A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Verdasca, José
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neves, Ana, Fonseca, Helena, Fateixa, José, Procópio, Marta, Magro-C, Teodolinda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/28863
Resumo: A situação decorrente da reação da esfera da Educação à COVID-19 desocultou ainda mais a fragilidade académica e/ou socioeconómica de muitos alunos. Não só são estes os alunos que de maior presença do professor necessitam, como são também os que não reúnem as condições necessárias para participar no atual modelo de ensino. O acesso a uma rede de Internet de qualidade e a posse de um computador ou de equipamento equiparado são hoje um imperativo para não corromper o direito a uma educação com equidade e igualdade de oportunidades. Os projetos no âmbito dos Projetos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), baseados em plataformas digitais interativas relevam-se atualmente como um importante complemento à ação das escolas e têm tido a capacidade de se adaptar às atuais condições, revelando alguns deles uma maior utilização desde que foi declarado o estado de emergência. O Sarilhos do Amarelo (agora COVID-19 em Sarilhos) presente em vários municípios, o projeto Valer – Valongo a Ler no município de Valongo, o CiiL no município do Porto, o Hypatiamat na CIM do Ave são alguns dos projetos, que, num esforço de adaptação às novas condições de apoio à distância, adaptaram/reinventaram também as suas próprias respostas de complementaridade educativas.
id RCAP_db2f8bcdb88e46366adb2417a0af0d01
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/28863
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuroA Escola em Tempos de COVID19Áreas e prioridadesA situação decorrente da reação da esfera da Educação à COVID-19 desocultou ainda mais a fragilidade académica e/ou socioeconómica de muitos alunos. Não só são estes os alunos que de maior presença do professor necessitam, como são também os que não reúnem as condições necessárias para participar no atual modelo de ensino. O acesso a uma rede de Internet de qualidade e a posse de um computador ou de equipamento equiparado são hoje um imperativo para não corromper o direito a uma educação com equidade e igualdade de oportunidades. Os projetos no âmbito dos Projetos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), baseados em plataformas digitais interativas relevam-se atualmente como um importante complemento à ação das escolas e têm tido a capacidade de se adaptar às atuais condições, revelando alguns deles uma maior utilização desde que foi declarado o estado de emergência. O Sarilhos do Amarelo (agora COVID-19 em Sarilhos) presente em vários municípios, o projeto Valer – Valongo a Ler no município de Valongo, o CiiL no município do Porto, o Hypatiamat na CIM do Ave são alguns dos projetos, que, num esforço de adaptação às novas condições de apoio à distância, adaptaram/reinventaram também as suas próprias respostas de complementaridade educativas.NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 132021-01-25T13:52:25Z2021-01-252020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28863http://hdl.handle.net/10174/28863porndndndndndndBoletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar229Verdasca, JoséNeves, AnaFonseca, HelenaFateixa, JoséProcópio, MartaMagro-C, Teodolindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:42.235001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro
title A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro
spellingShingle A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro
Verdasca, José
A Escola em Tempos de COVID19
Áreas e prioridades
title_short A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro
title_full A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro
title_fullStr A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro
title_full_unstemmed A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro
title_sort A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro
author Verdasca, José
author_facet Verdasca, José
Neves, Ana
Fonseca, Helena
Fateixa, José
Procópio, Marta
Magro-C, Teodolinda
author_role author
author2 Neves, Ana
Fonseca, Helena
Fateixa, José
Procópio, Marta
Magro-C, Teodolinda
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Verdasca, José
Neves, Ana
Fonseca, Helena
Fateixa, José
Procópio, Marta
Magro-C, Teodolinda
dc.subject.por.fl_str_mv A Escola em Tempos de COVID19
Áreas e prioridades
topic A Escola em Tempos de COVID19
Áreas e prioridades
description A situação decorrente da reação da esfera da Educação à COVID-19 desocultou ainda mais a fragilidade académica e/ou socioeconómica de muitos alunos. Não só são estes os alunos que de maior presença do professor necessitam, como são também os que não reúnem as condições necessárias para participar no atual modelo de ensino. O acesso a uma rede de Internet de qualidade e a posse de um computador ou de equipamento equiparado são hoje um imperativo para não corromper o direito a uma educação com equidade e igualdade de oportunidades. Os projetos no âmbito dos Projetos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), baseados em plataformas digitais interativas relevam-se atualmente como um importante complemento à ação das escolas e têm tido a capacidade de se adaptar às atuais condições, revelando alguns deles uma maior utilização desde que foi declarado o estado de emergência. O Sarilhos do Amarelo (agora COVID-19 em Sarilhos) presente em vários municípios, o projeto Valer – Valongo a Ler no município de Valongo, o CiiL no município do Porto, o Hypatiamat na CIM do Ave são alguns dos projetos, que, num esforço de adaptação às novas condições de apoio à distância, adaptaram/reinventaram também as suas próprias respostas de complementaridade educativas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-01T00:00:00Z
2021-01-25T13:52:25Z
2021-01-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/28863
http://hdl.handle.net/10174/28863
url http://hdl.handle.net/10174/28863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv nd
nd
nd
nd
nd
nd
Boletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 13
publisher.none.fl_str_mv NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 13
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136669006299136