O mito da autoestima na aprendizagem escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200015 |
Resumo: | Este artigo analisa, nos marcos da perspectiva sócio-histórica, a construção social da autoestima e suas relações com o fracasso escolar. Fundamentada nos pressupostos de Vigotski, nega a possibilidade da valoração que o sujeito faz de si estar atrelada a atributos naturalmente humanos e presentes desde o nascimento. A compreensão do ser humano é feita a partir de uma análise de homem enquanto ser concreto, social, histórico e cultural que constrói sua humanidade na interação com outros homens, na qual os processos psicológicos não são dados e sim produzidos. Apresenta uma análise crítica dos modelos teóricos que consideram a autoestima como um conceito fechado em si mesmo. Essa análise da autoestima no contexto escolar é fundamental se se pretende desmistificar esse conceito nas relações escolares. |
id |
ABRAPEE-1_d5a5d009db30667d1cceceb5c335f2ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-85572009000200015 |
network_acronym_str |
ABRAPEE-1 |
network_name_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O mito da autoestima na aprendizagem escolarFracasso escolarConsciênciaAutoestimaEste artigo analisa, nos marcos da perspectiva sócio-histórica, a construção social da autoestima e suas relações com o fracasso escolar. Fundamentada nos pressupostos de Vigotski, nega a possibilidade da valoração que o sujeito faz de si estar atrelada a atributos naturalmente humanos e presentes desde o nascimento. A compreensão do ser humano é feita a partir de uma análise de homem enquanto ser concreto, social, histórico e cultural que constrói sua humanidade na interação com outros homens, na qual os processos psicológicos não são dados e sim produzidos. Apresenta uma análise crítica dos modelos teóricos que consideram a autoestima como um conceito fechado em si mesmo. Essa análise da autoestima no contexto escolar é fundamental se se pretende desmistificar esse conceito nas relações escolares.Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200015Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.2 2009reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online)instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)instacron:ABRAPEE10.1590/S1413-85572009000200015info:eu-repo/semantics/openAccessFranco,Adriana de Fátimapor2010-10-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-85572009000200015Revistahttps://www.scielo.br/j/pee/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abrapee.psc.br2175-35391413-8557opendoar:2010-10-21T00:00Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O mito da autoestima na aprendizagem escolar |
title |
O mito da autoestima na aprendizagem escolar |
spellingShingle |
O mito da autoestima na aprendizagem escolar Franco,Adriana de Fátima Fracasso escolar Consciência Autoestima |
title_short |
O mito da autoestima na aprendizagem escolar |
title_full |
O mito da autoestima na aprendizagem escolar |
title_fullStr |
O mito da autoestima na aprendizagem escolar |
title_full_unstemmed |
O mito da autoestima na aprendizagem escolar |
title_sort |
O mito da autoestima na aprendizagem escolar |
author |
Franco,Adriana de Fátima |
author_facet |
Franco,Adriana de Fátima |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Franco,Adriana de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fracasso escolar Consciência Autoestima |
topic |
Fracasso escolar Consciência Autoestima |
description |
Este artigo analisa, nos marcos da perspectiva sócio-histórica, a construção social da autoestima e suas relações com o fracasso escolar. Fundamentada nos pressupostos de Vigotski, nega a possibilidade da valoração que o sujeito faz de si estar atrelada a atributos naturalmente humanos e presentes desde o nascimento. A compreensão do ser humano é feita a partir de uma análise de homem enquanto ser concreto, social, histórico e cultural que constrói sua humanidade na interação com outros homens, na qual os processos psicológicos não são dados e sim produzidos. Apresenta uma análise crítica dos modelos teóricos que consideram a autoestima como um conceito fechado em si mesmo. Essa análise da autoestima no contexto escolar é fundamental se se pretende desmistificar esse conceito nas relações escolares. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200015 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572009000200015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-85572009000200015 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional v.13 n.2 2009 reponame:Psicologia Escolar e Educacional (Online) instname:Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) instacron:ABRAPEE |
instname_str |
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
instacron_str |
ABRAPEE |
institution |
ABRAPEE |
reponame_str |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
collection |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Psicologia Escolar e Educacional (Online) - Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abrapee.psc.br |
_version_ |
1754212605286678528 |