Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Olinda Alves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3523
Resumo: Dissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_db4578e0528fd50cf389948a1656e34f
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3523
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundárioMeio ambienteQualidade do ambienteDesenvolvimento sustentávelConsumoAtitudeComportamentoCabo VerdeConsumptionSustainable consumptionSustainabilitySustainable environmentDissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade AbertaA exploração exacerbada dos recursos naturais para a satisfação das necessidades humanas e para a manutenção de certos padrões de consumo e estilos de vida provocou a exaustão dos recursos da natureza, a degradação sócio ambiental e a perda de valores na relação homem natureza. O problema não é o consumo porque somos consumidores. O presente estudo teve como objetivo principal aferir e compreender o nível de conhecimento, os comportamentos pró e pós-consumo, a natureza e a extensão das oportunidades e ameaças, bem como pontos fortes e fracos que os alunos e professores da escola secundária selecionada apresentam em relação ao consumo e sustentabilidade e a promoção de ações conducentes à sustentabilidade ambiental. Para a sua realização utilizou-se um guião de entrevistas elaborado para servir de instrumento de gestão da entrevista semi estruturada dirigida a uma amostra de 18 participantes. Os resultados indicam que a maioria dos participantes apresenta um nível de conhecimento satisfatório sobre o consumo e a sustentabilidade, embora se tenha verificado algumas discrepâncias entre os discursos ambientalmente sustentáveis e as práticas de consumo diário. As dificuldades financeiras, os preços elevados e a iliteracia ambiental são as justificativas apresentadas. Constatou-se no grupo uma consciência e sensibilidade para a proteção ambiental, aliadas a uma forte recetividade às informações veiculadas ao longo do estudo, valores que devem ser valorizados e estimulados pela educação ambiental, que deve ser transversal a toda a sociedade, pois para a sustentabilidade do planeta é necessário que todos passem por uma alfabetização ecológica.The exaggerated exploration of natural resources to satisfy basic human needs, and to support certain lifestyles, as well as patterns of consumption, have caused overuse of the natural resources, degradation of the environment and loss of the relationship between men and nature. The issue is not consumption per say since we are all consumers. The main objective of this study is to assess and understand the level of knowledge, the behaviors before and after consumption, the nature and extent of opportunities and threats, as well as the strengths and weaknesses that students and high school teachers presented in relation to the consumption, sustainability and the promotion of actions that can lead to environmental sustainability. In order to get to that realization, a guide of interviews was created to serve as a management tool of the semi-structured interview to 18 participants. The results suggest that the majority of the participants demonstrated a satisfactory level of knowledge about consumption and sustainability; however, there were some discrepancies between sustainable environment and the practice of daily consumption. The justifications presented were high prices, economic hardship, and environmental illiteracy. It was observed that in the group there was an awareness and sensitive acknowledgment about the preservation of the environment, combined with a strong willingness to receive information throughout the study. This should be praised and stimulated for the education about the environment, which should be transmitted to the whole society, because an environmental literacy is vital for the sustainability of the planet.Moura, Ana Pinto deAzeiteiro, UlissesRepositório AbertoNeves, Olinda Alves2015-02-26T01:30:06Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3523TID:201138590porNeves, Olinda Alves - Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário [Em linha]. [São Vicente] : [s.n.], 2014. 415 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:18:38Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:47.183502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário
title Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário
spellingShingle Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário
Neves, Olinda Alves
Meio ambiente
Qualidade do ambiente
Desenvolvimento sustentável
Consumo
Atitude
Comportamento
Cabo Verde
Consumption
Sustainable consumption
Sustainability
Sustainable environment
title_short Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário
title_full Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário
title_fullStr Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário
title_full_unstemmed Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário
title_sort Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário
author Neves, Olinda Alves
author_facet Neves, Olinda Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Moura, Ana Pinto de
Azeiteiro, Ulisses
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Olinda Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente
Qualidade do ambiente
Desenvolvimento sustentável
Consumo
Atitude
Comportamento
Cabo Verde
Consumption
Sustainable consumption
Sustainability
Sustainable environment
topic Meio ambiente
Qualidade do ambiente
Desenvolvimento sustentável
Consumo
Atitude
Comportamento
Cabo Verde
Consumption
Sustainable consumption
Sustainability
Sustainable environment
description Dissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-26T01:30:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3523
TID:201138590
url http://hdl.handle.net/10400.2/3523
identifier_str_mv TID:201138590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Neves, Olinda Alves - Estudo exploratório sobre as atitudes e os comportamentos de alunos e professores do ensino secundário [Em linha]. [São Vicente] : [s.n.], 2014. 415 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135018364174336