A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/5091 |
Resumo: | Mais de 50% dos utilizadores de redes sociais na Europa estão ligados a marcas, estando este canal a impactar o processo de decisão dos viajantes. 70% dos viajantes são membros activos numa rede social, sendo que dois terços são Facebookers; 33 dos 50 lugares com mais Facebook checkins são aeroportos, e as indústrias das companhias aéreas e telecomunicações são as que geram maiores taxas de resposta. Consciente desta realidade, a Amadeus, empresa líder mundial no fornecimento de soluções tecnológicas para a indústria de viagens e turismo, decidiu criar em Julho de 2011 uma página local para o Facebook. Em virtude de os dados recolhidos, dados secundários, terem sido extraídos de um universo muito maior do que o público alvo da Amadeus, foi levado a cabo um inquérito aos profissionais da indústria de viagens e turismo em Portugal no que respeita ao Facebook, tendo sido obtidas 244 respostas. O questionário indica, entre outros dados, que 93,2% dos agentes de viagens são fãs de empresas/marcas, que apenas 9,7% dos agentes de viagens em Portugal não utilizam o Facebook para fins profissionais, dispendendo em média 40,2% do tempo no site com esta finalidade. Este projecto visa dotar a empresa de um conjunto de boas práticas nesta rede social, tendo sido propostas políticas de implementação, comunicação, promoção, engagement, comerciais, de ligação a outras redes sociais e políticas de gestão do risco. |
id |
RCAP_dac11d665abe847b0d9298d5aaeaa277 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5091 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus PortugalFacebookPolíticas de comunicaçãoViagens e turismoAgência de viagensCommunication policiesTravel and tourismTravel agenciesMais de 50% dos utilizadores de redes sociais na Europa estão ligados a marcas, estando este canal a impactar o processo de decisão dos viajantes. 70% dos viajantes são membros activos numa rede social, sendo que dois terços são Facebookers; 33 dos 50 lugares com mais Facebook checkins são aeroportos, e as indústrias das companhias aéreas e telecomunicações são as que geram maiores taxas de resposta. Consciente desta realidade, a Amadeus, empresa líder mundial no fornecimento de soluções tecnológicas para a indústria de viagens e turismo, decidiu criar em Julho de 2011 uma página local para o Facebook. Em virtude de os dados recolhidos, dados secundários, terem sido extraídos de um universo muito maior do que o público alvo da Amadeus, foi levado a cabo um inquérito aos profissionais da indústria de viagens e turismo em Portugal no que respeita ao Facebook, tendo sido obtidas 244 respostas. O questionário indica, entre outros dados, que 93,2% dos agentes de viagens são fãs de empresas/marcas, que apenas 9,7% dos agentes de viagens em Portugal não utilizam o Facebook para fins profissionais, dispendendo em média 40,2% do tempo no site com esta finalidade. Este projecto visa dotar a empresa de um conjunto de boas práticas nesta rede social, tendo sido propostas políticas de implementação, comunicação, promoção, engagement, comerciais, de ligação a outras redes sociais e políticas de gestão do risco.Over 50% of the social networks’ users in Europe are linked to brands and this channel is impacting the travelers’ decision process. 70% of travelers are active members in a social network, two thirds of which are Facebookers. 33 of the 50 places with most Facebook checkins are airports and airline and telecommunications industries are those that generate higher response rates. Aware of this reality, Amadeus, the leading global provider of technology solutions for the travel and tourism industry, decided in July 2011 to create a local page on Facebook. Since the secondary data collected has been extracted from a much larger universe than Amadeus’ target, a survey was taken out regarding industry professionals from travel and tourism in Portugal and Facebook, resulting in 244 responses. The survey indicates, among other things, that 93,2% of the travel agents are fans of companies / brands, that only 9,7% of the travel agents in Portugal do not use Facebook for professional purposes, spending an average 40,2 of their time on Faceook with this purpose. This project aims to provide the company with a set of best practices in social networks. Therefore, some policies have been proposed: implementation, communication, promotion, engagement, commercial, link to other social networks and risk management policies.2013-06-04T15:43:22Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5091porTorres, Helena Isabel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:48Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:29.432740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal |
title |
A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal |
spellingShingle |
A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal Torres, Helena Isabel Teixeira Políticas de comunicação Viagens e turismo Agência de viagens Communication policies Travel and tourism Travel agencies |
title_short |
A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal |
title_full |
A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal |
title_fullStr |
A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal |
title_full_unstemmed |
A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal |
title_sort |
A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal |
author |
Torres, Helena Isabel Teixeira |
author_facet |
Torres, Helena Isabel Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Torres, Helena Isabel Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Facebook Políticas de comunicação Viagens e turismo Agência de viagens Communication policies Travel and tourism Travel agencies |
topic |
Facebook Políticas de comunicação Viagens e turismo Agência de viagens Communication policies Travel and tourism Travel agencies |
description |
Mais de 50% dos utilizadores de redes sociais na Europa estão ligados a marcas, estando este canal a impactar o processo de decisão dos viajantes. 70% dos viajantes são membros activos numa rede social, sendo que dois terços são Facebookers; 33 dos 50 lugares com mais Facebook checkins são aeroportos, e as indústrias das companhias aéreas e telecomunicações são as que geram maiores taxas de resposta. Consciente desta realidade, a Amadeus, empresa líder mundial no fornecimento de soluções tecnológicas para a indústria de viagens e turismo, decidiu criar em Julho de 2011 uma página local para o Facebook. Em virtude de os dados recolhidos, dados secundários, terem sido extraídos de um universo muito maior do que o público alvo da Amadeus, foi levado a cabo um inquérito aos profissionais da indústria de viagens e turismo em Portugal no que respeita ao Facebook, tendo sido obtidas 244 respostas. O questionário indica, entre outros dados, que 93,2% dos agentes de viagens são fãs de empresas/marcas, que apenas 9,7% dos agentes de viagens em Portugal não utilizam o Facebook para fins profissionais, dispendendo em média 40,2% do tempo no site com esta finalidade. Este projecto visa dotar a empresa de um conjunto de boas práticas nesta rede social, tendo sido propostas políticas de implementação, comunicação, promoção, engagement, comerciais, de ligação a outras redes sociais e políticas de gestão do risco. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012 2012-04 2013-06-04T15:43:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/5091 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/5091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134754207956992 |