Formação contínua de professores de Biologia: contributos para um modelo construtivista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1994 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33987 |
Resumo: | O estudo apresentado constou da planificação, organização, realização e avaliação de um curso de formação contínua de professores de Biologia subordinado ao tema "Energia nos Sistemas Biológicos: perspectivas didácticas para a sua abordagem". Este tema foi seleccionado pela sua importância no currículo dos alunos do ensino secundário e por ser considerado por professores e investigadores, difícil de ensinar e de aprender. O curso foi perspectivado e orientado, segundo a teoria construtivista do ensino e aprendizagem. Visou familiarizar os professores com a lógica do ensino construtivista e contribuir para diminuir dificuldades a nível da formação de conceitos tratados no âmbito curricular. O curso organizou-se em cinco seminários distribuídos por três dias. Nesses seminários foram tratados os seguintes assuntos: (1) Construtivismo e Concepções Alternativas dos Alunos; (2) Energia e o Ensino da Biologia; (3) O Ião ATP4-: Estrutura e Função; (4) Respiração Celular e Fermentação; (5) Fotossíntese. A selecção destes assuntos teve por base a análise dos programas para o 10° ano de escolaridade de Biologia (currículo antigo) e o de Ciências da Terra e da Vida (currículo novo). Cada seminário envolveu quatro etapas que foram designadas de: Introdução; Exploração; Síntese; Desenvolvimento. As actividades planificadas para cada seminário na etapa "exploração", foram realizadas em grupo e consistiram fimdamentalmente na análise de textos e de material didáctico escrito e audiovisual e, ainda, na reflexão sobre as práticas dos professores participantes. A apresentação pela organizadora do curso de alguns tópicos do assunto em estudo na etapa "desenvolvimento" teve por base os resultados das discussões de grupo, os aspectos não adequados das concepções alternativas identificadas e descritas na literatura sobre os assuntos em referência e a pertinência científica e pedagógico-didáctica desses mesmos assuntos. Foi realizado um curso piloto e um curso principal. Neste último, estiveram presentes 32 professores de Biologia (15 delegados e/ou orientadores; 8 com outros cargos ; 9 sem qualquer cargo extra á sua fimção docente). Destes, 24 estiveram presentes em todas as sessões, constituindo, por isso, a amostra envolvida no estudo. A avaliação foi realizada, principalmente, pelos participantes através da resposta a questionários escritos, anónimos (identificados por código) no início do curso (pré-teste), no início da abordagem de cada assunto e no final do curso (pós-teste). Do primeiro e do último questionários fizeram parte questões abertas destinadas a avaliar competências científicas e/ou pedagógico-didácticas que se julgaram conseguir obter através do curso. A análise das respostas dos professores a estas questões foi do tipo ideográfico, baseada no método proposto por Erickson (1979). Para cada uma das questões foi possível identificar e caracterizar, categorias de resposta. A partir da análise dos resultados foi possível concluir que: -Poderá ser pertinente para complemento/actualização da formação científica e pedagógico-didáctica de professores de Biologia a abordagem em programas de formação contínua, dos assuntos em referência. -O modelo de trabalho utilizado no curso foi adequado aos princípios e objectivos definidos para o mesmo e teve impacto nos professores que nele participaram. -O curso poderá ter proporcionado a alguns professores: uma maior consciencialização da perspectiva construtivista de ensino/aprendizagem e sua problemática; uma sensibilização sobre aspectos científicos inadequados, utilizados por alguns professores e em alguns materiais didácticos; uma actualização na formação científica e pedagógico-didáctica; uma clarificação de conceitos sobre os assuntos abordados no curso. Ainda, da análise dos resultados podemos concluir que as atitudes da organizadora, as actividades, os materiais, as ideias, e estratégias dos seminários tiveram um grande impacto nos participantes e foram apropriadas à consecução dos objectivos definidos para o curso. De acordo com as conclusões referidas, a proposta de formação contínua de professores utilizada neste estudo poderá ser considerada como ponto de partida para modelos construtivistas mais elaborados de formação contínua de professores de Ciências e de Biologia em particular. |
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O curso organizou-se em cinco seminários distribuídos por três dias. Nesses seminários foram tratados os seguintes assuntos: (1) Construtivismo e Concepções Alternativas dos Alunos; (2) Energia e o Ensino da Biologia; (3) O Ião ATP4-: Estrutura e Função; (4) Respiração Celular e Fermentação; (5) Fotossíntese. A selecção destes assuntos teve por base a análise dos programas para o 10° ano de escolaridade de Biologia (currículo antigo) e o de Ciências da Terra e da Vida (currículo novo). Cada seminário envolveu quatro etapas que foram designadas de: Introdução; Exploração; Síntese; Desenvolvimento. As actividades planificadas para cada seminário na etapa "exploração", foram realizadas em grupo e consistiram fimdamentalmente na análise de textos e de material didáctico escrito e audiovisual e, ainda, na reflexão sobre as práticas dos professores participantes. 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Do primeiro e do último questionários fizeram parte questões abertas destinadas a avaliar competências científicas e/ou pedagógico-didácticas que se julgaram conseguir obter através do curso. A análise das respostas dos professores a estas questões foi do tipo ideográfico, baseada no método proposto por Erickson (1979). Para cada uma das questões foi possível identificar e caracterizar, categorias de resposta. A partir da análise dos resultados foi possível concluir que: -Poderá ser pertinente para complemento/actualização da formação científica e pedagógico-didáctica de professores de Biologia a abordagem em programas de formação contínua, dos assuntos em referência. -O modelo de trabalho utilizado no curso foi adequado aos princípios e objectivos definidos para o mesmo e teve impacto nos professores que nele participaram. -O curso poderá ter proporcionado a alguns professores: uma maior consciencialização da perspectiva construtivista de ensino/aprendizagem e sua problemática; uma sensibilização sobre aspectos científicos inadequados, utilizados por alguns professores e em alguns materiais didácticos; uma actualização na formação científica e pedagógico-didáctica; uma clarificação de conceitos sobre os assuntos abordados no curso. Ainda, da análise dos resultados podemos concluir que as atitudes da organizadora, as actividades, os materiais, as ideias, e estratégias dos seminários tiveram um grande impacto nos participantes e foram apropriadas à consecução dos objectivos definidos para o curso. 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O estudo apresentado constou da planificação, organização, realização e avaliação de um curso de formação contínua de professores de Biologia subordinado ao tema "Energia nos Sistemas Biológicos: perspectivas didácticas para a sua abordagem". Este tema foi seleccionado pela sua importância no currículo dos alunos do ensino secundário e por ser considerado por professores e investigadores, difícil de ensinar e de aprender. O curso foi perspectivado e orientado, segundo a teoria construtivista do ensino e aprendizagem. Visou familiarizar os professores com a lógica do ensino construtivista e contribuir para diminuir dificuldades a nível da formação de conceitos tratados no âmbito curricular. O curso organizou-se em cinco seminários distribuídos por três dias. Nesses seminários foram tratados os seguintes assuntos: (1) Construtivismo e Concepções Alternativas dos Alunos; (2) Energia e o Ensino da Biologia; (3) O Ião ATP4-: Estrutura e Função; (4) Respiração Celular e Fermentação; (5) Fotossíntese. A selecção destes assuntos teve por base a análise dos programas para o 10° ano de escolaridade de Biologia (currículo antigo) e o de Ciências da Terra e da Vida (currículo novo). Cada seminário envolveu quatro etapas que foram designadas de: Introdução; Exploração; Síntese; Desenvolvimento. As actividades planificadas para cada seminário na etapa "exploração", foram realizadas em grupo e consistiram fimdamentalmente na análise de textos e de material didáctico escrito e audiovisual e, ainda, na reflexão sobre as práticas dos professores participantes. A apresentação pela organizadora do curso de alguns tópicos do assunto em estudo na etapa "desenvolvimento" teve por base os resultados das discussões de grupo, os aspectos não adequados das concepções alternativas identificadas e descritas na literatura sobre os assuntos em referência e a pertinência científica e pedagógico-didáctica desses mesmos assuntos. Foi realizado um curso piloto e um curso principal. Neste último, estiveram presentes 32 professores de Biologia (15 delegados e/ou orientadores; 8 com outros cargos ; 9 sem qualquer cargo extra á sua fimção docente). Destes, 24 estiveram presentes em todas as sessões, constituindo, por isso, a amostra envolvida no estudo. A avaliação foi realizada, principalmente, pelos participantes através da resposta a questionários escritos, anónimos (identificados por código) no início do curso (pré-teste), no início da abordagem de cada assunto e no final do curso (pós-teste). Do primeiro e do último questionários fizeram parte questões abertas destinadas a avaliar competências científicas e/ou pedagógico-didácticas que se julgaram conseguir obter através do curso. A análise das respostas dos professores a estas questões foi do tipo ideográfico, baseada no método proposto por Erickson (1979). Para cada uma das questões foi possível identificar e caracterizar, categorias de resposta. A partir da análise dos resultados foi possível concluir que: -Poderá ser pertinente para complemento/actualização da formação científica e pedagógico-didáctica de professores de Biologia a abordagem em programas de formação contínua, dos assuntos em referência. -O modelo de trabalho utilizado no curso foi adequado aos princípios e objectivos definidos para o mesmo e teve impacto nos professores que nele participaram. -O curso poderá ter proporcionado a alguns professores: uma maior consciencialização da perspectiva construtivista de ensino/aprendizagem e sua problemática; uma sensibilização sobre aspectos científicos inadequados, utilizados por alguns professores e em alguns materiais didácticos; uma actualização na formação científica e pedagógico-didáctica; uma clarificação de conceitos sobre os assuntos abordados no curso. Ainda, da análise dos resultados podemos concluir que as atitudes da organizadora, as actividades, os materiais, as ideias, e estratégias dos seminários tiveram um grande impacto nos participantes e foram apropriadas à consecução dos objectivos definidos para o curso. De acordo com as conclusões referidas, a proposta de formação contínua de professores utilizada neste estudo poderá ser considerada como ponto de partida para modelos construtivistas mais elaborados de formação contínua de professores de Ciências e de Biologia em particular. |
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