Resolução de tarefas de divisão: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capucho, Raquel de Jesus Garcia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6579
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_daef0532feaed78a48b829e943220411
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Resolução de tarefas de divisão: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridadeAprendizagem da divisãoEstratégicas usadas pelos alunosTarefas matemáticasAlunos do 1º ciclo do ensino básicoRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioDivision learningStrategies used by pupilsMathematics tasksPupils of basic primary schoolMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo tem como objetivo compreender o modo como os alunos do 4.º ano resolvem tarefas matemáticas, associadas à operação divisão. Neste âmbito, foram definidas as seguintes questões: (i) Quais são as estratégias usadas pelos alunos na resolução de tarefas de divisão? e (ii) Que dificuldades manifestam os alunos na resolução de tarefas de divisão?. O quadro teórico integra três temáticas fundamentais para este estudo: aprender matemática com compreensão; o papel do professor na aprendizagem da Matemática e a aprendizagem da divisão. O estudo segue uma metodologia qualitativa e interpretativa, e tem como participantes quatro alunos de uma turma de 4.º ano. Foi organizada uma intervenção na turma de 4.º ano que consistiu num conjunto de quatro sequências de tarefas propostas aos alunos num contexto de sala de aula. De modo a caracterizar as suas estratégias de resolução e as suas dificuldades foram selecionados quatro alunos. A análise das estratégias usadas pelos quatro alunos selecionados e as dificuldades que manifestaram quando resolvem tarefas, associadas à operação da divisão evidenciam que: (i) a resolução das tarefas propostas dependem do conhecimento que cada aluno tem das quatro operações; (ii) utilizam uma variedade de estratégias; (iii) há alunos que usam mais do que uma estratégia na mesma tarefa. Os resultados mostram, ainda que as dificuldades manifestadas pelos alunos resultam de não estarem consciencializados para a relação inversa entre a divisão e a multiplicação e o uso de subtrações sucessivas para resolverem tarefas associadas à divisão.The present study aims at understanding how students from the fourth grade solve mathematical tasks associated with the division operation. In this context, I defined the following questions: (i) What are the strategies used by students in solving division problems? and ( ii ) What difficulties affect students in solving division problems? The theoretical framework integrates three key themes for this study: to learn mathematics with understanding, the teacher's role in learning mathematics and learning division. The study follows a qualitative and interpretive methodology, and has four students from a class of fourth grade as participants. An intervention was organized in a class of fourth grade, and it consisted in a set of four sequences of tasks proposed to students in the context of the classroom. In order to characterize their resolution strategies and their difficulties, four students were selected. The analysis of the strategies used by the four selected students and the difficulties they manifested when they solve tasks related to the division operation show that: (i) the resolution of the proposed tasks depends on the knowledge that every student has of the four operations, (ii) the students use a variety of strategies; (iii) there are students who use more than one strategy in the same task. The results show also that the difficulties manifested by students exist because they are unaware of the inverse relationship between multiplication and division and using successive subtraction to solve tasks associated with the division.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalMendes, FátimaRepositório ComumCapucho, Raquel de Jesus Garcia2014-07-18T16:14:04Z2014-042014-04-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6579TID:201683822porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:49.412597Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Resolução de tarefas de divisão: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title Resolução de tarefas de divisão: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
spellingShingle Resolução de tarefas de divisão: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
Capucho, Raquel de Jesus Garcia
Aprendizagem da divisão
Estratégicas usadas pelos alunos
Tarefas matemáticas
Alunos do 1º ciclo do ensino básico
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Division learning
Strategies used by pupils
Mathematics tasks
Pupils of basic primary school
title_short Resolução de tarefas de divisão: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title_full Resolução de tarefas de divisão: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title_fullStr Resolução de tarefas de divisão: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Resolução de tarefas de divisão: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
title_sort Resolução de tarefas de divisão: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade
author Capucho, Raquel de Jesus Garcia
author_facet Capucho, Raquel de Jesus Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mendes, Fátima
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Capucho, Raquel de Jesus Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem da divisão
Estratégicas usadas pelos alunos
Tarefas matemáticas
Alunos do 1º ciclo do ensino básico
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Division learning
Strategies used by pupils
Mathematics tasks
Pupils of basic primary school
topic Aprendizagem da divisão
Estratégicas usadas pelos alunos
Tarefas matemáticas
Alunos do 1º ciclo do ensino básico
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Division learning
Strategies used by pupils
Mathematics tasks
Pupils of basic primary school
description Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-18T16:14:04Z
2014-04
2014-04-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6579
TID:201683822
url http://hdl.handle.net/10400.26/6579
identifier_str_mv TID:201683822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135323501887488