A relação das famílias de etnia cigana com a escola pública : um estudo multicaso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mischi, Giuliano
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7235
Resumo: Dissertaçãode Mestrado em Ensino do Português Língua Segunda e Língua Estrangeira
id RCAP_db48ebfccb74cbc85d1872210093c2e1
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/7235
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A relação das famílias de etnia cigana com a escola pública : um estudo multicasoRelação família-escolaCultura ciganaLíngua ciganaEducação interculturalDispositivos pedagógicosDissertaçãode Mestrado em Ensino do Português Língua Segunda e Língua EstrangeiraA investigação pretendeu efectuar uma análise sobre as relações que ocorrem e se desenvolvem entre o grupo familiar cigano e a escola em diferentes contextos sociais e habitacionais. O estudo centrou-se sobre alguns elementos de grupos familiares ciganos inseridos em contextos de bairro social, cidade e acampamento. Foi dada particular atenção aos processos educativos que as crianças empreendem dentro de cada um destes grupos e sobre as expectativas que estas famílias têm em relação ao futuro profissional e social dos filhos. A partir destas informações, foi feito um esforço para perceber o que é que a escola pode oferecer a estas crianças e às suas famílias e sobre-tudo como. Na maioria dos trabalhos e investigações sobre a etnia Cigana e a escola existe uma constante preocupação com as problemáticas relativas às diferenças culturais e à consequente criação de estereótipos que estão na base de atitudes e episódios de racismo, intolerância e incompreensões. No presente trabalho, o aprofundamento sobre este tipo de dificuldades teve sempre em conta o facto de que estamos em presença de dois sistemas culturais estruturalmente e qualitativamente diferentes: de um lado uma cultura agrafa, de transmissão oral, que valoriza o pensamento concreto e o conhecimento ligado estritamente ao desempenho de actividades quotidianas que garantem a reprodução cultural e social do grupo (a Cultura Cigana), do outro uma cultura letrada, de transmissão escrita, valorizando o pensamento abstracto e o conhecimento erudito (a cultura da sociedade maioritária) (Casa-Nova, 2006:161).Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de LisboaRUNMischi, Giuliano2012-05-14T15:45:06Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:38:58Zoai:run.unl.pt:10362/7235Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:20.469027Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A relação das famílias de etnia cigana com a escola pública : um estudo multicaso
title A relação das famílias de etnia cigana com a escola pública : um estudo multicaso
spellingShingle A relação das famílias de etnia cigana com a escola pública : um estudo multicaso
Mischi, Giuliano
Relação família-escola
Cultura cigana
Língua cigana
Educação intercultural
Dispositivos pedagógicos
title_short A relação das famílias de etnia cigana com a escola pública : um estudo multicaso
title_full A relação das famílias de etnia cigana com a escola pública : um estudo multicaso
title_fullStr A relação das famílias de etnia cigana com a escola pública : um estudo multicaso
title_full_unstemmed A relação das famílias de etnia cigana com a escola pública : um estudo multicaso
title_sort A relação das famílias de etnia cigana com a escola pública : um estudo multicaso
author Mischi, Giuliano
author_facet Mischi, Giuliano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Mischi, Giuliano
dc.subject.por.fl_str_mv Relação família-escola
Cultura cigana
Língua cigana
Educação intercultural
Dispositivos pedagógicos
topic Relação família-escola
Cultura cigana
Língua cigana
Educação intercultural
Dispositivos pedagógicos
description Dissertaçãode Mestrado em Ensino do Português Língua Segunda e Língua Estrangeira
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-14T15:45:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/7235
url http://hdl.handle.net/10362/7235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137821000204288