O Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Cristina Isabel Bernardo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96977
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_da41d3a98d6f7437adc799ac94fc987b
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96977
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua EstrangeiraeTwinning’s Contribution to the Teaching of English as a Foreign LanguageeTwinningInglês como língua estrangeiraaprendizagens ativastecnologias educativasambientes de aprendizagem inovadoreseTwinningEnglish as a foreign languageactive learningeducational technologiesinnovative learning environmentsRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasOs desafios que se apresentam à escola têm vindo a colocar elevada pressão sobre os contextos educativos, no sentido de estes acompanharem a evolução tecnológica e criarem enquadramentos capazes de aprendizagens ativas e integradas, tanto presencialmente como online. O presente estudo, sobre o Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira, vem demonstrar a relevância deste projeto no desenvolvimento de contextos de aprendizagem autênticos e significativos para os alunos de Inglês. A revisão da literatura sobre o tema e a apresentação das experiências de natureza pedagógico-didática demonstram como o eTwinning desenvolve metodologias de trabalho baseadas em projeto, que proporcionam aos aprendentes contextos de comunicação, cujo paradigma assenta na interculturalidade e na autenticidade, em linha com o desenvolvimento do perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória e das competências para o século XXI.O eTwinning é apresentado como contexto ativo de aprendizagem, invertendo a lógica unidirecional, com recurso às tecnologias digitais, essenciais ao processo de transição para ambientes de aprendizagem mais inovadores. Os eTwinners têm contribuído para uma alteração significativa das práticas de ensino nas escolas europeias, através de projetos assentes preferencialmente em temáticas culturais. Neste estudo, o eTwinning assume-se como agente significativo de mudança nas aulas de Inglês, não só numa vertente intercultural, mas sobretudo no desenvolvimento de competências linguísticas. Os projetos apresentados, desenvolvidos por mim e implementados com alunos de Inglês em escolas portuguesas, revelaram-se capazes de capacitar efetivamente os aprendentes, através da mobilização de recursos digitais em cenários de aprendizagem híbridos. A análise apresentada no capítulo final, sobre o grau de envolvimento de outros docentes em projetos europeus, demonstra ainda o impacto dos projetos no nível de proficiência e motivação dos discentes, com destaque para o potencial do eTwinning na criação de contextos autênticos que priorizam a aprendizagem da língua inglesa. O relatório inclui ainda um capítulo de reflexão crítica sobre o meu percurso profissional, ao longo do qual o eTwinning foi gradualmente ganhando relevo, como recurso para a construção de ambientes de aprendizagem diversificados na sala de Inglês.Educational contexts have been placed under high pressure by the challenges presented to schools, forcing them to pursue an on-going technological evolution and to create efficient frameworks of active and integrated learning, both in person and online.This study on the contribution of eTwinning to the teaching of English as a foreign language highlights the significance of the project in the development of authentic learning contexts, relevant to English learners. The literature review on the theme and the presentation of pedagogical experiences illustrate how eTwinning develops project-based methodologies, which provide communication contexts based on authenticity and interculturality. These initiatives prove to be aligned with the development of 21st century skills, and with the student profile expected by the end of compulsory education.eTwinning is presented as an active learning context that reverses the once unidimensional logic of teaching by using digital technologies that are essential to the transition into more innovative learning environments. European eTwinners have contributed to a significant change in teaching practices in schools, mainly through cultural projects. In this study, eTwinning is described as a significant agent of change in English lessons, not only in terms of the intercultural approach, but especially in the development of language skills. The projects on display proved effective for learners of English, by resorting to digital resources in hybrid learning scenarios in Portuguese schools.The study presented in the final chapter, on the degree of involvement of other teachers in European projects, demonstrates its impact on the level of students' proficiency and motivation, highlighting the potential of eTwinning when creating authentic contexts that prioritise the learning of English.This report also offers a chapter with a critical reflection on my professional career, including the gradual prominence of eTwinning as a resource for more effective learning environments in my English language classroom.2021-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96977http://hdl.handle.net/10316/96977TID:202843246porDomingues, Cristina Isabel Bernardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:42:07Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:07.658403Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
eTwinning’s Contribution to the Teaching of English as a Foreign Language
title O Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
spellingShingle O Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
Domingues, Cristina Isabel Bernardo
eTwinning
Inglês como língua estrangeira
aprendizagens ativas
tecnologias educativas
ambientes de aprendizagem inovadores
eTwinning
English as a foreign language
active learning
educational technologies
innovative learning environments
title_short O Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
title_full O Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
title_fullStr O Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
title_full_unstemmed O Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
title_sort O Contributo do eTwinning para o Ensino de Inglês como Língua Estrangeira
author Domingues, Cristina Isabel Bernardo
author_facet Domingues, Cristina Isabel Bernardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Cristina Isabel Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv eTwinning
Inglês como língua estrangeira
aprendizagens ativas
tecnologias educativas
ambientes de aprendizagem inovadores
eTwinning
English as a foreign language
active learning
educational technologies
innovative learning environments
topic eTwinning
Inglês como língua estrangeira
aprendizagens ativas
tecnologias educativas
ambientes de aprendizagem inovadores
eTwinning
English as a foreign language
active learning
educational technologies
innovative learning environments
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Inglês no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96977
http://hdl.handle.net/10316/96977
TID:202843246
url http://hdl.handle.net/10316/96977
identifier_str_mv TID:202843246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134048752238592