Desenvolvimento e avaliação de interfaces de seleção em ambientes imersivos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/10885 |
Resumo: | Desde a sua génese, a tecnologia de realidade virtual foi usada para diversos fins, como jogos, treino militar, educação e medicina. Apesar de nunca ter tido a capacidade de se tornar um grande sucesso para com o público geral, isso pode estar a prestes a mudar radicalmente, devido ao aumento da popularidade desta tecnologia e às vantagens que pode trazer à vida das pessoas. A realização deste documento está inserida no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Estágio/Projeto do Mestrado de Engenharia Informática da Universidade de Trásos-Montes e Alto Douro. O estágio teve lugar no Laboratório de Realidade Virtual MASSIVE do Instituto Nacional de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). O desenvolvimento de interfaces de utilizador já se apresenta como um grande desafio no normal contexto de ecrãs 2D, sobretudo se estivermos a lidar com um grande conjunto de itens. Em realidade virtual a esse desafio é acrescentado o facto de a interação acontecer num ambiente imersivo e por isso as interfaces devem ser pensadas para tal. O objetivo deste estágio consistiu no desenvolvimento de um conjunto de pacotes Unity nos quais estão implementadas um conjunto de interfaces para seleção de um alargado conjunto de itens, sendo que tais pacotes devem estar desenvolvidos de forma a permitir a sua integração em outros projetos do laboratório MASSIVE. Com o desenvolvimento e avaliação do sistema desenvolvido pretende-se criar um conjunto de Interfaces de Utilizador que sejam fluídas e fáceis de utilizar e que permitam a realização de um conjunto de tarefas da forma mais fácil e rápida possível. Os objetivos delineados foram atingidos, tendo sido desenvolvidas quatro tipos de interfaces de utilizador: o menu grelha, o menu rotativo, o menu em carrossel e o menu para pulso. A avaliação foi feita usando um conjunto de métricas, sendo que os resultados mostram uma maior preferência pelo menu grelha e uma menor preferência pelo menu para pulso. |
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Desenvolvimento e avaliação de interfaces de seleção em ambientes imersivosRealidade VirtualInterfaces de UtilizadorDesde a sua génese, a tecnologia de realidade virtual foi usada para diversos fins, como jogos, treino militar, educação e medicina. Apesar de nunca ter tido a capacidade de se tornar um grande sucesso para com o público geral, isso pode estar a prestes a mudar radicalmente, devido ao aumento da popularidade desta tecnologia e às vantagens que pode trazer à vida das pessoas. A realização deste documento está inserida no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Estágio/Projeto do Mestrado de Engenharia Informática da Universidade de Trásos-Montes e Alto Douro. O estágio teve lugar no Laboratório de Realidade Virtual MASSIVE do Instituto Nacional de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). O desenvolvimento de interfaces de utilizador já se apresenta como um grande desafio no normal contexto de ecrãs 2D, sobretudo se estivermos a lidar com um grande conjunto de itens. Em realidade virtual a esse desafio é acrescentado o facto de a interação acontecer num ambiente imersivo e por isso as interfaces devem ser pensadas para tal. O objetivo deste estágio consistiu no desenvolvimento de um conjunto de pacotes Unity nos quais estão implementadas um conjunto de interfaces para seleção de um alargado conjunto de itens, sendo que tais pacotes devem estar desenvolvidos de forma a permitir a sua integração em outros projetos do laboratório MASSIVE. Com o desenvolvimento e avaliação do sistema desenvolvido pretende-se criar um conjunto de Interfaces de Utilizador que sejam fluídas e fáceis de utilizar e que permitam a realização de um conjunto de tarefas da forma mais fácil e rápida possível. Os objetivos delineados foram atingidos, tendo sido desenvolvidas quatro tipos de interfaces de utilizador: o menu grelha, o menu rotativo, o menu em carrossel e o menu para pulso. A avaliação foi feita usando um conjunto de métricas, sendo que os resultados mostram uma maior preferência pelo menu grelha e uma menor preferência pelo menu para pulso.Since its inception, virtual reality technology has been used for various purposes, such as games, military training, education and medicine. Although it never had the capacity to become a great success with the general public, this may be about to change radically, due to the increasing popularity of this technology and the advantages it can bring to people's lives. The development of this document falls within the scope of the Dissertation / Internship / Project subject of the master's degree in Informatics Engineering of the University of Trás-osMontes and Alto Douro. The internship took place at the MASSIVE Virtual Reality Laboratory of the Instituto Nacional de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). The development of user interfaces already presents itself as a great challenge in the normal context of 2D screens, especially if we are dealing with a large set of items. In Virtual Reality to this challenge is added the fact that the interaction takes place in an immersive environment and therefore the interfaces must be designed for this. The objective of this internship was to develop a set of Unity packages in which a set of interfaces are implemented to select a wide range of items, and such packages must be developed in order to allow their integration in other MASSIVE laboratory projects. With the development and evaluation of the developed system it is intended to create a set of user interfaces that are fluid and easy to use and that allow the accomplishment of a set of tasks in the easiest and fastest way possible. The objectives outlined were achieved, with four types of user interfaces having been developed: the grid menu, the rotative menu, the carousel menu and the wrist menu. The evaluation was made using a set of metrics, with the results showing a greater preference for the grid menu and a lesser preference for the wrist menu2021-12-17T15:07:19Z2021-01-11T00:00:00Z2021-01-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/10885porPereira, Samuel Octávio Varandasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:48:16Zoai:repositorio.utad.pt:10348/10885Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:04:35.934204Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Desde a sua génese, a tecnologia de realidade virtual foi usada para diversos fins, como jogos, treino militar, educação e medicina. Apesar de nunca ter tido a capacidade de se tornar um grande sucesso para com o público geral, isso pode estar a prestes a mudar radicalmente, devido ao aumento da popularidade desta tecnologia e às vantagens que pode trazer à vida das pessoas. A realização deste documento está inserida no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Estágio/Projeto do Mestrado de Engenharia Informática da Universidade de Trásos-Montes e Alto Douro. O estágio teve lugar no Laboratório de Realidade Virtual MASSIVE do Instituto Nacional de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). O desenvolvimento de interfaces de utilizador já se apresenta como um grande desafio no normal contexto de ecrãs 2D, sobretudo se estivermos a lidar com um grande conjunto de itens. Em realidade virtual a esse desafio é acrescentado o facto de a interação acontecer num ambiente imersivo e por isso as interfaces devem ser pensadas para tal. O objetivo deste estágio consistiu no desenvolvimento de um conjunto de pacotes Unity nos quais estão implementadas um conjunto de interfaces para seleção de um alargado conjunto de itens, sendo que tais pacotes devem estar desenvolvidos de forma a permitir a sua integração em outros projetos do laboratório MASSIVE. Com o desenvolvimento e avaliação do sistema desenvolvido pretende-se criar um conjunto de Interfaces de Utilizador que sejam fluídas e fáceis de utilizar e que permitam a realização de um conjunto de tarefas da forma mais fácil e rápida possível. Os objetivos delineados foram atingidos, tendo sido desenvolvidas quatro tipos de interfaces de utilizador: o menu grelha, o menu rotativo, o menu em carrossel e o menu para pulso. A avaliação foi feita usando um conjunto de métricas, sendo que os resultados mostram uma maior preferência pelo menu grelha e uma menor preferência pelo menu para pulso. |
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