A utilização do lúdico, didático e multimédia como ptenciador de aprendizagem da leitura e escrita funcionais em alunos com NEE's de carácter permanente tipo cognitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carla Sofia Coelho da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12251
Resumo: A sala de aula é um lugar mágico onde o professor consegue conciliar objetivos pedagógicos com os desejos do aluno, onde tudo é possível! Para isso é necessário encontrar o equilíbrio entre o cumprimento das funções pedagógicas e o desenvolvimento da subjetividade, como ferramenta de construção do ser humano autónomo e criativo. A utilização do lúdico-didático e do multimédia na sala de aula, como potenciadores das aprendizagens, e designadamente da que respeita à Leitura e Escrita Funcionais, em casos de alunos com NEE's de Carácter Permanente de Tipo Cognitivo é uma forma de atingir os objetivos pedagógicos, conciliando o aprender com o brincar. Com este trabalho pretendemos despertar a consciência dos profissionais da educação para a importância do lúdico-didático e do multimédia, na forma de várias atividades, nomeadamente jogos e brincadeiras, para o desenvolvimento e aprendizagem do educando e apresentar alguns dos benefícios que o lúdico proporciona no âmbito escolar. Durante um ano letivo acompanhamos um grupo de alunos com NEE’s permanentes, do tipo cognitivo, o que nos permitiu verificar que a utilização do lúdico, didático e do multimédia em sala de aula, através de jogos e brincadeiras educativas, desenvolve algumas habilidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Conscientes de que para exercer a capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas, consideramos que este tipo de atividades contribui na preparação para a sua vida futura. "Brincar para aprender ou aprender a brincar" através de materiais lúdico-didáticos e multimédia é um enunciado que estabelece uma reciprocidade, duplamente ajustada a alunos com NEE, visto que parece poder ajudar, de um modo muito orientado, o desenvolvimento das suas possibilidades de exploração e experimentação, da capacidade de concentração, do interesse e da interação com a sociedade e assim favorecer a integração.
id RCAP_dab0ffa80f1d15dbe646734343084abf
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/12251
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A utilização do lúdico, didático e multimédia como ptenciador de aprendizagem da leitura e escrita funcionais em alunos com NEE's de carácter permanente tipo cognitivoComportamento Lúdico InfantilEducação EspecialJogoEstratégias da LeituraA sala de aula é um lugar mágico onde o professor consegue conciliar objetivos pedagógicos com os desejos do aluno, onde tudo é possível! Para isso é necessário encontrar o equilíbrio entre o cumprimento das funções pedagógicas e o desenvolvimento da subjetividade, como ferramenta de construção do ser humano autónomo e criativo. A utilização do lúdico-didático e do multimédia na sala de aula, como potenciadores das aprendizagens, e designadamente da que respeita à Leitura e Escrita Funcionais, em casos de alunos com NEE's de Carácter Permanente de Tipo Cognitivo é uma forma de atingir os objetivos pedagógicos, conciliando o aprender com o brincar. Com este trabalho pretendemos despertar a consciência dos profissionais da educação para a importância do lúdico-didático e do multimédia, na forma de várias atividades, nomeadamente jogos e brincadeiras, para o desenvolvimento e aprendizagem do educando e apresentar alguns dos benefícios que o lúdico proporciona no âmbito escolar. Durante um ano letivo acompanhamos um grupo de alunos com NEE’s permanentes, do tipo cognitivo, o que nos permitiu verificar que a utilização do lúdico, didático e do multimédia em sala de aula, através de jogos e brincadeiras educativas, desenvolve algumas habilidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Conscientes de que para exercer a capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas, consideramos que este tipo de atividades contribui na preparação para a sua vida futura. "Brincar para aprender ou aprender a brincar" através de materiais lúdico-didáticos e multimédia é um enunciado que estabelece uma reciprocidade, duplamente ajustada a alunos com NEE, visto que parece poder ajudar, de um modo muito orientado, o desenvolvimento das suas possibilidades de exploração e experimentação, da capacidade de concentração, do interesse e da interação com a sociedade e assim favorecer a integração.Lopes, Isabel Maria Carrilho Calado Antunes, 1960-Repositório ComumSilva, Carla Sofia Coelho da2016-03-14T12:14:53Z2013-01-01T00:00:00Z2013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/12251201333651porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:43Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/12251Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:47.884700Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A utilização do lúdico, didático e multimédia como ptenciador de aprendizagem da leitura e escrita funcionais em alunos com NEE's de carácter permanente tipo cognitivo
title A utilização do lúdico, didático e multimédia como ptenciador de aprendizagem da leitura e escrita funcionais em alunos com NEE's de carácter permanente tipo cognitivo
spellingShingle A utilização do lúdico, didático e multimédia como ptenciador de aprendizagem da leitura e escrita funcionais em alunos com NEE's de carácter permanente tipo cognitivo
Silva, Carla Sofia Coelho da
Comportamento Lúdico Infantil
Educação Especial
Jogo
Estratégias da Leitura
title_short A utilização do lúdico, didático e multimédia como ptenciador de aprendizagem da leitura e escrita funcionais em alunos com NEE's de carácter permanente tipo cognitivo
title_full A utilização do lúdico, didático e multimédia como ptenciador de aprendizagem da leitura e escrita funcionais em alunos com NEE's de carácter permanente tipo cognitivo
title_fullStr A utilização do lúdico, didático e multimédia como ptenciador de aprendizagem da leitura e escrita funcionais em alunos com NEE's de carácter permanente tipo cognitivo
title_full_unstemmed A utilização do lúdico, didático e multimédia como ptenciador de aprendizagem da leitura e escrita funcionais em alunos com NEE's de carácter permanente tipo cognitivo
title_sort A utilização do lúdico, didático e multimédia como ptenciador de aprendizagem da leitura e escrita funcionais em alunos com NEE's de carácter permanente tipo cognitivo
author Silva, Carla Sofia Coelho da
author_facet Silva, Carla Sofia Coelho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lopes, Isabel Maria Carrilho Calado Antunes, 1960-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Carla Sofia Coelho da
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento Lúdico Infantil
Educação Especial
Jogo
Estratégias da Leitura
topic Comportamento Lúdico Infantil
Educação Especial
Jogo
Estratégias da Leitura
description A sala de aula é um lugar mágico onde o professor consegue conciliar objetivos pedagógicos com os desejos do aluno, onde tudo é possível! Para isso é necessário encontrar o equilíbrio entre o cumprimento das funções pedagógicas e o desenvolvimento da subjetividade, como ferramenta de construção do ser humano autónomo e criativo. A utilização do lúdico-didático e do multimédia na sala de aula, como potenciadores das aprendizagens, e designadamente da que respeita à Leitura e Escrita Funcionais, em casos de alunos com NEE's de Carácter Permanente de Tipo Cognitivo é uma forma de atingir os objetivos pedagógicos, conciliando o aprender com o brincar. Com este trabalho pretendemos despertar a consciência dos profissionais da educação para a importância do lúdico-didático e do multimédia, na forma de várias atividades, nomeadamente jogos e brincadeiras, para o desenvolvimento e aprendizagem do educando e apresentar alguns dos benefícios que o lúdico proporciona no âmbito escolar. Durante um ano letivo acompanhamos um grupo de alunos com NEE’s permanentes, do tipo cognitivo, o que nos permitiu verificar que a utilização do lúdico, didático e do multimédia em sala de aula, através de jogos e brincadeiras educativas, desenvolve algumas habilidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Conscientes de que para exercer a capacidade de criar é imprescindível que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhes são oferecidas, consideramos que este tipo de atividades contribui na preparação para a sua vida futura. "Brincar para aprender ou aprender a brincar" através de materiais lúdico-didáticos e multimédia é um enunciado que estabelece uma reciprocidade, duplamente ajustada a alunos com NEE, visto que parece poder ajudar, de um modo muito orientado, o desenvolvimento das suas possibilidades de exploração e experimentação, da capacidade de concentração, do interesse e da interação com a sociedade e assim favorecer a integração.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013-01-01T00:00:00Z
2016-03-14T12:14:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/12251
201333651
url http://hdl.handle.net/10400.26/12251
identifier_str_mv 201333651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130013629415424