Desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos jovens integrados em PIEF
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/4485 |
Resumo: | O presente estudo, tem como objectivo compreender de que forma as estratégias utilizadas no Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), promovem o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos jovens que o frequentam. Os dados foram recolhidos através da informação dos Planos de Educação e Formação (PEF) de cada aluno, de forma a identificar as estratégias utilizadas no PIEF, que efectivamente promovem o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos jovens. Foi também aplicado um questionário aos alunos (N=38), com o objectivo de avaliar a percepção dos jovens, sobre as suas competências pessoais e sociais. Como principais resultados, verificou-se que as competências em que os alunos apresentam resultados mais elevados, no início do ano lectivo, são a pontualidade, a assiduidade e a participação. Enquanto no final do ano, são o relacionamento, a pontualidade, a cooperação e a participação. Em relação às estratégias, surgem como mais utilizadas: “Articular as actividades escolares com os interesses dos alunos”, “Fomentar a aquisição de competências e de metodologia de trabalho” e “Estimular hábitos de trabalho e de estudo”. Quanto à percepção dos jovens sobre as suas competências, as que eles mais percepcionaram ter foram: o relacionamento, a responsabilidade e a participação. Como principais conclusões, deve-se considerar que a maioria dos jovens que participaram no estudo adquiriu competências, revelando-se assim as estratégias significativas para a maioria dos alunos. Quanto à percepção dos jovens sobre as suas competências, estes efectivamente percepcionam tê-las, considerando sempre ter mais competências do que as avaliadas pelos técnicos. |
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O presente estudo, tem como objectivo compreender de que forma as estratégias utilizadas no Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF), promovem o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos jovens que o frequentam. Os dados foram recolhidos através da informação dos Planos de Educação e Formação (PEF) de cada aluno, de forma a identificar as estratégias utilizadas no PIEF, que efectivamente promovem o desenvolvimento de competências pessoais e sociais nos jovens. Foi também aplicado um questionário aos alunos (N=38), com o objectivo de avaliar a percepção dos jovens, sobre as suas competências pessoais e sociais. Como principais resultados, verificou-se que as competências em que os alunos apresentam resultados mais elevados, no início do ano lectivo, são a pontualidade, a assiduidade e a participação. Enquanto no final do ano, são o relacionamento, a pontualidade, a cooperação e a participação. Em relação às estratégias, surgem como mais utilizadas: “Articular as actividades escolares com os interesses dos alunos”, “Fomentar a aquisição de competências e de metodologia de trabalho” e “Estimular hábitos de trabalho e de estudo”. Quanto à percepção dos jovens sobre as suas competências, as que eles mais percepcionaram ter foram: o relacionamento, a responsabilidade e a participação. Como principais conclusões, deve-se considerar que a maioria dos jovens que participaram no estudo adquiriu competências, revelando-se assim as estratégias significativas para a maioria dos alunos. Quanto à percepção dos jovens sobre as suas competências, estes efectivamente percepcionam tê-las, considerando sempre ter mais competências do que as avaliadas pelos técnicos. |
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