Utopias e Distopias em um Cenário Prospectivo entre a Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Soares, Leonardo Humberto, Mariz, Ricardo Spindola
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25749/sis.18212
Resumo: Este ensaio discorre sobre o cenário prospectivo entre a educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto hodierno, a partir de dados de pesquisas brasileiras e internacionais. Rememora e problematiza algumas ideias de Ivan Illich, especialmente a de uma sociedade sem escolas e a aprendizagem em rede e se esta utopia já se concretizou. Discute, ainda, as utopias e distopias nas relações entre educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Conclui que, se no passado recente os desafios à educação se apresentavam a cada período, por vezes décadas, hodiernamente o lastro desse tempo tende a diminuir consideravelmente e apresentar questões de fundo e quiçá novos paradigmas sobre as configurações do pensar e agir na educação do século XXI.
id RCAP_da5679bb84ce838a3eeb29c094c2b835
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utopias e Distopias em um Cenário Prospectivo entre a Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoUtopías y Distopías en un Escenario Prospectivo entre la Educación y las Tecnologías de Información y Comunicación DigitalUtopias e Distopias em um Cenário Prospectivo entre a Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoArticlesEste ensaio discorre sobre o cenário prospectivo entre a educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto hodierno, a partir de dados de pesquisas brasileiras e internacionais. Rememora e problematiza algumas ideias de Ivan Illich, especialmente a de uma sociedade sem escolas e a aprendizagem em rede e se esta utopia já se concretizou. Discute, ainda, as utopias e distopias nas relações entre educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Conclui que, se no passado recente os desafios à educação se apresentavam a cada período, por vezes décadas, hodiernamente o lastro desse tempo tende a diminuir consideravelmente e apresentar questões de fundo e quiçá novos paradigmas sobre as configurações do pensar e agir na educação do século XXI.This essay discusses the prospective scenario between education and digital information and communication technologies in the current context, based on Brazilian and international research data. It recalls and problematizes some ideas of Ivan Illich, especially with regard to a society without school and the learning in network and if this utopia already has materialized. It also discusses utopias and dystopias in the relationship between education and digital information and communication technologies. The essay concludes that if in the recent past the challenges to education presented themselves in each period, sometimes in decades, nowadays the burden of that time tends to decrease considerably and present fundamental questions of substance and perhaps new paradigms on the configurations of thinking and acting in the education of the 21st century.Este ensayo discurre sobre el escenario prospectivo entre la educación y las tecnologías digitales de información y comunicación en el contexto actual, basado en datos de investigaciones brasileñas e internacionales. Considera y problematiza algunas de las ideas de Ivan Illich, especialmente las de una sociedad sin escuelas y aprendizaje en red; y si ésta utopía ya se ha materializado. También examina las utopías y las distopías en la relación entre la educación y las tecnologías digitales de información y comunicación. Concluye que, si en el pasado reciente los desafíos a la educación se presentaban periódicamente, a veces por décadas, actualmente el parámetro de ese tiempo tiende a disminuir considerablemente, con proposición de cuestiones fundamentales y quizás nuevos paradigmas sobre las configuraciones del pensamiento y de la acción en la educación del siglo XXI.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2019-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.18212por2182-96402182-8474Sousa, Carlos Ângelo de MenesesSoares, Leonardo HumbertoMariz, Ricardo Spindolainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T08:15:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:54.595941Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utopias e Distopias em um Cenário Prospectivo entre a Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Utopías y Distopías en un Escenario Prospectivo entre la Educación y las Tecnologías de Información y Comunicación Digital
Utopias e Distopias em um Cenário Prospectivo entre a Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
title Utopias e Distopias em um Cenário Prospectivo entre a Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
spellingShingle Utopias e Distopias em um Cenário Prospectivo entre a Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
Articles
title_short Utopias e Distopias em um Cenário Prospectivo entre a Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
title_full Utopias e Distopias em um Cenário Prospectivo entre a Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
title_fullStr Utopias e Distopias em um Cenário Prospectivo entre a Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
title_full_unstemmed Utopias e Distopias em um Cenário Prospectivo entre a Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
title_sort Utopias e Distopias em um Cenário Prospectivo entre a Educação e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
author Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
author_facet Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
Soares, Leonardo Humberto
Mariz, Ricardo Spindola
author_role author
author2 Soares, Leonardo Humberto
Mariz, Ricardo Spindola
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Carlos Ângelo de Meneses
Soares, Leonardo Humberto
Mariz, Ricardo Spindola
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description Este ensaio discorre sobre o cenário prospectivo entre a educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação no contexto hodierno, a partir de dados de pesquisas brasileiras e internacionais. Rememora e problematiza algumas ideias de Ivan Illich, especialmente a de uma sociedade sem escolas e a aprendizagem em rede e se esta utopia já se concretizou. Discute, ainda, as utopias e distopias nas relações entre educação e as tecnologias digitais de informação e comunicação. Conclui que, se no passado recente os desafios à educação se apresentavam a cada período, por vezes décadas, hodiernamente o lastro desse tempo tende a diminuir consideravelmente e apresentar questões de fundo e quiçá novos paradigmas sobre as configurações do pensar e agir na educação do século XXI.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25749/sis.18212
url https://doi.org/10.25749/sis.18212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9640
2182-8474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130456004755456