Gestão dos tempos livres de crianças no 1.º ciclo: realidade da freguesia de São Domingos de Rana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Ana Inês Fernandes Gonçalves
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11530
Resumo: A infância é destacada pela ausência de tempos livres e pelo prolongamento de horário em contexto escolar, fortemente impulsionado pelos pais e pelos agentes educativos. O nosso objetivo será o de compreender a importância das atividades de tempos livres para o desenvolvimento saudável das crianças que frequentam as escolas do 1º ciclo da freguesia de São Domingos de Rana. Utilizamos uma abordagem metodológica qualitativa envolvendo uma amostra de nove personalidades circunscrevendo visões e saberes de áreas interdisciplinares imprescindíveis para objetivos definidos. A recolha de dados inclui a entrevista exploratória, a qual comporta a definição e as características do conceito de família, a identificação das caraterísticas sociodemográficas das famílias residentes na freguesia de São Domingos de Rana, a definição do conceito de infância e as suas características, a caracterização das instituições de resposta aos tempos livres e a definição de tempos livres e, por fim, a identificação do mercado de trabalho desta freguesia. Os resultados mais relevantes observados evidenciam a evolução das estruturas familiares, enquanto modelo principal de vida da criança, com a conjugalidade marcada pelo paradoxo da existência de afeto, identitário do contexto familiar, e da redução de tempo de qualidade entre pais e filhos. As características sociodemográficas das famílias residentes na freguesia de São Domingos de Rana são potenciadas pela sua génese e caracterizadas por uma população heterógena, interventiva na sociedade e com estabilidade económica e social. As instituições de resposta aos tempos livres na freguesia de São Domingos de Rana são classificadas pela escolarização, com a escola a adquirir maior representatividade, em resposta às necessidades dos pais. As estruturas familiares são destacadas em contexto educativo e em contexto de mercado de trabalho, no sentido em que a sua articulação condiciona o desempenho das famílias.
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