Facebook como o novo canal de distribuição de notícias
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/17392 |
Resumo: | As redes sociais estão a mudar a forma como os leitores acedem a conteúdos noticiosos e interagem com eles, não só recomendando notícias como facilitando conversas. Hoje, o Facebook é parte do quotidiano de um quinto da população mundial. Mas poderá esta rede social ser um canal de distribuição de notícias online? Esta investigação a que nos propomos tem por base o estudo de caso do Correio da Manhã, um dos jornais portugueses com maior circulação em papel e que se tornou líder no digital, em grande parte, graças à sua estratégia nas redes sociais. A análise e a aplicação de conceitos sobre o uso do Facebook, com vista ao aumento das audiências de um site noticioso, permitem tirar conclusões, quantitativas e qualitativas, sobre a problemática em questão. Como podem as publicações jornalísticas tirar melhor partido do Facebook? Deverá o jornalismo digital especializar-se na distribuição de notícias através das redes sociais? Quais as estratégias a aplicar para incrementar as audiências de um website através do Facebook como canal de distribuição? Neste contexto, pretendeu-se fazer uma análise sobre a forma como os meios de comunicação social estão a usar o Facebook para uma abordagem das melhores práticas jornalísticas nesta rede social. É nosso propósito examinar o papel das notícias no Facebook e a forma como os jornalistas se devem comportar, numa tentativa de criar regras para se tirar o melhor proveito do Facebook em função das audiências |
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Facebook como o novo canal de distribuição de notíciasJornalismo digitalJornalistasRedes sociais onlineMedia sociaisWeb 2.0Distribuição de notíciasFacebookAudiênciasDigital journalismJournalistsOnline social networksSocial mediaNews distributionFacebookAudiencesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs redes sociais estão a mudar a forma como os leitores acedem a conteúdos noticiosos e interagem com eles, não só recomendando notícias como facilitando conversas. Hoje, o Facebook é parte do quotidiano de um quinto da população mundial. Mas poderá esta rede social ser um canal de distribuição de notícias online? Esta investigação a que nos propomos tem por base o estudo de caso do Correio da Manhã, um dos jornais portugueses com maior circulação em papel e que se tornou líder no digital, em grande parte, graças à sua estratégia nas redes sociais. A análise e a aplicação de conceitos sobre o uso do Facebook, com vista ao aumento das audiências de um site noticioso, permitem tirar conclusões, quantitativas e qualitativas, sobre a problemática em questão. Como podem as publicações jornalísticas tirar melhor partido do Facebook? Deverá o jornalismo digital especializar-se na distribuição de notícias através das redes sociais? Quais as estratégias a aplicar para incrementar as audiências de um website através do Facebook como canal de distribuição? Neste contexto, pretendeu-se fazer uma análise sobre a forma como os meios de comunicação social estão a usar o Facebook para uma abordagem das melhores práticas jornalísticas nesta rede social. É nosso propósito examinar o papel das notícias no Facebook e a forma como os jornalistas se devem comportar, numa tentativa de criar regras para se tirar o melhor proveito do Facebook em função das audiênciasSocial networks are changing the way readers are accessing to news content and interact with them, not only recommending news as facilitating conversations. Facebook today is part of everyday life of one fifth of world's population. But can this social network be an online news distribution channel? This research that we propose is based on case study of the Correio da Manhã, one of the Portuguese newspapers with national largest circulation, which has become leader in digital, largely thanks to its strategy on social networks. The analysis and the application of concepts about the use of Facebook, in order to increase the audience of a news site, allow to draw conclusions, quantitative and qualitative, on the issue in question. How can journalistic publications make better use of Facebook? Should digital journalism specialize in the distribution of news through social networks? What are the strategies to be implemented to increase the audience of a website through Facebook as a distribution channel? In this context, the aim was to make an analysis on how the media are using Facebook to get an approach of the best journalistic practices in this social network. Our purpose is to examine the role of the news on Facebook and how journalists should behave in an attempt to create rules that can be followed to get the best out of Facebook depending on the audience.Granado, AntónioSilva, Marisa Torres daRUNMateus, Bruno Gonçalo Contreiras da Luz2018-12-02T01:30:16Z2015-12-022015-12-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/17392TID:201002949porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:55:17Zoai:run.unl.pt:10362/17392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:23:56.652612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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