Competências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: estudo do nível de proficiência linguística em inglês e português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Andreia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Pereira, Marco, Canavarro, José Manuel Portocarrero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/20687
https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-2_7
Resumo: Entre as “competências do século XXI”, um dos termos mais ubíquos dos debates internacionais sobre Educação, o domínio das línguas materna e estrangeiras, particularmente do Inglês, é apontado como indispensável para uma comunicação perspícua numa aldeia-global (a sociedade sem fronteiras e interdependente deste século). Estudos realizados com alunos do Ensino Superior português têm demonstrado lacunas nas competências linguístico-comunicativas, na sua língua materna e no Inglês, situação que limita o acesso e a produção de conhecimento e a mobilidade e compromete o sucesso académico e profissional. O presente artigo visa a divulgação e a reflexão sobre os dados obtidos na aferição da proficiência em Inglês e em Português dos alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra do ano lectivo 2007/2008, a fim de conhecer a proficiência linguística da amostra, a variabilidade desta variável em função de algumas características sociodemográficas e relativas ao perfil do estudante, bem como a relação entre os dois níveis de proficiência linguística medidos.
id RCAP_daacc7fe739fda5764d11bf9396017a6
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/20687
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: estudo do nível de proficiência linguística em inglês e português dos estudantes do 1º ano da Universidade de CoimbraThe 21st century skills, transition to higher education and academic success: English an Portuguese languages proficiency of freshmen from University of CoimbraCompetências do século XXI”; Ensino superior; Proficiência linguística; Sucesso académico; TransiçãoAcademic success; Higher education; Linguistic proficiency; "The 21st-century skills"; TransitionEntre as “competências do século XXI”, um dos termos mais ubíquos dos debates internacionais sobre Educação, o domínio das línguas materna e estrangeiras, particularmente do Inglês, é apontado como indispensável para uma comunicação perspícua numa aldeia-global (a sociedade sem fronteiras e interdependente deste século). Estudos realizados com alunos do Ensino Superior português têm demonstrado lacunas nas competências linguístico-comunicativas, na sua língua materna e no Inglês, situação que limita o acesso e a produção de conhecimento e a mobilidade e compromete o sucesso académico e profissional. O presente artigo visa a divulgação e a reflexão sobre os dados obtidos na aferição da proficiência em Inglês e em Português dos alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra do ano lectivo 2007/2008, a fim de conhecer a proficiência linguística da amostra, a variabilidade desta variável em função de algumas características sociodemográficas e relativas ao perfil do estudante, bem como a relação entre os dois níveis de proficiência linguística medidos.Among "the 21st-century skills", one of the most ubiquitous terms in international education debates, the ability to use the mother tongue and foreign languages, specifically English, is pointed out as vital to communicate with clearness in a global-village (the borderless and interdependent society of this century). Studies with Portuguese students in higher education have shown shortcomings in linguistic-communicative skills, in their mother tongue and in English, which compromises knowledge access and production, mobility, and academic and professional success. This paper aims to disclose and discuss data collected through English and Portuguese languages proficiency tests in a sample of first-year students from University of Coimbra (academic year 2008/2009), in order to evaluate linguistic proficiency level, the variability of it in relation to some sociodemographic or student profile variables, as well as the relationship between the two levels of language proficiency.Imprensa da Universidade de Coimbra2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/20687http://hdl.handle.net/10316/20687https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-2_7por0870418X16478614Soares, AndreiaPereira, MarcoCanavarro, José Manuel Portocarreroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:07:09Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/20687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:48:36.374154Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: estudo do nível de proficiência linguística em inglês e português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra
The 21st century skills, transition to higher education and academic success: English an Portuguese languages proficiency of freshmen from University of Coimbra
title Competências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: estudo do nível de proficiência linguística em inglês e português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra
spellingShingle Competências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: estudo do nível de proficiência linguística em inglês e português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra
Soares, Andreia
Competências do século XXI”; Ensino superior; Proficiência linguística; Sucesso académico; Transição
Academic success; Higher education; Linguistic proficiency; "The 21st-century skills"; Transition
title_short Competências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: estudo do nível de proficiência linguística em inglês e português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra
title_full Competências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: estudo do nível de proficiência linguística em inglês e português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra
title_fullStr Competências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: estudo do nível de proficiência linguística em inglês e português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra
title_full_unstemmed Competências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: estudo do nível de proficiência linguística em inglês e português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra
title_sort Competências do século XXI, transição para o ensino superior e sucesso académico: estudo do nível de proficiência linguística em inglês e português dos estudantes do 1º ano da Universidade de Coimbra
author Soares, Andreia
author_facet Soares, Andreia
Pereira, Marco
Canavarro, José Manuel Portocarrero
author_role author
author2 Pereira, Marco
Canavarro, José Manuel Portocarrero
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Andreia
Pereira, Marco
Canavarro, José Manuel Portocarrero
dc.subject.por.fl_str_mv Competências do século XXI”; Ensino superior; Proficiência linguística; Sucesso académico; Transição
Academic success; Higher education; Linguistic proficiency; "The 21st-century skills"; Transition
topic Competências do século XXI”; Ensino superior; Proficiência linguística; Sucesso académico; Transição
Academic success; Higher education; Linguistic proficiency; "The 21st-century skills"; Transition
description Entre as “competências do século XXI”, um dos termos mais ubíquos dos debates internacionais sobre Educação, o domínio das línguas materna e estrangeiras, particularmente do Inglês, é apontado como indispensável para uma comunicação perspícua numa aldeia-global (a sociedade sem fronteiras e interdependente deste século). Estudos realizados com alunos do Ensino Superior português têm demonstrado lacunas nas competências linguístico-comunicativas, na sua língua materna e no Inglês, situação que limita o acesso e a produção de conhecimento e a mobilidade e compromete o sucesso académico e profissional. O presente artigo visa a divulgação e a reflexão sobre os dados obtidos na aferição da proficiência em Inglês e em Português dos alunos do primeiro ano da Universidade de Coimbra do ano lectivo 2007/2008, a fim de conhecer a proficiência linguística da amostra, a variabilidade desta variável em função de algumas características sociodemográficas e relativas ao perfil do estudante, bem como a relação entre os dois níveis de proficiência linguística medidos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/20687
http://hdl.handle.net/10316/20687
https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-2_7
url http://hdl.handle.net/10316/20687
https://doi.org/10.14195/1647-8614_44-2_7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0870418X
16478614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
publisher.none.fl_str_mv Imprensa da Universidade de Coimbra
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133764442390528