Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frada, Cecília Maria Silva e
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2179
Resumo: O estágio efetuado numa sala de 5 anos, idade em que a criança está na transição para a fase escolar, foi enriquecido pelo facto de ser uma idade em que, segundo Freud, se verificam grandes transformações que deixam marca para a vida adulta. O relato que segue resume e contextualiza o estudo qualitativo de uma criança, realizado pela estagiária. Num enquadramento de uma atividade norteada pela absorção por parte das crianças de valores como a amizade, o respeito, a responsabilidade e a autonomia, foi focalizada uma intervenção ao nível da promoção da autoestima de uma criança de 5 anos. Para esta investigação, utilizaram-se, como instrumentos de investigação, uma entrevista à educadora cooperante, um teste de autoestima à criança em estudo e variados registos de observação. Com os dados recolhidos, pôde aferir-se que a autoestima é um elemento crucial para a formação de uma personalidade sã e para a sua afirmação enquanto cidadã e, concomitantemente, que o educador assume um papel relevante e determinante na educação para a promoção da autoestima.
id RCAP_da72d1acc8ce9507f312c4f19612102c
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2179
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criançaAutoestimaValoresEducação Pré-EscolarO estágio efetuado numa sala de 5 anos, idade em que a criança está na transição para a fase escolar, foi enriquecido pelo facto de ser uma idade em que, segundo Freud, se verificam grandes transformações que deixam marca para a vida adulta. O relato que segue resume e contextualiza o estudo qualitativo de uma criança, realizado pela estagiária. Num enquadramento de uma atividade norteada pela absorção por parte das crianças de valores como a amizade, o respeito, a responsabilidade e a autonomia, foi focalizada uma intervenção ao nível da promoção da autoestima de uma criança de 5 anos. Para esta investigação, utilizaram-se, como instrumentos de investigação, uma entrevista à educadora cooperante, um teste de autoestima à criança em estudo e variados registos de observação. Com os dados recolhidos, pôde aferir-se que a autoestima é um elemento crucial para a formação de uma personalidade sã e para a sua afirmação enquanto cidadã e, concomitantemente, que o educador assume um papel relevante e determinante na educação para a promoção da autoestima.The traineeship performed in a classroom of five years old children, the age at which the child is in the transition to school age, was enriched by being an age at which, according to Freud, major transformations that leave marks adulthood occur. The report that follows summarizes and contextualizes the qualitative study of a child, conducted by the trainee. Within a framework of an activity guided by the absorption by children of values like friendship, respect, responsibility and autonomy, an intervention concerning the promotion of a five years old child’s self-esteem of a child was focused. For this investigation, were used as research tools, an interview with the cooperative educator, a self-esteem test to the child being studied and varied observation records. With the data collected, it was gauged that self-esteem is a crucial element for the constitution of a sane personality and for his affirmation as a citizen and, concomitantly, that the educator assumes an important and decisive role in education for the promotion of self-esteem.2015-07-07T13:51:43Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2179TID:201467356porFrada, Cecília Maria Silva einfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2179Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:02.608772Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança
title Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança
spellingShingle Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança
Frada, Cecília Maria Silva e
Autoestima
Valores
Educação Pré-Escolar
title_short Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança
title_full Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança
title_fullStr Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança
title_full_unstemmed Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança
title_sort Descrição de um percurso na construção da autoestima de uma criança
author Frada, Cecília Maria Silva e
author_facet Frada, Cecília Maria Silva e
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Frada, Cecília Maria Silva e
dc.subject.por.fl_str_mv Autoestima
Valores
Educação Pré-Escolar
topic Autoestima
Valores
Educação Pré-Escolar
description O estágio efetuado numa sala de 5 anos, idade em que a criança está na transição para a fase escolar, foi enriquecido pelo facto de ser uma idade em que, segundo Freud, se verificam grandes transformações que deixam marca para a vida adulta. O relato que segue resume e contextualiza o estudo qualitativo de uma criança, realizado pela estagiária. Num enquadramento de uma atividade norteada pela absorção por parte das crianças de valores como a amizade, o respeito, a responsabilidade e a autonomia, foi focalizada uma intervenção ao nível da promoção da autoestima de uma criança de 5 anos. Para esta investigação, utilizaram-se, como instrumentos de investigação, uma entrevista à educadora cooperante, um teste de autoestima à criança em estudo e variados registos de observação. Com os dados recolhidos, pôde aferir-se que a autoestima é um elemento crucial para a formação de uma personalidade sã e para a sua afirmação enquanto cidadã e, concomitantemente, que o educador assume um papel relevante e determinante na educação para a promoção da autoestima.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-07T13:51:43Z
2015-07-07T00:00:00Z
2015-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2179
TID:201467356
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2179
identifier_str_mv TID:201467356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624185528320