A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delicado, Ana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gago, Maria do Mar, Cortez, Alcina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10930
Resumo: Este artigo dá conta dos resultados de um inquérito a professores/as que acompanharam visitas escolares à exposição A Evolução de Darwin (Fundação Calouste Gulbenkian, 2009). São exploradas as motivações para a visita, a avaliação da aprendizagem por parte dos/as alunos/as, os efeitos proporcionados pelas visitas guiadas e pelos materiais de apoio. Os resultados obtidos revelam a importância da articulação dos conteúdos da exposição com o currículo escolar, o papel desempenhado pelas visitas guiadas no aprofundamento dos conhecimentos dos/as alunos/as e a relevância dos pacotes educativos enviados previamente para a preparação das visitas mas também para discussões pós-visita e outras atividades letivas.
id RCAP_da4eedf66cf43df55c4d8e57972f0303
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/10930
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análiseA visit to a science exhibition as seen by teachersExposições científicasMuseusVisitas escolaresEste artigo dá conta dos resultados de um inquérito a professores/as que acompanharam visitas escolares à exposição A Evolução de Darwin (Fundação Calouste Gulbenkian, 2009). São exploradas as motivações para a visita, a avaliação da aprendizagem por parte dos/as alunos/as, os efeitos proporcionados pelas visitas guiadas e pelos materiais de apoio. Os resultados obtidos revelam a importância da articulação dos conteúdos da exposição com o currículo escolar, o papel desempenhado pelas visitas guiadas no aprofundamento dos conhecimentos dos/as alunos/as e a relevância dos pacotes educativos enviados previamente para a preparação das visitas mas também para discussões pós-visita e outras atividades letivas.This article summarizes the results of a survey of school teachers that took their students to the exhibition «Darwin’s Evolution» (Calouste Gulbenkian Foundation, 2009). It analyses issues such as the motivations for holding a school visit, the assessment of learning outcomes by students, the impact of guided tours and support materials. These results show the importance of bring into line exhibition contents with school curricula, the role played by guided tours in deepening the knowledge already held by students and the relevance of sending educational packs beforehand to help in the preparation of visits, post-visit discussions and other educational activities.CIIE - Universidade do PortoRepositório da Universidade de LisboaDelicado, AnaGago, Maria do MarCortez, Alcina2014-04-16T12:03:46Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10930porDelicado, A., Gago, Maria do Mar, Cortez, Alcina (2013). A visita a uma exposição científica vista pelos / as professores / as: elementos para uma análise [A visit to a science exhibition as seen by teachers]. Educação, Sociedade & Culturas, 40, 187-207info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:46.268089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise
A visit to a science exhibition as seen by teachers
title A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise
spellingShingle A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise
Delicado, Ana
Exposições científicas
Museus
Visitas escolares
title_short A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise
title_full A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise
title_fullStr A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise
title_full_unstemmed A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise
title_sort A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise
author Delicado, Ana
author_facet Delicado, Ana
Gago, Maria do Mar
Cortez, Alcina
author_role author
author2 Gago, Maria do Mar
Cortez, Alcina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Delicado, Ana
Gago, Maria do Mar
Cortez, Alcina
dc.subject.por.fl_str_mv Exposições científicas
Museus
Visitas escolares
topic Exposições científicas
Museus
Visitas escolares
description Este artigo dá conta dos resultados de um inquérito a professores/as que acompanharam visitas escolares à exposição A Evolução de Darwin (Fundação Calouste Gulbenkian, 2009). São exploradas as motivações para a visita, a avaliação da aprendizagem por parte dos/as alunos/as, os efeitos proporcionados pelas visitas guiadas e pelos materiais de apoio. Os resultados obtidos revelam a importância da articulação dos conteúdos da exposição com o currículo escolar, o papel desempenhado pelas visitas guiadas no aprofundamento dos conhecimentos dos/as alunos/as e a relevância dos pacotes educativos enviados previamente para a preparação das visitas mas também para discussões pós-visita e outras atividades letivas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
2014-04-16T12:03:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/10930
url http://hdl.handle.net/10451/10930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Delicado, A., Gago, Maria do Mar, Cortez, Alcina (2013). A visita a uma exposição científica vista pelos / as professores / as: elementos para uma análise [A visit to a science exhibition as seen by teachers]. Educação, Sociedade & Culturas, 40, 187-207
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv CIIE - Universidade do Porto
publisher.none.fl_str_mv CIIE - Universidade do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134243634282496