As contribuições do sentido da vida para adolescentes em conflito com a lei
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UCS |
Texto Completo: | https://repositorio.ucs.br/11338/5000 |
Resumo: | Adolescentes envolvido em atos infracionais é um fenômeno global, podendo ter diversas causas. A adolescência é um período de experimentações, no qual a busca pela identidade é bastante acentuada e, é também, nessa fase do desenvolvimento que a busca por um sentido apresenta-se de forma mais intensa e mobilizadora. O sentido da vida é um dos pilares da Logoterapia e pode ser encontrado ao se realizar valores, sendo eles de vivência, criação e atitude. O presente estudo tem como objetivo geral identificar possíveis contribuições do sentido da vida para adolescentes que apresentam conflito com a lei. Como objetivos específicos o trabalho busca apresentar os aspectos fundamentais da Logoterapia; discorrer sobre o sentido da vida e suas manifestações; descrever os principais aspectos desenvolvimentais da adolescência e; caracterizar conflito com a lei na adolescência. A presente pesquisa se caracteriza como qualitativa de caráter exploratório e interpretativo. Para a realização deste trabalho foi utilizado como artefato cultural o filme "Gênio indomável" de 1997. Os dados coletados a partir do artefato cultural foram organizados em forma de tabela, para auxiliar a categorização e possibilitar uma melhor visualização. Foi utilizada, para a realização do referencial de análise, a análise de conteúdo, usando-se da estratégia de emparelhamento. As categorias criadas foram: "Aspectos desenvolvimentais da adolescência", "Conflito com a lei" e "Sentido da vida". A fim de uma melhor compreensão desses aspectos, foram criadas subcategorias que auxiliam na análise, sendo elas "atos infracionais" e "fatores de risco"; ?imaturidade emocional", "busca de identidade" e "importância dos pares" e; "ausência de sentido", "valores de vivência", "valores de criação" e "valores de atitude". Por meio da análise das cenas, foi possível compreender a relação entre a ausência de sentido e as práticas infracionais. Também pôde-se estabelecer a relação entre a realização de valores, a superação da crise central da adolescência e a suspensão dos comportamentos delituosos (sic). |
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