Plano de negócio: exploração do fruto do medronheiro em diferentes aplicações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Filipa Fazendeiro do Lumiar
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/18420
Resumo: Portugal tem vindo a deparar-se nos últimos anos com o desafio de alcançar e manter um crescimento económico sustentado. Os sectores agro-alimentar e florestal podem vir a ter um papel de extrema importância na concretização desse objetivo, contribuindo para o crescimento do valor acrescentado nacional de forma economicamente competitiva e ambientalmente sustentável. É neste contexto que surge este projeto que tem como elemento principal o Medronho – fruto com um carisma especial em Portugal e com enormes potencialidades. Foi elaborado este Plano de Negócio, enquanto ferramenta de Gestão, para estruturação da ideia, conjugando-a com criação de valor para o cliente e com a avaliação da viabilidade do negócio de uma perspetiva económica e financeira. O negócio em análise consiste na plantação de medronheiros e exploração do fruto para diferentes aplicações, nomeadamente para produção de fruta desidratada, polpa e aguardente. Para a concretização deste objetivo, o desenvolvimento do plano de negócio teve início com uma revisão da literatura nas temáticas consideradas relevantes para contextualizar o projeto e servir de suporte às decisões a tomar nas fases seguintes do trabalho. De seguida, foi realizado o diagnóstico externo e interno do negócio que permitiu conhecer as forças e fraquezas do mesmo e as oportunidades e ameaças da sua envolvente tendo em vista a definição da estratégia de desenvolvimento, com a formulação da estratégia de negócio nas suas diversas componentes. Foram definidas políticas de implementação que incluíram a definição do plano de marketing, deixando subjacente a necessidade de definir uma marca para os produtos seleccionados. Por fim, e de acordo com as políticas de implementação, foram estabelecidas as estimativas de custo do projeto que fundamentaram a avaliação económica e financeira do negócio e a consequente análise de viabilidade.
id RCAP_db5292b5545902ccd1332399c085b8fd
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18420
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de negócio: exploração do fruto do medronheiro em diferentes aplicaçõesGestão de empresasPlano de negócioAgroindústriaAnálise de mercadoEstratégia empresarialMarketingTrabalho de projetoBusiness planAgricultureArbutus unedoMarketPortugal tem vindo a deparar-se nos últimos anos com o desafio de alcançar e manter um crescimento económico sustentado. Os sectores agro-alimentar e florestal podem vir a ter um papel de extrema importância na concretização desse objetivo, contribuindo para o crescimento do valor acrescentado nacional de forma economicamente competitiva e ambientalmente sustentável. É neste contexto que surge este projeto que tem como elemento principal o Medronho – fruto com um carisma especial em Portugal e com enormes potencialidades. Foi elaborado este Plano de Negócio, enquanto ferramenta de Gestão, para estruturação da ideia, conjugando-a com criação de valor para o cliente e com a avaliação da viabilidade do negócio de uma perspetiva económica e financeira. O negócio em análise consiste na plantação de medronheiros e exploração do fruto para diferentes aplicações, nomeadamente para produção de fruta desidratada, polpa e aguardente. Para a concretização deste objetivo, o desenvolvimento do plano de negócio teve início com uma revisão da literatura nas temáticas consideradas relevantes para contextualizar o projeto e servir de suporte às decisões a tomar nas fases seguintes do trabalho. De seguida, foi realizado o diagnóstico externo e interno do negócio que permitiu conhecer as forças e fraquezas do mesmo e as oportunidades e ameaças da sua envolvente tendo em vista a definição da estratégia de desenvolvimento, com a formulação da estratégia de negócio nas suas diversas componentes. Foram definidas políticas de implementação que incluíram a definição do plano de marketing, deixando subjacente a necessidade de definir uma marca para os produtos seleccionados. Por fim, e de acordo com as políticas de implementação, foram estabelecidas as estimativas de custo do projeto que fundamentaram a avaliação económica e financeira do negócio e a consequente análise de viabilidade.Over the last years, Portugal has been facing a challenge to achieve and maintain the sustained economic growth. It is considered that the agro-food and forest sectors may have an extremely important role to the achievement of that objective by contributing to the growth of national added value in an economically competitive and environmentally sustainable way. This project is created in this context and has, as its main element, the fruit of Arbutus unedo (strawberry tree) – a charismatic fruit in Portugal with enormous potentialities. This business plan was created as a management tool to structure the idea, to create value to the client and to evaluate the economic and financial viability of the business. It considers the implementation of strawberry trees plantation and the use of the fruit to different purposes, namely, production of dehydrated fruit, pulp and distillate. To achieve this objective, this business plan started with the literature review regarding the relevant concepts to contextualize the project and to support the decisions to be taken afterwards. Then, the external and internal diagnosis of the business has been performed to provide knowledge on its strengths and weaknesses and opportunities and threats of the environment. This allowed the definition of the development strategy that included the business strategy formulation in all different components. The implementation policies have been defined, as well. They included the marketing plan and they revealed the need of a brand for the selected products. Finally, and in accordance with the implementation policies, the estimated costs of the project were determined and supported the economic and financial evaluation of the business and consequently the correspondent viability analysis.2020-12-16T00:00:00Z2018-12-17T00:00:00Z2018-12-172018-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/18420TID:202131262porRamos, Ana Filipa Fazendeiro do Lumiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:28:13Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/18420Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:12:37.766427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócio: exploração do fruto do medronheiro em diferentes aplicações
title Plano de negócio: exploração do fruto do medronheiro em diferentes aplicações
spellingShingle Plano de negócio: exploração do fruto do medronheiro em diferentes aplicações
Ramos, Ana Filipa Fazendeiro do Lumiar
Gestão de empresas
Plano de negócio
Agroindústria
Análise de mercado
Estratégia empresarial
Marketing
Trabalho de projeto
Business plan
Agriculture
Arbutus unedo
Market
title_short Plano de negócio: exploração do fruto do medronheiro em diferentes aplicações
title_full Plano de negócio: exploração do fruto do medronheiro em diferentes aplicações
title_fullStr Plano de negócio: exploração do fruto do medronheiro em diferentes aplicações
title_full_unstemmed Plano de negócio: exploração do fruto do medronheiro em diferentes aplicações
title_sort Plano de negócio: exploração do fruto do medronheiro em diferentes aplicações
author Ramos, Ana Filipa Fazendeiro do Lumiar
author_facet Ramos, Ana Filipa Fazendeiro do Lumiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ana Filipa Fazendeiro do Lumiar
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de empresas
Plano de negócio
Agroindústria
Análise de mercado
Estratégia empresarial
Marketing
Trabalho de projeto
Business plan
Agriculture
Arbutus unedo
Market
topic Gestão de empresas
Plano de negócio
Agroindústria
Análise de mercado
Estratégia empresarial
Marketing
Trabalho de projeto
Business plan
Agriculture
Arbutus unedo
Market
description Portugal tem vindo a deparar-se nos últimos anos com o desafio de alcançar e manter um crescimento económico sustentado. Os sectores agro-alimentar e florestal podem vir a ter um papel de extrema importância na concretização desse objetivo, contribuindo para o crescimento do valor acrescentado nacional de forma economicamente competitiva e ambientalmente sustentável. É neste contexto que surge este projeto que tem como elemento principal o Medronho – fruto com um carisma especial em Portugal e com enormes potencialidades. Foi elaborado este Plano de Negócio, enquanto ferramenta de Gestão, para estruturação da ideia, conjugando-a com criação de valor para o cliente e com a avaliação da viabilidade do negócio de uma perspetiva económica e financeira. O negócio em análise consiste na plantação de medronheiros e exploração do fruto para diferentes aplicações, nomeadamente para produção de fruta desidratada, polpa e aguardente. Para a concretização deste objetivo, o desenvolvimento do plano de negócio teve início com uma revisão da literatura nas temáticas consideradas relevantes para contextualizar o projeto e servir de suporte às decisões a tomar nas fases seguintes do trabalho. De seguida, foi realizado o diagnóstico externo e interno do negócio que permitiu conhecer as forças e fraquezas do mesmo e as oportunidades e ameaças da sua envolvente tendo em vista a definição da estratégia de desenvolvimento, com a formulação da estratégia de negócio nas suas diversas componentes. Foram definidas políticas de implementação que incluíram a definição do plano de marketing, deixando subjacente a necessidade de definir uma marca para os produtos seleccionados. Por fim, e de acordo com as políticas de implementação, foram estabelecidas as estimativas de custo do projeto que fundamentaram a avaliação económica e financeira do negócio e a consequente análise de viabilidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17T00:00:00Z
2018-12-17
2018-10
2020-12-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/18420
TID:202131262
url http://hdl.handle.net/10071/18420
identifier_str_mv TID:202131262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134681605603328