Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/5524 |
Resumo: | Considerando que as estratégias de coping são utilizadas pelos sujeitos para lidar com as demandas provenientes de situações adversas e stressoras, que a resiliência se refere à capacidade de ser resistente face às adversidades e que a entrada e a adaptação ao Ensino Superior têm sido reportadas como potencialmente stressoras, neste estudo procurou-se estudar estes dois constructos numa amostra de estudantes do Ensino Superior. 301 estudantes deste nível de ensino responderam a um inquérito por questionário que, além de algumas questões de cariz sociodemográfico, incluiu o Questionário de Estratégias de Coping (QEC) e a Escala da Resiliência (ER). |
id |
RCAP_dac7a50de8488688f3dceb61bc5118df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5524 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino SuperiorEstratégias de CopingResiliênciaEstudantes do Ensino SuperiorAnálise de DadosCoping StrategiesResilienceHigher Education StudentsData AnalysisConsiderando que as estratégias de coping são utilizadas pelos sujeitos para lidar com as demandas provenientes de situações adversas e stressoras, que a resiliência se refere à capacidade de ser resistente face às adversidades e que a entrada e a adaptação ao Ensino Superior têm sido reportadas como potencialmente stressoras, neste estudo procurou-se estudar estes dois constructos numa amostra de estudantes do Ensino Superior. 301 estudantes deste nível de ensino responderam a um inquérito por questionário que, além de algumas questões de cariz sociodemográfico, incluiu o Questionário de Estratégias de Coping (QEC) e a Escala da Resiliência (ER).ABSTRACT: Considering that coping strategies are used to deal with the demands arising from adverse and stressful situations, also considering that resilience refers to the outcome of the strategy(s) used to enhance the individual's adaptation to the adversities he/she may face, and, finally, considering that entry and adaptation to Higher Education have been reported as a situation potentially stressful, this study sought to study these two constructs in a sample of Higher Education students. 301 Higher Education students participated answered a questionnaire survey that, in addition to some sociodemographic questions, included the Coping Strategies Questionnaire (CSQ) and the Resilience Scale.Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Laboratório de Avaliação Psicológica e PsicometriaRepositório da Universidade dos AçoresSilva, Osvaldo Dias Lopes daCaldeira, Suzana NunesSousa, ÁureaMendes, Maria2020-05-09T16:22:52Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5524porSilva, O., Caldeira, S. N., Sousa, A., & Mendes, M. (2020). Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior. Revista E-Psi, 9(1), 118-136.2182-7591info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:54Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:43.101977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior |
title |
Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior |
spellingShingle |
Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior Silva, Osvaldo Dias Lopes da Estratégias de Coping Resiliência Estudantes do Ensino Superior Análise de Dados Coping Strategies Resilience Higher Education Students Data Analysis |
title_short |
Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior |
title_full |
Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior |
title_fullStr |
Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior |
title_sort |
Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior |
author |
Silva, Osvaldo Dias Lopes da |
author_facet |
Silva, Osvaldo Dias Lopes da Caldeira, Suzana Nunes Sousa, Áurea Mendes, Maria |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Suzana Nunes Sousa, Áurea Mendes, Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Osvaldo Dias Lopes da Caldeira, Suzana Nunes Sousa, Áurea Mendes, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de Coping Resiliência Estudantes do Ensino Superior Análise de Dados Coping Strategies Resilience Higher Education Students Data Analysis |
topic |
Estratégias de Coping Resiliência Estudantes do Ensino Superior Análise de Dados Coping Strategies Resilience Higher Education Students Data Analysis |
description |
Considerando que as estratégias de coping são utilizadas pelos sujeitos para lidar com as demandas provenientes de situações adversas e stressoras, que a resiliência se refere à capacidade de ser resistente face às adversidades e que a entrada e a adaptação ao Ensino Superior têm sido reportadas como potencialmente stressoras, neste estudo procurou-se estudar estes dois constructos numa amostra de estudantes do Ensino Superior. 301 estudantes deste nível de ensino responderam a um inquérito por questionário que, além de algumas questões de cariz sociodemográfico, incluiu o Questionário de Estratégias de Coping (QEC) e a Escala da Resiliência (ER). |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-09T16:22:52Z 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/5524 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/5524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Silva, O., Caldeira, S. N., Sousa, A., & Mendes, M. (2020). Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior. Revista E-Psi, 9(1), 118-136. 2182-7591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130734330380288 |