A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres, Helena Isabel Teixeira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5091
Resumo: Mais de 50% dos utilizadores de redes sociais na Europa estão ligados a marcas, estando este canal a impactar o processo de decisão dos viajantes. 70% dos viajantes são membros activos numa rede social, sendo que dois terços são Facebookers; 33 dos 50 lugares com mais Facebook checkins são aeroportos, e as indústrias das companhias aéreas e telecomunicações são as que geram maiores taxas de resposta. Consciente desta realidade, a Amadeus, empresa líder mundial no fornecimento de soluções tecnológicas para a indústria de viagens e turismo, decidiu criar em Julho de 2011 uma página local para o Facebook. Em virtude de os dados recolhidos, dados secundários, terem sido extraídos de um universo muito maior do que o público alvo da Amadeus, foi levado a cabo um inquérito aos profissionais da indústria de viagens e turismo em Portugal no que respeita ao Facebook, tendo sido obtidas 244 respostas. O questionário indica, entre outros dados, que 93,2% dos agentes de viagens são fãs de empresas/marcas, que apenas 9,7% dos agentes de viagens em Portugal não utilizam o Facebook para fins profissionais, dispendendo em média 40,2% do tempo no site com esta finalidade. Este projecto visa dotar a empresa de um conjunto de boas práticas nesta rede social, tendo sido propostas políticas de implementação, comunicação, promoção, engagement, comerciais, de ligação a outras redes sociais e políticas de gestão do risco.
id RCAP_dac11d665abe847b0d9298d5aaeaa277
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5091
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus PortugalFacebookPolíticas de comunicaçãoViagens e turismoAgência de viagensCommunication policiesTravel and tourismTravel agenciesMais de 50% dos utilizadores de redes sociais na Europa estão ligados a marcas, estando este canal a impactar o processo de decisão dos viajantes. 70% dos viajantes são membros activos numa rede social, sendo que dois terços são Facebookers; 33 dos 50 lugares com mais Facebook checkins são aeroportos, e as indústrias das companhias aéreas e telecomunicações são as que geram maiores taxas de resposta. Consciente desta realidade, a Amadeus, empresa líder mundial no fornecimento de soluções tecnológicas para a indústria de viagens e turismo, decidiu criar em Julho de 2011 uma página local para o Facebook. Em virtude de os dados recolhidos, dados secundários, terem sido extraídos de um universo muito maior do que o público alvo da Amadeus, foi levado a cabo um inquérito aos profissionais da indústria de viagens e turismo em Portugal no que respeita ao Facebook, tendo sido obtidas 244 respostas. O questionário indica, entre outros dados, que 93,2% dos agentes de viagens são fãs de empresas/marcas, que apenas 9,7% dos agentes de viagens em Portugal não utilizam o Facebook para fins profissionais, dispendendo em média 40,2% do tempo no site com esta finalidade. Este projecto visa dotar a empresa de um conjunto de boas práticas nesta rede social, tendo sido propostas políticas de implementação, comunicação, promoção, engagement, comerciais, de ligação a outras redes sociais e políticas de gestão do risco.Over 50% of the social networks’ users in Europe are linked to brands and this channel is impacting the travelers’ decision process. 70% of travelers are active members in a social network, two thirds of which are Facebookers. 33 of the 50 places with most Facebook checkins are airports and airline and telecommunications industries are those that generate higher response rates. Aware of this reality, Amadeus, the leading global provider of technology solutions for the travel and tourism industry, decided in July 2011 to create a local page on Facebook. Since the secondary data collected has been extracted from a much larger universe than Amadeus’ target, a survey was taken out regarding industry professionals from travel and tourism in Portugal and Facebook, resulting in 244 responses. The survey indicates, among other things, that 93,2% of the travel agents are fans of companies / brands, that only 9,7% of the travel agents in Portugal do not use Facebook for professional purposes, spending an average 40,2 of their time on Faceook with this purpose. This project aims to provide the company with a set of best practices in social networks. Therefore, some policies have been proposed: implementation, communication, promotion, engagement, commercial, link to other social networks and risk management policies.2013-06-04T15:43:22Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5091porTorres, Helena Isabel Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:41:48Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5091Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:19:29.432740Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal
title A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal
spellingShingle A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal
Torres, Helena Isabel Teixeira
Facebook
Políticas de comunicação
Viagens e turismo
Agência de viagens
Communication policies
Travel and tourism
Travel agencies
title_short A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal
title_full A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal
title_fullStr A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal
title_full_unstemmed A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal
title_sort A relação entre a indústria das viagens e turismo em Portugal e o Facebook: profissionalização da página do Facebook da Amadeus Portugal
author Torres, Helena Isabel Teixeira
author_facet Torres, Helena Isabel Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres, Helena Isabel Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Facebook
Políticas de comunicação
Viagens e turismo
Agência de viagens
Communication policies
Travel and tourism
Travel agencies
topic Facebook
Políticas de comunicação
Viagens e turismo
Agência de viagens
Communication policies
Travel and tourism
Travel agencies
description Mais de 50% dos utilizadores de redes sociais na Europa estão ligados a marcas, estando este canal a impactar o processo de decisão dos viajantes. 70% dos viajantes são membros activos numa rede social, sendo que dois terços são Facebookers; 33 dos 50 lugares com mais Facebook checkins são aeroportos, e as indústrias das companhias aéreas e telecomunicações são as que geram maiores taxas de resposta. Consciente desta realidade, a Amadeus, empresa líder mundial no fornecimento de soluções tecnológicas para a indústria de viagens e turismo, decidiu criar em Julho de 2011 uma página local para o Facebook. Em virtude de os dados recolhidos, dados secundários, terem sido extraídos de um universo muito maior do que o público alvo da Amadeus, foi levado a cabo um inquérito aos profissionais da indústria de viagens e turismo em Portugal no que respeita ao Facebook, tendo sido obtidas 244 respostas. O questionário indica, entre outros dados, que 93,2% dos agentes de viagens são fãs de empresas/marcas, que apenas 9,7% dos agentes de viagens em Portugal não utilizam o Facebook para fins profissionais, dispendendo em média 40,2% do tempo no site com esta finalidade. Este projecto visa dotar a empresa de um conjunto de boas práticas nesta rede social, tendo sido propostas políticas de implementação, comunicação, promoção, engagement, comerciais, de ligação a outras redes sociais e políticas de gestão do risco.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-04
2013-06-04T15:43:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/5091
url http://hdl.handle.net/10071/5091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134754207956992