Novas dimensões para o cartaz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, José Mário da Rocha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/18379
Resumo: Tal como o entendemos actualmente, o cartaz enfrenta então uma série de desafios recorrentes de uma evolução tecnológica dos meios de comunicação, onde a transmissão de mensagens ocorre de forma quase imediata e em qualquer lugar. Esta evolução tem criado uma série de questões e constrangimentos, nomeadamente sobre os limites do que se entende por cartaz. Face a esta realidade do século XXI, o cartaz necessita portanto de encontrar formas de se evidenciar e tomar partido destas tecnologias, de modo a poder aceder e partilhar, as vantagens inerentes a estes meios. O Homem e a forma como este comunica, desempenham aqui um papel fulcral no entendimento do cartaz. A exploração não apenas da dimensão visual, mas também das várias dimensões que este pode tomar para si próprio, fornece ao cartaz uma capacidade de transmissão de mensagens, seja em contextos comerciais, políticos ou culturais, a um nível mais abrangente e potenciador de criação de novas experiências no receptor. Neste sentido, o estudo tem então como principal objectivo, explorar e alargar as possibilidades de utilização do cartaz, recorrendo à criação de estratégias de comunicação, onde a sua dimensão seja questionada conforme o teor da mensagem a ser transmitida e não apenas pela norma que lhe é atribuída. A criação de interacções que envolvam o receptor com o meio e a consequente experiência que daí advém, permitem então explorar novas dimensões, onde o cartaz poderá manifestar-se como sendo um meio provocador e envolvente, dando-lhe assim as ferramentas necessárias para que se mantenha um meio actual e inovador, e uma opção válida na comunicação do séc. XXI.
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