A integração de alunos de etnia cigana na escola: estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/8716 |
Resumo: | Não sendo uma temática recente, o problema da integração de comunidades ciganas tem surgido com mais ênfase na nossa sociedade, nas últimas décadas. Esta cultura, durante muitos anos perseguida, incompreendida e discriminada, apresenta agora alguma tendência para aceitar a coabitação com a cultura dominante dos países onde se instala, tornando-se um assunto emergente, devido à visibilidade crescente que apresenta. No entanto, a especificidade da cultura do povo cigano é um assunto que preocupa os profissionais de educação, uma vez que o sistema de ensino não se encontra preparado para integrar estes alunos, tendo em conta os seus interesses e as suas características. O presente trabalho aborda esta problemática, fazendo o estudo da implementação de um projecto com vista à integração das crianças de uma comunidade cigana na escola do 1º CEB local, tentando perceber se os efeitos deste projecto, lançado em 2000/2001, se reportam à actualidade, tanto na intervenção da escola como nos comportamentos dos alunos e das famílias. No enquadramento teórico, são abordados temas relacionados com esta problemática, como a diversidade cultural, as minorias étnicas, a escola inclusiva, a educação multicultural, a mediação sociocultural. Esta última foi uma das apostas na implementação do projecto em estudo, tendo dado um importante contributo no seu sucesso. Com este estudo, foi possível perceber que, aquando da sua implementação, o projecto teve efeitos positivos na relação escola-família. Ao procurar saber se a mesma preocupação se verifica na escola, actualmente, constatámos que essa inquietação não é tão visível, no que respeita aos alunos de etnia cigana, sendo alargada a todos os alunos que apresentam algum tipo de necessidade educativa. |
id |
RCAP_9918596df99214dccf28ceb7a152b173 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/8716 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A integração de alunos de etnia cigana na escola: estudo de casoEducação interculturalAlunos do básico 1º cicloIntegração escolarIntegração culturalIntegração socialRelações escola-famíliaMinoriasCiganosNão sendo uma temática recente, o problema da integração de comunidades ciganas tem surgido com mais ênfase na nossa sociedade, nas últimas décadas. Esta cultura, durante muitos anos perseguida, incompreendida e discriminada, apresenta agora alguma tendência para aceitar a coabitação com a cultura dominante dos países onde se instala, tornando-se um assunto emergente, devido à visibilidade crescente que apresenta. No entanto, a especificidade da cultura do povo cigano é um assunto que preocupa os profissionais de educação, uma vez que o sistema de ensino não se encontra preparado para integrar estes alunos, tendo em conta os seus interesses e as suas características. O presente trabalho aborda esta problemática, fazendo o estudo da implementação de um projecto com vista à integração das crianças de uma comunidade cigana na escola do 1º CEB local, tentando perceber se os efeitos deste projecto, lançado em 2000/2001, se reportam à actualidade, tanto na intervenção da escola como nos comportamentos dos alunos e das famílias. No enquadramento teórico, são abordados temas relacionados com esta problemática, como a diversidade cultural, as minorias étnicas, a escola inclusiva, a educação multicultural, a mediação sociocultural. Esta última foi uma das apostas na implementação do projecto em estudo, tendo dado um importante contributo no seu sucesso. Com este estudo, foi possível perceber que, aquando da sua implementação, o projecto teve efeitos positivos na relação escola-família. Ao procurar saber se a mesma preocupação se verifica na escola, actualmente, constatámos que essa inquietação não é tão visível, no que respeita aos alunos de etnia cigana, sendo alargada a todos os alunos que apresentam algum tipo de necessidade educativa.Despite not being a recent issue, the integration problem of gypsy communities has emerged with more emphasis in our society in recent decades. This culture, for many years persecuted, misunderstood and discriminated, now has a tendency to accept cohabitation with the dominant culture of the countries where they are located, making it an emerging issue due to the increased visibility it provides. However, the specificity of the culture of gypsy people is a concern for education professionals, since the education system is not prepared to integrate these students, taking into account their interests and their characteristics. This paper addresses this problem by making the study of a project’s implementation for the integration of a Gypsy community’s children in the school of the 1st degree of basic education, trying to see if the effects of this project, launched in 2000/2001, relate to the present, both in the school intervention and behaviors of students and families. In the theoretical framework, issues are dealt with this problem as cultural diversity, ethnic minorities, the inclusive school, multicultural education, socio-cultural mediation. The latter was one of the bets in the implementation of the project under study, making an important contribution to your success. With this study, it was revealed that, during its implementation, the project had positive effects on school-family relationship. As to whether the same concern remains in school in the present, we have found that this concern is not so visible, with regard to gypsy students, being extended to all students who have some type of educational needs.Universidade de Aveiro2012-06-25T14:39:47Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/8716porRamos, Cristina Maria da Silva Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:14:34Zoai:ria.ua.pt:10773/8716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:45:42.310819Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A integração de alunos de etnia cigana na escola: estudo de caso |
title |
A integração de alunos de etnia cigana na escola: estudo de caso |
spellingShingle |
A integração de alunos de etnia cigana na escola: estudo de caso Ramos, Cristina Maria da Silva Gomes Educação intercultural Alunos do básico 1º ciclo Integração escolar Integração cultural Integração social Relações escola-família Minorias Ciganos |
title_short |
A integração de alunos de etnia cigana na escola: estudo de caso |
title_full |
A integração de alunos de etnia cigana na escola: estudo de caso |
title_fullStr |
A integração de alunos de etnia cigana na escola: estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A integração de alunos de etnia cigana na escola: estudo de caso |
title_sort |
A integração de alunos de etnia cigana na escola: estudo de caso |
author |
Ramos, Cristina Maria da Silva Gomes |
author_facet |
Ramos, Cristina Maria da Silva Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Cristina Maria da Silva Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação intercultural Alunos do básico 1º ciclo Integração escolar Integração cultural Integração social Relações escola-família Minorias Ciganos |
topic |
Educação intercultural Alunos do básico 1º ciclo Integração escolar Integração cultural Integração social Relações escola-família Minorias Ciganos |
description |
Não sendo uma temática recente, o problema da integração de comunidades ciganas tem surgido com mais ênfase na nossa sociedade, nas últimas décadas. Esta cultura, durante muitos anos perseguida, incompreendida e discriminada, apresenta agora alguma tendência para aceitar a coabitação com a cultura dominante dos países onde se instala, tornando-se um assunto emergente, devido à visibilidade crescente que apresenta. No entanto, a especificidade da cultura do povo cigano é um assunto que preocupa os profissionais de educação, uma vez que o sistema de ensino não se encontra preparado para integrar estes alunos, tendo em conta os seus interesses e as suas características. O presente trabalho aborda esta problemática, fazendo o estudo da implementação de um projecto com vista à integração das crianças de uma comunidade cigana na escola do 1º CEB local, tentando perceber se os efeitos deste projecto, lançado em 2000/2001, se reportam à actualidade, tanto na intervenção da escola como nos comportamentos dos alunos e das famílias. No enquadramento teórico, são abordados temas relacionados com esta problemática, como a diversidade cultural, as minorias étnicas, a escola inclusiva, a educação multicultural, a mediação sociocultural. Esta última foi uma das apostas na implementação do projecto em estudo, tendo dado um importante contributo no seu sucesso. Com este estudo, foi possível perceber que, aquando da sua implementação, o projecto teve efeitos positivos na relação escola-família. Ao procurar saber se a mesma preocupação se verifica na escola, actualmente, constatámos que essa inquietação não é tão visível, no que respeita aos alunos de etnia cigana, sendo alargada a todos os alunos que apresentam algum tipo de necessidade educativa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-06-25T14:39:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/8716 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/8716 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137508712251392 |