Alianças estratégicas no setor de têxtil e vestuário português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/80322 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Economia |
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Alianças estratégicas no setor de têxtil e vestuário portuguêsStrategic alliances of the Portuguese textile and clothing sectorAlianças estratégicasDesempenho empresarialIndústria têxtil e de vestuárioInovaçãoStrategic alliancesBusiness performanceTextile and clothing industryInnovationCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em EconomiaA indústria de têxtil e vestuário (ITV) portuguesa detêm atualmente notoriedade e reputação internacional. Contudo, a realidade económica está em rápida e profunda mutação, resultante da globalização dos negócios, o que obriga as empresas a assumir novas estratégias e atitudes inovadoras. A formação de alianças estratégicas é vista como uma resposta ao aumento da incerteza e complexidade nos negócios, sendo estas uma fonte importante de recursos, conhecimento e, portanto, de aprimoramento de competências essenciais para o desempenho das empresas. Esta dissertação tem como objetivo geral investigar as alianças estratégicas estabelecidas por parte das empresas portuguesas de ITV. Para o efeito implementamos uma análise em três passos. Primeiro, definimos um quadro conceptual partir do qual classificamos as alianças estratégicas em dois grandes tipos: alianças de posicionamento de mercado e alianças de posicionamento tecnológico. Segundo, analisamos os determinantes das alianças através de um conjunto de regressões probit. Terceiro, analisamos o efeito das alianças no desempenho das empresas através de uma regressão linear múltipla. Para o estudo recorremos a duas bases de dados, a Zephyr da BvD e o Inquérito Comunitário à Inovação (CIS), versão portuguesa relativa a 2018. Os resultados mostram que em termos de posicionamento de mercado 55% das empresas têm uma aliança na cadeia de valor e 45% das empresas têm uma estratégia exclusivamente financeira. Entre as estratégias de posicionamento tecnológico, 21% das empresas tiveram uma aliança de capital, 13% tiveram uma aliança híbrida e 5% tiveram uma aliança de conhecimento. Os principais determinantes destas alianças nas empresas da ITV são a capacidade tecnológica e a dimensão. Os determinantes variam com o tipo de estratégia e também com o setor de atividade. Quanto aos efeitos, verificamos que as alianças de capital são as únicas que apresentam um efeito positivo e significativo no desempenho das empresas da ITV em Portugal.The Portuguese textile and clothing industry (ITV) currently has international notoriety and reputation. However, the economic reality is in rapid and profound change resulting from the globalization of business, which forces companies to adopt new strategies and innovative attitudes. The formation of strategic alliances is seen as a response to the increase in uncertainty and complexity in business, which are an important source of resources, knowledge and, therefore, of the improvement of essential competences for the performance of companies. This dissertation aims to investigate the strategic alliances established by Portuguese ITV companies. For this purpose, we implemented a three-step analysis. First, we define a conceptual framework from which we classify strategic alliances into two broad types: market positioning alliances and technology positioning alliances. Second, we analyse the determinants of alliances through a set of probit regressions. Third, we analyse the effect of alliances on firm performance through multiple linear regression. For the study we used two databases, the BvD Zephyr and the Community Innovation Survey (CIS), Portuguese version for 2018. The results show that, in terms of market positioning, 55% of companies have an alliance in the value chain and 45% of companies have an exclusively financial strategy. Among technology positioning strategies, 21% of companies had an equity alliance, 13% had a hybrid alliance, and 5% had a knowledge alliance. The main determinants of these alliances in ITV companies are technological capacity and size. The determinants vary with the type of strategy and with the sector of activity. As for the effects, we found that capital alliances are the only ones that have a positive and significant effect on the performance of ITV companies in Portugal.Faria, Ana PaulaUniversidade do MinhoAlves, Sílvia Catarina Neto20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/80322por202911462info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:57:45Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/80322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:47:26.344038Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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