Sistema móvel para promoções personalizadas e Marketing 1:1
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10144 |
Resumo: | O contexto de crise económica em que vivemos atualmente motivou um panorama de crescente procura e utilização de ofertas promocionais, mais atrativas para o consumidor e que desempenham um papel importante junto de estabelecimentos comerciais que pretendem ganhar visibilidade. Existem já sistemas vocacionados para a divulgação dessas ofertas, mas não de forma personalizada para o consumidor, ou seja, não é uma divulgação tão eficaz, e as ofertas não têm tanto impacto por não ir de encontro aos interesses do consumidor. O espectro de estratégias de Marketing 1:1, que consiste no estabelecimento de relações com o consumidor baseadas na aprendizagem sobre os seus interesses, é alargado, e as mensagens publicitárias na Internet e em dispositivos móveis são uma presença constante na vida de qualquer consumidor. No entanto, geralmente são consideradas mensagens de pouco interesse e simplesmente uma presença de certa forma invasiva, recebidas no contexto errado e que levantam questões relativas à privacidade dos dados dos utilizadores que alimentam os sistemas responsáveis pelo direcionamento destas mensagens publicitárias. O sistema descrito ao longo desta dissertação aplica com sucesso estratégias de Marketing 1:1 à divulgação de promoções de uma foma mais transparente, combinando de forma válida duas abordagens distintas de personalização das ofertas aos interesses dos utilizadores, consoante as suas informações nas redes sociais e consoante o seu comportamento na utilização do sistema, e ainda tendo em conta a sua localização atual. |
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Sistema móvel para promoções personalizadas e Marketing 1:1PromoçõesMarketing 1:1PersonalizaçãoRedes SociaisDispositivos móveisGeolocalizaçãoPromotionsPersonalizationSocial NetworksMobile DevicesGeolocationO contexto de crise económica em que vivemos atualmente motivou um panorama de crescente procura e utilização de ofertas promocionais, mais atrativas para o consumidor e que desempenham um papel importante junto de estabelecimentos comerciais que pretendem ganhar visibilidade. Existem já sistemas vocacionados para a divulgação dessas ofertas, mas não de forma personalizada para o consumidor, ou seja, não é uma divulgação tão eficaz, e as ofertas não têm tanto impacto por não ir de encontro aos interesses do consumidor. O espectro de estratégias de Marketing 1:1, que consiste no estabelecimento de relações com o consumidor baseadas na aprendizagem sobre os seus interesses, é alargado, e as mensagens publicitárias na Internet e em dispositivos móveis são uma presença constante na vida de qualquer consumidor. No entanto, geralmente são consideradas mensagens de pouco interesse e simplesmente uma presença de certa forma invasiva, recebidas no contexto errado e que levantam questões relativas à privacidade dos dados dos utilizadores que alimentam os sistemas responsáveis pelo direcionamento destas mensagens publicitárias. O sistema descrito ao longo desta dissertação aplica com sucesso estratégias de Marketing 1:1 à divulgação de promoções de uma foma mais transparente, combinando de forma válida duas abordagens distintas de personalização das ofertas aos interesses dos utilizadores, consoante as suas informações nas redes sociais e consoante o seu comportamento na utilização do sistema, e ainda tendo em conta a sua localização atual.Currently, an economical crisis is affecting diferent aspects of the society, contributing to the fact that consumers are looking more and more into finding and taking advantage of promotions, which consist of more attractive deals in the market that have a very important role for small businesses that need to get noticed. There are already systems whose main function is precisely to group and disseminate those deals in an easy way towards the typical consumer, but not in a very personalized way: that is, they don't reach as many customers as they could and are usually ignored for not meeting the customer's main interests. There is a wide range of Marketing 1:1 strategies, which aim at creating a relationship with a customer based on knowledge gathered about his or her interests, and advertising messages on the Internet and mobile phones are a constant presence in everyone's lives. However they tend to be considered irrelevant messages in general and overwhelming even, received in the wrong circumstances and they raise a number of questions related to the user's privacy and use of private data that feeds the systems responsible for targeting advertising messages. The system described throughout this dissertation is able to successfully use Marketing 1:1 strategies in order to target promotional deals, correctly merging two distinct targeting techniques, based on data retrieved from the Social Networks user's profile, and based on user's behaviour while using the system, and also taking in account the user's current location.2015-11-16T18:20:18Z2014-01-01T00:00:00Z20142014-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10144TID:201023091porPires, Nuno Gonçalo Rosa Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:47:57Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10144Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:19.391395Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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