Hábitos e atitudes positivas na promoção do gosto pela leitura em Educação de Infância
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/10941 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar |
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Hábitos e atitudes positivas na promoção do gosto pela leitura em Educação de InfânciaPráticas de leitura em famíliaHábitos de leituraJardim de infânciaSupervised professional practiceReading habitsKindergartenDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular (UC) de Prática Profissional Supervisionada II (PPS) que decorreu num jardim de infância de cariz público situado no concelho de Sintra, com um grupo de crianças entre os 3 e os 6 anos de idade. Diz respeito a um trabalho escrito que expõe toda a minha prática durante o período de estágio, de forma a apresentar o trabalho que desenvolvi junto do grupo, inclusive a investigação que foi realizada no decorrer dos meses de intervenção. Num primeiro capítulo, o leitor deparar-se-á com a caracterização do contexto de prática, incluindo o meio onde está inserido, o grupo de crianças, a equipa educativa e também as famílias, sendo a base que fundamentou toda a minha intervenção. Também neste capítulo serão apresentadas as principais linhas de intervenção e intencionalidades para a ação, assim como os moldes em que decorreu a avaliação no e do processo de intervenção. Um dos capítulos está reservado à explicitação da investigação realizada neste mesmo contexto e que se debruça sobre os hábitos de leitura das crianças em idade de jardim de infância. A fim de compreender quais as estratégias e atitudes que um adulto pode tomar para promover hábitos de leitura nas crianças de jardim de infância, recorri a diferentes fontes com o objetivo de recolher uma grande variedade de informações, solicitando a participação da educadora cooperante, das famílias e também das crianças. A investigação assume uma natureza qualitativa, tendo optado por desenvolver um estudo de caso. Após a recolha de todos os dados, a análise dos mesmos permitiu-me concluir que, apesar de as conceções das famílias referentes aos benefícios da criação de hábitos de leitura nas crianças destas idades serem positivas, afirmando que é importante que estes hábitos existam no jardim de infância e em casa, as suas ações não correpondem, exatamente, às suas conceções. A comparação das respostas provenientes das variadas fontes de informação, mostram que a grande maioria das crianças, principalmente no seio familiar, não têm o hábito de ouvir histórias com regularidade. Contudo, é uma atividade que se verifica em alguns lares.ABSTRACT This report was prepared within the scope of the Curricular Unit (UC) of Supervised Professional Practice II (PPS), which took place in a public kindergarten situated in the municipality of Sintra, with a group of children between 3 and 6 years old. It relates to a written work that exposes all my practice that happened during the internship period, in order to present the work that I developed with the group, including the research that was carried out during the months of intervention. In a first chapter, the reader will encounter the characterization of the context of pratice, including the environment where it is inserted, the group of children, the educational team and the families, being the basis that grounded all my subsequent intervention. Also in this chapter will be presented the main lines of intervention and intentionalities for the action, as well as the molds in which the evaluation took place and the intervention process. One of the chapters will be reserved for the clarification of the research carried out in this same context that focuses on the reading habits of children in kindergarten age. In order to understand what strategies and attitudes an adult can take to promote reading habits in kindergarten children, I have resorts to different sources in order to collect a wide variety of information, requesting the participation of the cooperative educator, the families and also the children. The investigation that took place in the four months of intervention assumes a qualitative nature, thus choosing to develop a case study. After the collection of all the data, the analysis of them allowed me to conclude that despite the conception of the families regarding the benefits of the creation of reading habits in children of these ages are positive, stating that it is really important that these habits exist at school and at home, your actions can prove otherwise. The comparison of the responses from the various sources of information shows that the vast majority of children, especially in the family bosom, they do not have the habit of hearing stories regularly, however, it is an activity that still persists in many of the homes.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de LisboaFriães, RitaRCIPLRodrigues, Catarina Alexandra Silva2020-01-06T14:57:28Z2019-07-242019-07-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/10941TID:202322386porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:01:36Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/10941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:17.540108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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