ONET – Observatório Nacional da Educação em Turismo. A importância da tecnologia na educação em turismo
Faria, Cesar Manuel Fernandes da Silva
Educação
Turismo
Tecnologia
Observatório
Objetos de aprendizagem
Redes sociais
Education
Tourism
Technology
Observatory
Learning objects
Social networks
title_short ONET – Observatório Nacional da Educação em Turismo. A importância da tecnologia na educação em turismo
title_full ONET – Observatório Nacional da Educação em Turismo. A importância da tecnologia na educação em turismo
title_fullStr ONET – Observatório Nacional da Educação em Turismo. A importância da tecnologia na educação em turismo
title_full_unstemmed ONET – Observatório Nacional da Educação em Turismo. A importância da tecnologia na educação em turismo
title_sort ONET – Observatório Nacional da Educação em Turismo. A importância da tecnologia na educação em turismo
author Faria, Cesar Manuel Fernandes da Silva
author_facet Faria, Cesar Manuel Fernandes da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escudeiro, Paula
Escudeiro, Nuno
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Cesar Manuel Fernandes da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Turismo
Tecnologia
Observatório
Objetos de aprendizagem
Redes sociais
Education
Tourism
Technology
Observatory
Learning objects
Social networks
topic Educação
Turismo
Tecnologia
Observatório
Objetos de aprendizagem
Redes sociais
Education
Tourism
Technology
Observatory
Learning objects
Social networks
description Esta tese pretende fazer um estudo sobre a influência que a evolução tecnológica tem, de forma direta e indireta, sobre a educação em turismo. Os fatores indiretos (fornecedores turísticos, agências…) acabam por ter o maior peso devido às constantes evoluções que sofrem para poderem dar um serviço cada vez melhor aos seus clientes. A ideia surgiu da necessidade de elaboração de um modelo para a reformulação do portal do Observatório Nacional de Educação em Turismo (ONET), cujo planeamento e parte da implementação decorreu numa parte mais prática da tese. Os pontos principais da reformulação do portal passaram pela modificação do seu design, elaboração de um repositório de objetos de aprendizagem e de uma rede social. A propósito do repositório, decidiu-se elaborar também um objeto de aprendizagem sobre o tema “A História do Turismo no Mundo”. Toda esta evolução tecnológica, que se tem verificado nos últimos anos, veio agilizar muitos procedimentos, sendo necessários profissionais qualificados. É aqui que entra o papel das escolas. Têm de se adaptar em termos de utilização das mais recentes tecnologias, nomeadamente software. Algumas empresas produtoras de software desenvolvem também simuladores que são utilizados nas escolas para um ensino semelhante ao que será a futura vida profissional.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2013-11-07T10:54:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/2603
url http://hdl.handle.net/10400.22/2603
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Engenharia do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131331241705472