Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14673 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_da6595491f22bb4f3482e9be213105cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14673 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018Plano de CIMEventos EspeciaisEventos AcadémicosEventos de MúsicaIMC PlanSpecial EventsAcademic EventsMusic EventsMestrado em MarketingEste trabalho, tem como finalidade, a elaboração de um Plano de Comunicação Integrada de Marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018, tendo por isso enfoque na temática de comunicação em eventos. Concorreram para o desenvolvimento deste projeto o facto da organização possuir pouco know how na área da comunicação e os seus constrangimentos em recursos financeiros. A elaboração deste plano visa alcançar um aumento de notoriedade, um incremento em bilhética, o crescimento de visitantes, uma melhor coordenação das ferramentas de comunicação e o reforço da identidade do evento. No que concerne à metodologia adotada neste plano, o objetivo do estudo foi descritivo e a estratégia adotada a action research. Este projeto assumiu um tipo de estudo com recurso a métodos mistos, utilizando uma amostragem não probabilística, sendo que as técnicas de recolha de dados incluíram dados secundários e a recolha de dados primários, através de entrevistas semiestruturadas, questionários e análise qualitativa de conteúdo de publicações em redes sociais. Os resultados obtidos permitiram concluir que o principal público-alvo ? estudantes do Ensino Superior em Coimbra, identifica os canais digitais como a ferramenta de comunicação preferencial e, apesar da notoriedade positiva do evento, existem alguns sinais de perda de identidade enquanto o mais tradicional evento académico do país. Em suma, de referir que as táticas sugeridas para este plano foram idealizadas com o pressuposto de abranger as preferências e hábitos dos principais públicos-alvo, sem descurar de uma aposta comunicacional a nível nacional que resulte numa expansão do evento enquanto marca.The purpose of this work is to prepare an Integrated Marketing Communication Plan for the Queima das Fitas Coimbra 2018 event, focusing on the theme of communication at events. The development of this project was due to the fact that the organization has little know how in the communication area and its constraints on financial resources. The elaboration of this plan aims to achieve an increase of awareness, an increase in ticketing, the growth of visitors, a better coordination of the communication tools and the reinforcement of the identity of the event. Regarding the methodology adopted in this plan, the purpose of the study was descriptive and the strategy adopted was action research. This project assumed a mix-method study, using a non-probabilistic sampling, and the data collection techniques included secondary data collection and the collection of primary data through semi-structured interviews, questionnaires and qualitative analysis of content of publications in the social networks. The results obtained allow us to conclude that the target audience - students of Higher Education in Coimbra, identify the digital channels as the preferred communication tool and, despite the positive awareness of the event, there are some signs of loss of identity as the most traditional academic event from the country. It should be noted that the tactics suggested for this plan were conceived to cover the preferences and habits of the main target audiences, without neglecting a national communication program that would result in an expansion of the event as a brand.Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaSilva, João Duarte Galo Neves da2018-01-09T10:27:45Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14673porSilva, João Duarte Galo Neves da (2017). "Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:29.575528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018 |
title |
Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018 |
spellingShingle |
Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018 Silva, João Duarte Galo Neves da Plano de CIM Eventos Especiais Eventos Académicos Eventos de Música IMC Plan Special Events Academic Events Music Events |
title_short |
Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018 |
title_full |
Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018 |
title_fullStr |
Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018 |
title_full_unstemmed |
Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018 |
title_sort |
Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018 |
author |
Silva, João Duarte Galo Neves da |
author_facet |
Silva, João Duarte Galo Neves da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Patrícia Nunes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, João Duarte Galo Neves da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de CIM Eventos Especiais Eventos Académicos Eventos de Música IMC Plan Special Events Academic Events Music Events |
topic |
Plano de CIM Eventos Especiais Eventos Académicos Eventos de Música IMC Plan Special Events Academic Events Music Events |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10 2017-10-01T00:00:00Z 2018-01-09T10:27:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/14673 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/14673 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, João Duarte Galo Neves da (2017). "Planeamento de comunicação de eventos : plano de comunicação integrada de marketing para o evento Queima das Fitas Coimbra 2018". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552998394494976 |