Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, João Duarte Galo Neves da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14673
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_da6595491f22bb4f3482e9be213105cd
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018Plano de CIMEventos EspeciaisEventos AcadémicosEventos de MúsicaIMC PlanSpecial EventsAcademic EventsMusic EventsMestrado em MarketingEste trabalho, tem como finalidade, a elaboração de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018, tendo por isso enfoque na temática de comunicação em eventos. Concorreram para o desenvolvimento deste projeto o facto da organização possuir pouco know how na área da comunicação e os seus constrangimentos em recursos financeiros. A elaboração deste plano visa alcançar um aumento de notoriedade, um incremento em bilhética, o crescimento de visitantes, uma melhor coordenação das ferramentas de comunicação e o reforço da identidade do evento. No que concerne à metodologia adotada neste plano, o objetivo do estudo foi descritivo e a estratégia adotada a action research. Este projeto assumiu um tipo de estudo com recurso a métodos mistos, utilizando uma amostragem não probabilística, sendo que as técnicas de recolha de dados incluíram dados secundários e a recolha de dados primários, através de entrevistas semiestruturadas, questionários e análise qualitativa de conteúdo de publicações em redes sociais. Os resultados obtidos permitiram concluir que o principal público-alvo ? estudantes do Ensino Superior em Coimbra, identifica os canais digitais como a ferramenta de comunicação preferencial e, apesar da notoriedade positiva do evento, existem alguns sinais de perda de identidade enquanto o mais tradicional evento académico do país. Em suma, de referir que as táticas sugeridas para este plano foram idealizadas com o pressuposto de abranger as preferências e hábitos dos principais públicos-alvo, sem descurar de uma aposta comunicacional a nível nacional que resulte numa expansão do evento enquanto marca.The purpose of this work is to prepare an Integrated Marketing Communication Plan for the Queima das Fitas Coimbra 2018 event, focusing on the theme of communication at events. The development of this project was due to the fact that the organization has little know how in the communication area and its constraints on financial resources. The elaboration of this plan aims to achieve an increase of awareness, an increase in ticketing, the growth of visitors, a better coordination of the communication tools and the reinforcement of the identity of the event. Regarding the methodology adopted in this plan, the purpose of the study was descriptive and the strategy adopted was action research. This project assumed a mix-method study, using a non-probabilistic sampling, and the data collection techniques included secondary data collection and the collection of primary data through semi-structured interviews, questionnaires and qualitative analysis of content of publications in the social networks. The results obtained allow us to conclude that the target audience - students of Higher Education in Coimbra, identify the digital channels as the preferred communication tool and, despite the positive awareness of the event, there are some signs of loss of identity as the most traditional academic event from the country. It should be noted that the tactics suggested for this plan were conceived to cover the preferences and habits of the main target audiences, without neglecting a national communication program that would result in an expansion of the event as a brand.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaSilva, João Duarte Galo Neves da2018-01-09T10:27:45Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14673porSilva, João Duarte Galo Neves da (2017). "Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:29.575528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018
title Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018
spellingShingle Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018
Silva, João Duarte Galo Neves da
Plano de CIM
Eventos Especiais
Eventos Académicos
Eventos de Música
IMC Plan
Special Events
Academic Events
Music Events
title_short Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018
title_full Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018
title_fullStr Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018
title_full_unstemmed Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018
title_sort Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018
author Silva, João Duarte Galo Neves da
author_facet Silva, João Duarte Galo Neves da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Patrícia Nunes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, João Duarte Galo Neves da
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de CIM
Eventos Especiais
Eventos Académicos
Eventos de Música
IMC Plan
Special Events
Academic Events
Music Events
topic Plano de CIM
Eventos Especiais
Eventos Académicos
Eventos de Música
IMC Plan
Special Events
Academic Events
Music Events
description Mestrado em Marketing
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
2018-01-09T10:27:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14673
url http://hdl.handle.net/10400.5/14673
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, João Duarte Galo Neves da (2017). "Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131092811251712