Os comentários às notícias publicadas no Facebook e respetivo impacto nos jornalistas: o caso do Público
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/64881 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo) |
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Os comentários às notícias publicadas no Facebook e respetivo impacto nos jornalistas: o caso do PúblicoComments on the news published on Facebook and its impact on journalists: the case of PúblicoComentários de notíciasFacebookJornalismo onlineJornalistasRedes sociaisJournalistsNews commentaryOnline journalismSocial networksCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Informação e Jornalismo)A Internet e, por conseguinte, as redes sociais têm uma função cada vez mais preponderante na forma como a população recebe e consome a informação. As notícias, que deixaram de estar só no papel para estarem também nos nossos dispositivos móveis – como computadores, smartphones e tablets –, chegam agora a qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer hora. Mais que isso, os cidadãos acabam por participar no processo noticioso, uma vez que são livres de fazer comentários nos websites dos órgãos de comunicação social e nas respetivas redes sociais. O Facebook é, talvez, o maior exemplo de uma plataforma online que faz com que os cidadãos assumam um papel mais ativo no processo informativo. Neste sentido, este trabalho debruça-se sobre o tipo de comentários que se podem encontrar nesta mesma rede social e sobre o modo como estes são encarados por parte dos jornalistas do Público, local onde foi realizado o estágio curricular de três meses. Para tentar perceber todo este ambiente, foram analisados os 10 primeiros comentários às notícias publicadas no Facebook pelos jornalistas do Público durante os primeiros cinco dias dos meses de setembro, outubro e novembro de 2019, sem contar com fins de semana e feriados, uma vez que não têm o mesmo tipo de consumo que as notícias publicadas à semana. Depois de uma análise de conteúdo quantitativa aos comentários recolhidos, foi realizado e analisado um questionário, que foi previamente aplicado aos jornalistas do Público – das redações do Porto e de Lisboa – para avaliar as suas perceções relativamente aos comentários que são feitos nesta rede social e para entender o impacto que estes podem ter na notícia e no próprio jornalista. As conclusões mostram que os comentários feitos às notícias publicadas no Facebook pelo Público apresentam um cariz negativo e têm como alvo as próprias notícias, sobretudo os artigos de Política, Desporto e Sociedade. Embora muitos dos jornalistas tenham uma perceção positiva das opiniões dos leitores no Facebook, mais de metade dos inquiridos apresenta uma perceção negativa dos comentários publicados.The Internet and, therefore, social networks play an increasingly prominent role in the way people receive and consume information. The news, no longer just on paper but also on our mobile devices – such as computers, smartphones and tablets – reach now anyone, anywhere, anytime. Moreover, citizens end up participating in the process of the news, as they are free to comment on the websites of the media and their social networks. Facebook is perhaps the greatest example of an online platform that makes citizens take a more active role in the information process. In this sense, this investigation will look into the kind of comments that can be found on this same social network and how these are viewed by the journalists of Público, where the three-month curricular internship was held. To try to understand this environment, were analyzed the first 10 comments on Facebook news published by Público journalists during the first five days of september, october and november of 2019, not including weekends and holidays, since they don't have the same kind of consumption as the weekly news. After a quantitative content analysis of the collected sample, a questionnaire was conducted and analyzed, which was previously applied to Público journalists – from the newsrooms of Porto and Lisbon – to evaluate their perceptions regarding the comments that are made in this social network and to understand the impact these may have on the news and on the journalist himself. The conclusions show that the comments made on the news published on Facebook by Público are negative and target the news itself, especially the articles on politics, sport and society. Although many journalists have a positive perception of readers' views on Facebook, more than half of the respondents have a negative perception of the published comments.Lopes, FelisbelaUniversidade do MinhoCosta, Maria João Mesquita da20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/64881por202448738info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:39Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/64881Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:04.997150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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