A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/10930 |
Resumo: | Este artigo dá conta dos resultados de um inquérito a professores/as que acompanharam visitas escolares à exposição A Evolução de Darwin (Fundação Calouste Gulbenkian, 2009). São exploradas as motivações para a visita, a avaliação da aprendizagem por parte dos/as alunos/as, os efeitos proporcionados pelas visitas guiadas e pelos materiais de apoio. Os resultados obtidos revelam a importância da articulação dos conteúdos da exposição com o currículo escolar, o papel desempenhado pelas visitas guiadas no aprofundamento dos conhecimentos dos/as alunos/as e a relevância dos pacotes educativos enviados previamente para a preparação das visitas mas também para discussões pós-visita e outras atividades letivas. |
id |
RCAP_da4eedf66cf43df55c4d8e57972f0303 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/10930 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análiseA visit to a science exhibition as seen by teachersExposições científicasMuseusVisitas escolaresEste artigo dá conta dos resultados de um inquérito a professores/as que acompanharam visitas escolares à exposição A Evolução de Darwin (Fundação Calouste Gulbenkian, 2009). São exploradas as motivações para a visita, a avaliação da aprendizagem por parte dos/as alunos/as, os efeitos proporcionados pelas visitas guiadas e pelos materiais de apoio. Os resultados obtidos revelam a importância da articulação dos conteúdos da exposição com o currículo escolar, o papel desempenhado pelas visitas guiadas no aprofundamento dos conhecimentos dos/as alunos/as e a relevância dos pacotes educativos enviados previamente para a preparação das visitas mas também para discussões pós-visita e outras atividades letivas.This article summarizes the results of a survey of school teachers that took their students to the exhibition «Darwin’s Evolution» (Calouste Gulbenkian Foundation, 2009). It analyses issues such as the motivations for holding a school visit, the assessment of learning outcomes by students, the impact of guided tours and support materials. These results show the importance of bring into line exhibition contents with school curricula, the role played by guided tours in deepening the knowledge already held by students and the relevance of sending educational packs beforehand to help in the preparation of visits, post-visit discussions and other educational activities.CIIE - Universidade do PortoRepositório da Universidade de LisboaDelicado, AnaGago, Maria do MarCortez, Alcina2014-04-16T12:03:46Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10930porDelicado, A., Gago, Maria do Mar, Cortez, Alcina (2013). A visita a uma exposição científica vista pelos / as professores / as: elementos para uma análise [A visit to a science exhibition as seen by teachers]. Educação, Sociedade & Culturas, 40, 187-207info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:56:44Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10930Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:46.268089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise A visit to a science exhibition as seen by teachers |
title |
A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise |
spellingShingle |
A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise Delicado, Ana Exposições científicas Museus Visitas escolares |
title_short |
A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise |
title_full |
A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise |
title_fullStr |
A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise |
title_full_unstemmed |
A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise |
title_sort |
A visita a uma exposição científica vista pelos/as professores/as: elementos para uma análise |
author |
Delicado, Ana |
author_facet |
Delicado, Ana Gago, Maria do Mar Cortez, Alcina |
author_role |
author |
author2 |
Gago, Maria do Mar Cortez, Alcina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Delicado, Ana Gago, Maria do Mar Cortez, Alcina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exposições científicas Museus Visitas escolares |
topic |
Exposições científicas Museus Visitas escolares |
description |
Este artigo dá conta dos resultados de um inquérito a professores/as que acompanharam visitas escolares à exposição A Evolução de Darwin (Fundação Calouste Gulbenkian, 2009). São exploradas as motivações para a visita, a avaliação da aprendizagem por parte dos/as alunos/as, os efeitos proporcionados pelas visitas guiadas e pelos materiais de apoio. Os resultados obtidos revelam a importância da articulação dos conteúdos da exposição com o currículo escolar, o papel desempenhado pelas visitas guiadas no aprofundamento dos conhecimentos dos/as alunos/as e a relevância dos pacotes educativos enviados previamente para a preparação das visitas mas também para discussões pós-visita e outras atividades letivas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2013-01-01T00:00:00Z 2014-04-16T12:03:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/10930 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/10930 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Delicado, A., Gago, Maria do Mar, Cortez, Alcina (2013). A visita a uma exposição científica vista pelos / as professores / as: elementos para uma análise [A visit to a science exhibition as seen by teachers]. Educação, Sociedade & Culturas, 40, 187-207 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIIE - Universidade do Porto |
publisher.none.fl_str_mv |
CIIE - Universidade do Porto |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134243634282496 |