A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/28863 |
Resumo: | A situação decorrente da reação da esfera da Educação à COVID-19 desocultou ainda mais a fragilidade académica e/ou socioeconómica de muitos alunos. Não só são estes os alunos que de maior presença do professor necessitam, como são também os que não reúnem as condições necessárias para participar no atual modelo de ensino. O acesso a uma rede de Internet de qualidade e a posse de um computador ou de equipamento equiparado são hoje um imperativo para não corromper o direito a uma educação com equidade e igualdade de oportunidades. Os projetos no âmbito dos Projetos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), baseados em plataformas digitais interativas relevam-se atualmente como um importante complemento à ação das escolas e têm tido a capacidade de se adaptar às atuais condições, revelando alguns deles uma maior utilização desde que foi declarado o estado de emergência. O Sarilhos do Amarelo (agora COVID-19 em Sarilhos) presente em vários municípios, o projeto Valer – Valongo a Ler no município de Valongo, o CiiL no município do Porto, o Hypatiamat na CIM do Ave são alguns dos projetos, que, num esforço de adaptação às novas condições de apoio à distância, adaptaram/reinventaram também as suas próprias respostas de complementaridade educativas. |
id |
RCAP_db2f8bcdb88e46366adb2417a0af0d01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/28863 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuroA Escola em Tempos de COVID19Áreas e prioridadesA situação decorrente da reação da esfera da Educação à COVID-19 desocultou ainda mais a fragilidade académica e/ou socioeconómica de muitos alunos. Não só são estes os alunos que de maior presença do professor necessitam, como são também os que não reúnem as condições necessárias para participar no atual modelo de ensino. O acesso a uma rede de Internet de qualidade e a posse de um computador ou de equipamento equiparado são hoje um imperativo para não corromper o direito a uma educação com equidade e igualdade de oportunidades. Os projetos no âmbito dos Projetos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), baseados em plataformas digitais interativas relevam-se atualmente como um importante complemento à ação das escolas e têm tido a capacidade de se adaptar às atuais condições, revelando alguns deles uma maior utilização desde que foi declarado o estado de emergência. O Sarilhos do Amarelo (agora COVID-19 em Sarilhos) presente em vários municípios, o projeto Valer – Valongo a Ler no município de Valongo, o CiiL no município do Porto, o Hypatiamat na CIM do Ave são alguns dos projetos, que, num esforço de adaptação às novas condições de apoio à distância, adaptaram/reinventaram também as suas próprias respostas de complementaridade educativas.NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 132021-01-25T13:52:25Z2021-01-252020-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/28863http://hdl.handle.net/10174/28863porndndndndndndBoletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar229Verdasca, JoséNeves, AnaFonseca, HelenaFateixa, JoséProcópio, MartaMagro-C, Teodolindainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:25:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/28863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:18:42.235001Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro |
title |
A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro |
spellingShingle |
A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro Verdasca, José A Escola em Tempos de COVID19 Áreas e prioridades |
title_short |
A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro |
title_full |
A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro |
title_fullStr |
A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro |
title_full_unstemmed |
A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro |
title_sort |
A Escola em Tempos de COVID19: reflexões sobre o novo “normal” e perspetivas para o futuro |
author |
Verdasca, José |
author_facet |
Verdasca, José Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta Magro-C, Teodolinda |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta Magro-C, Teodolinda |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Verdasca, José Neves, Ana Fonseca, Helena Fateixa, José Procópio, Marta Magro-C, Teodolinda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
A Escola em Tempos de COVID19 Áreas e prioridades |
topic |
A Escola em Tempos de COVID19 Áreas e prioridades |
description |
A situação decorrente da reação da esfera da Educação à COVID-19 desocultou ainda mais a fragilidade académica e/ou socioeconómica de muitos alunos. Não só são estes os alunos que de maior presença do professor necessitam, como são também os que não reúnem as condições necessárias para participar no atual modelo de ensino. O acesso a uma rede de Internet de qualidade e a posse de um computador ou de equipamento equiparado são hoje um imperativo para não corromper o direito a uma educação com equidade e igualdade de oportunidades. Os projetos no âmbito dos Projetos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE), baseados em plataformas digitais interativas relevam-se atualmente como um importante complemento à ação das escolas e têm tido a capacidade de se adaptar às atuais condições, revelando alguns deles uma maior utilização desde que foi declarado o estado de emergência. O Sarilhos do Amarelo (agora COVID-19 em Sarilhos) presente em vários municípios, o projeto Valer – Valongo a Ler no município de Valongo, o CiiL no município do Porto, o Hypatiamat na CIM do Ave são alguns dos projetos, que, num esforço de adaptação às novas condições de apoio à distância, adaptaram/reinventaram também as suas próprias respostas de complementaridade educativas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-01T00:00:00Z 2021-01-25T13:52:25Z 2021-01-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/28863 http://hdl.handle.net/10174/28863 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/28863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
nd nd nd nd nd nd Boletim de Informação dos Planos Integrados e Inovadores de Combate ao Insucesso Escolar 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 13 |
publisher.none.fl_str_mv |
NORTE 2020 EDUCAÇÃO PARA TODOS, Nº 13 |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136669006299136 |