“Mas o que eu quero é tocar" : o papel da literacia da informação na formação do músico instrumentista no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/49267 |
Resumo: | Assim como para outros estudantes, o ensino superior é uma importante etapa na vida de muitos músicos. O ingresso em uma instituição de ensino superior é motivo de muita comemoração e alegria, mas quando o ano letivo inicia, também chegam as inseguranças e os desafios. Desistir é um pensamento que ocorre pelo mesmo uma vez na mente de um estudante sobrecarregado com tantos trabalhos e prazos. O estudante de Música também encontra desafios inerentes da área da Música e a literacia da informação pode auxiliar os estudantes em compreender esses aspetos próprios da informação musical. Desta forma, o objetivo desse trabalho é analisar a perceção dos estudantes finalistas das licenciaturas em Música, de Portugal, sobre o papel da literacia da informação em sua formação como músico instrumentista. Este trabalho é um estudo de caso, cuja metodologia iniciou-se com uma revisão de literatura contemplando a literacia da informação, sua atuação no ensino superior e também no ensino superior em Música. Em seguida, foi elaborado um questionário, dividido em seis seções, para que fosse respondido por alunos finalistas do ensino superior em Música, variante instrumento, de instituições portuguesas. Após o período da receção, as respostas foram analisadas através da análise do conteúdo. O estudante de música, ainda que não seja familiarizado com o termo, perceciona que a literacia da informação agrega valor no desenvolvimento de sua carreira como músico instrumentista. Ele perceciona que os efeitos da literacia da informação são essenciais e duradouros, que essas habilidades desenvolvidas durante os anos de ensino superior irão os acompanhar ao longo de sua trajetória. |
id |
RCAP_dab4aabbde13cade44c790d9a08ba474 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/49267 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
“Mas o que eu quero é tocar" : o papel da literacia da informação na formação do músico instrumentista no Ensino SuperiorLiteracia da informação - Estudos de casoEstudantes de música - PortugalMúsica - Estudo e ensino - Portugal - Estudos de casoExecução (Música)Teses de mestrado - 2021Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoDomínio/Área Científica::Humanidades::Outras HumanidadesAssim como para outros estudantes, o ensino superior é uma importante etapa na vida de muitos músicos. O ingresso em uma instituição de ensino superior é motivo de muita comemoração e alegria, mas quando o ano letivo inicia, também chegam as inseguranças e os desafios. Desistir é um pensamento que ocorre pelo mesmo uma vez na mente de um estudante sobrecarregado com tantos trabalhos e prazos. O estudante de Música também encontra desafios inerentes da área da Música e a literacia da informação pode auxiliar os estudantes em compreender esses aspetos próprios da informação musical. Desta forma, o objetivo desse trabalho é analisar a perceção dos estudantes finalistas das licenciaturas em Música, de Portugal, sobre o papel da literacia da informação em sua formação como músico instrumentista. Este trabalho é um estudo de caso, cuja metodologia iniciou-se com uma revisão de literatura contemplando a literacia da informação, sua atuação no ensino superior e também no ensino superior em Música. Em seguida, foi elaborado um questionário, dividido em seis seções, para que fosse respondido por alunos finalistas do ensino superior em Música, variante instrumento, de instituições portuguesas. Após o período da receção, as respostas foram analisadas através da análise do conteúdo. O estudante de música, ainda que não seja familiarizado com o termo, perceciona que a literacia da informação agrega valor no desenvolvimento de sua carreira como músico instrumentista. Ele perceciona que os efeitos da literacia da informação são essenciais e duradouros, que essas habilidades desenvolvidas durante os anos de ensino superior irão os acompanhar ao longo de sua trajetória.As well as other students, higher education is an important step in the life of many musicians. The admission in a higher education institution is reason for much joy and celebration, but when the school year starts also begin the insecurities and challenges. Giving up is a thought that crosses the mind of an overwhelmed student who has so many assignments and deadlines. The music student also finds challenges that are inherent of the music field and the information literacy can help students to understand the unique aspects of music information. Therefore, the aim of this study is to analyze the perception of senior undergraduate music students, in Portugal, about the role of information literacy in their growth as music instrumentalists. This research is a case study, which methodology began with a literature review involving information literacy, its role in higher education and in music higher education as well. Next, a questionnaire was developed, divided in six sections, to be answered by senior undergraduate music instrumentalist students from Portuguese higher education institutions. After the stipulated date for receiving the answers, they were analyzed through content analysis. The music student, even if not familiarized with the term, perceives that information literacy aggregates value in their career development as a music instrumentalist. They perceive that information literacy outcomes are essential and everlasting, that the skills developed during their years in higher education will follow them throughout their professional path.Costa, TeresaRepositório da Universidade de LisboaMello, Danielle de Pinho2021-08-06T15:14:54Z2021-06-282021-05-252021-06-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/49267TID:202735451porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:52:55Zoai:repositorio.ul.pt:10451/49267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:00:55.949572Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Mas o que eu quero é tocar" : o papel da literacia da informação na formação do músico instrumentista no Ensino Superior |
title |
“Mas o que eu quero é tocar" : o papel da literacia da informação na formação do músico instrumentista no Ensino Superior |
spellingShingle |
“Mas o que eu quero é tocar" : o papel da literacia da informação na formação do músico instrumentista no Ensino Superior Mello, Danielle de Pinho Literacia da informação - Estudos de caso Estudantes de música - Portugal Música - Estudo e ensino - Portugal - Estudos de caso Execução (Música) Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
title_short |
“Mas o que eu quero é tocar" : o papel da literacia da informação na formação do músico instrumentista no Ensino Superior |
title_full |
“Mas o que eu quero é tocar" : o papel da literacia da informação na formação do músico instrumentista no Ensino Superior |
title_fullStr |
“Mas o que eu quero é tocar" : o papel da literacia da informação na formação do músico instrumentista no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
“Mas o que eu quero é tocar" : o papel da literacia da informação na formação do músico instrumentista no Ensino Superior |
title_sort |
“Mas o que eu quero é tocar" : o papel da literacia da informação na formação do músico instrumentista no Ensino Superior |
author |
Mello, Danielle de Pinho |
author_facet |
Mello, Danielle de Pinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, Teresa Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Danielle de Pinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literacia da informação - Estudos de caso Estudantes de música - Portugal Música - Estudo e ensino - Portugal - Estudos de caso Execução (Música) Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
topic |
Literacia da informação - Estudos de caso Estudantes de música - Portugal Música - Estudo e ensino - Portugal - Estudos de caso Execução (Música) Teses de mestrado - 2021 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicação Domínio/Área Científica::Humanidades::Outras Humanidades |
description |
Assim como para outros estudantes, o ensino superior é uma importante etapa na vida de muitos músicos. O ingresso em uma instituição de ensino superior é motivo de muita comemoração e alegria, mas quando o ano letivo inicia, também chegam as inseguranças e os desafios. Desistir é um pensamento que ocorre pelo mesmo uma vez na mente de um estudante sobrecarregado com tantos trabalhos e prazos. O estudante de Música também encontra desafios inerentes da área da Música e a literacia da informação pode auxiliar os estudantes em compreender esses aspetos próprios da informação musical. Desta forma, o objetivo desse trabalho é analisar a perceção dos estudantes finalistas das licenciaturas em Música, de Portugal, sobre o papel da literacia da informação em sua formação como músico instrumentista. Este trabalho é um estudo de caso, cuja metodologia iniciou-se com uma revisão de literatura contemplando a literacia da informação, sua atuação no ensino superior e também no ensino superior em Música. Em seguida, foi elaborado um questionário, dividido em seis seções, para que fosse respondido por alunos finalistas do ensino superior em Música, variante instrumento, de instituições portuguesas. Após o período da receção, as respostas foram analisadas através da análise do conteúdo. O estudante de música, ainda que não seja familiarizado com o termo, perceciona que a literacia da informação agrega valor no desenvolvimento de sua carreira como músico instrumentista. Ele perceciona que os efeitos da literacia da informação são essenciais e duradouros, que essas habilidades desenvolvidas durante os anos de ensino superior irão os acompanhar ao longo de sua trajetória. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-06T15:14:54Z 2021-06-28 2021-05-25 2021-06-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/49267 TID:202735451 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/49267 |
identifier_str_mv |
TID:202735451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134557364027392 |