Desenvolvimento e avaliação de interfaces de seleção em ambientes imersivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Samuel Octávio Varandas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10885
Resumo: Desde a sua génese, a tecnologia de realidade virtual foi usada para diversos fins, como jogos, treino militar, educação e medicina. Apesar de nunca ter tido a capacidade de se tornar um grande sucesso para com o público geral, isso pode estar a prestes a mudar radicalmente, devido ao aumento da popularidade desta tecnologia e às vantagens que pode trazer à vida das pessoas. A realização deste documento está inserida no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Estágio/Projeto do Mestrado de Engenharia Informática da Universidade de Trásos-Montes e Alto Douro. O estágio teve lugar no Laboratório de Realidade Virtual MASSIVE do Instituto Nacional de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). O desenvolvimento de interfaces de utilizador já se apresenta como um grande desafio no normal contexto de ecrãs 2D, sobretudo se estivermos a lidar com um grande conjunto de itens. Em realidade virtual a esse desafio é acrescentado o facto de a interação acontecer num ambiente imersivo e por isso as interfaces devem ser pensadas para tal. O objetivo deste estágio consistiu no desenvolvimento de um conjunto de pacotes Unity nos quais estão implementadas um conjunto de interfaces para seleção de um alargado conjunto de itens, sendo que tais pacotes devem estar desenvolvidos de forma a permitir a sua integração em outros projetos do laboratório MASSIVE. Com o desenvolvimento e avaliação do sistema desenvolvido pretende-se criar um conjunto de Interfaces de Utilizador que sejam fluídas e fáceis de utilizar e que permitam a realização de um conjunto de tarefas da forma mais fácil e rápida possível. Os objetivos delineados foram atingidos, tendo sido desenvolvidas quatro tipos de interfaces de utilizador: o menu grelha, o menu rotativo, o menu em carrossel e o menu para pulso. A avaliação foi feita usando um conjunto de métricas, sendo que os resultados mostram uma maior preferência pelo menu grelha e uma menor preferência pelo menu para pulso.
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