Atividades pedagógicas atendendo à multiculturalidade para enriquecer o processo de ensino aprendizagem de uma turma de 11º ano de Economia A
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/57426 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
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Atividades pedagógicas atendendo à multiculturalidade para enriquecer o processo de ensino aprendizagem de uma turma de 11º ano de Economia AEnsino-aprendizagemEnsino secundário (11º ano)MulticulturalismoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2022Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino da Economia e Contabilidade, 2022, Universidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoEste trabalho académico é um Relatório elaborado no contexto da Prática de Ensino Supervisionada (RPES) do Mestrado em Ensino de Economia e de Contabilidade, através do qual se pretende analisar as Atividades pedagógicas realizadas, que atenderam à multiculturalidade para enriquecer o processo de ensino aprendizagem de uma turma de 11º ano de Economia A, usando como modelo pedagógico a teoria vygotskiana para as práticas de ensino-aprendizagem. A prática de ensino supervisionada (PES) na disciplina de Economia A incidiu sobre as unidades didáticas 10 e 11 realizadas entre novembro e maio do ano letivo 2021-2022. A recolha de dados foi realizada por observação direta participante (método próprio da antropologia, mas muito utilizado em ciências da educação) através do diário de campo, de uma grelha de observação de comportamentos e atitudes dos alunos em espaço de aula e complementado por um inquérito realizado pelos alunos e pela professora cooperante para avaliação das metodologias utilizadas. De acordo com os resultados obtidos a partir da observação participante das práticas pedagógicas, utilizando uma abordagem multicultural baseada na psicologia histórico-cultural de Vygotsky, podemos concluir que este modelo apresenta eficácia na prática pedagógica relativamente à integração cultural e psico-social dos alunos em turma durante o processo de ensino-aprendizagem.This academic paper is a report prepared in the context of the Supervised Teaching Practice (SEP) of the Master's in Teaching of Economics and Accounting, through which we intend to analyse the pedagogical activities carried out, which took into account multiculturalism to enrich the teaching-learning process of a class of 11th grade of Economics A, using the Vygotskian theory for teaching-learning practices as a pedagogical model. The supervised teaching practice (PES) in the subject of Economics A focused on didactic units 10 and 11 carried out between November and May of the 2021-2022 school year. Data collection was carried out by direct participant observation (anthropology's own method, but widely used in educational sciences) through the field diary, a grid for observation of students' behaviour and attitudes in class space and complemented by a survey conducted by the students and the cooperating teacher to evaluate the methodologies used. According to the results obtained from the participant observation of the pedagogic practices, using a multicultural approach based on the historical-cultural psychology of Vygotsky, we can conclude that, this model seems to be effective in the pedagogic practice in what students’ cultural and psycho social integration in class during the teaching-learning process is concerned.Patrocínio, José Tomás, 1956-Repositório da Universidade de LisboaSantos, Pedro Miguel Tavares Fojo dos2023-05-15T14:05:53Z2022-11-072022-10-112022-11-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/57426porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:05:46Zoai:repositorio.ul.pt:10451/57426Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:53.389803Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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