Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Osvaldo Dias Lopes da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Caldeira, Suzana Nunes, Sousa, Áurea, Mendes, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5524
Resumo: Considerando que as estratégias de coping são utilizadas pelos sujeitos para lidar com as demandas provenientes de situações adversas e stressoras, que a resiliência se refere à capacidade de ser resistente face às adversidades e que a entrada e a adaptação ao Ensino Superior têm sido reportadas como potencialmente stressoras, neste estudo procurou-se estudar estes dois constructos numa amostra de estudantes do Ensino Superior. 301 estudantes deste nível de ensino responderam a um inquérito por questionário que, além de algumas questões de cariz sociodemográfico, incluiu o Questionário de Estratégias de Coping (QEC) e a Escala da Resiliência (ER).
id RCAP_dac7a50de8488688f3dceb61bc5118df
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino SuperiorEstratégias de CopingResiliênciaEstudantes do Ensino SuperiorAnálise de DadosCoping StrategiesResilienceHigher Education StudentsData AnalysisConsiderando que as estratégias de coping são utilizadas pelos sujeitos para lidar com as demandas provenientes de situações adversas e stressoras, que a resiliência se refere à capacidade de ser resistente face às adversidades e que a entrada e a adaptação ao Ensino Superior têm sido reportadas como potencialmente stressoras, neste estudo procurou-se estudar estes dois constructos numa amostra de estudantes do Ensino Superior. 301 estudantes deste nível de ensino responderam a um inquérito por questionário que, além de algumas questões de cariz sociodemográfico, incluiu o Questionário de Estratégias de Coping (QEC) e a Escala da Resiliência (ER).ABSTRACT: Considering that coping strategies are used to deal with the demands arising from adverse and stressful situations, also considering that resilience refers to the outcome of the strategy(s) used to enhance the individual's adaptation to the adversities he/she may face, and, finally, considering that entry and adaptation to Higher Education have been reported as a situation potentially stressful, this study sought to study these two constructs in a sample of Higher Education students. 301 Higher Education students participated answered a questionnaire survey that, in addition to some sociodemographic questions, included the Coping Strategies Questionnaire (CSQ) and the Resilience Scale.Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Laboratório de Avaliação Psicológica e PsicometriaRepositório da Universidade dos AçoresSilva, Osvaldo Dias Lopes daCaldeira, Suzana NunesSousa, ÁureaMendes, Maria2020-05-09T16:22:52Z20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5524porSilva, O., Caldeira, S. N., Sousa, A., & Mendes, M. (2020). Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior. Revista E-Psi, 9(1), 118-136.2182-7591info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:54Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:43.101977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior
title Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior
spellingShingle Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior
Silva, Osvaldo Dias Lopes da
Estratégias de Coping
Resiliência
Estudantes do Ensino Superior
Análise de Dados
Coping Strategies
Resilience
Higher Education Students
Data Analysis
title_short Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior
title_full Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior
title_fullStr Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior
title_full_unstemmed Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior
title_sort Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior
author Silva, Osvaldo Dias Lopes da
author_facet Silva, Osvaldo Dias Lopes da
Caldeira, Suzana Nunes
Sousa, Áurea
Mendes, Maria
author_role author
author2 Caldeira, Suzana Nunes
Sousa, Áurea
Mendes, Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Osvaldo Dias Lopes da
Caldeira, Suzana Nunes
Sousa, Áurea
Mendes, Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de Coping
Resiliência
Estudantes do Ensino Superior
Análise de Dados
Coping Strategies
Resilience
Higher Education Students
Data Analysis
topic Estratégias de Coping
Resiliência
Estudantes do Ensino Superior
Análise de Dados
Coping Strategies
Resilience
Higher Education Students
Data Analysis
description Considerando que as estratégias de coping são utilizadas pelos sujeitos para lidar com as demandas provenientes de situações adversas e stressoras, que a resiliência se refere à capacidade de ser resistente face às adversidades e que a entrada e a adaptação ao Ensino Superior têm sido reportadas como potencialmente stressoras, neste estudo procurou-se estudar estes dois constructos numa amostra de estudantes do Ensino Superior. 301 estudantes deste nível de ensino responderam a um inquérito por questionário que, além de algumas questões de cariz sociodemográfico, incluiu o Questionário de Estratégias de Coping (QEC) e a Escala da Resiliência (ER).
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-09T16:22:52Z
2020
2020-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5524
url http://hdl.handle.net/10400.3/5524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Silva, O., Caldeira, S. N., Sousa, A., & Mendes, M. (2020). Estratégias de coping e resiliência em estudantes do Ensino Superior. Revista E-Psi, 9(1), 118-136.
2182-7591
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Coimbra, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130734330380288