Métodos, técnicas e recursos didácticos aplicados numa turma reduzida do 11º ano de Economia do ensino secundário : a proposta-análise de um professor principiante potenciadora da construção do conhecimento e de processos participativos num contexto de diversidade metodológica centrado no aluno : estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canário, Luís Filipe Pinto, 1977-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/9829
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino da Economia e Contabilidade, Universidade de Lisboa, 2013
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Conceptualmente, abordamos: a prática de ensino supervisionada; o ensino secundário; a disciplina de economia; as vantagens ou não de leccionar em turmas reduzidas; a passagem de um ensino transmissivo para um ensino activo e centrado no aluno, assim como toda a prática lectiva e todo o contexto que faz parte do mesmo, sem esquecer a relação entre os métodos, técnicas e recursos didácticos, centrais neste relatório. Todo o trabalho prático realizado recorre à metodologia qualitativa, num contexto natural, descritivo e indutivo (estudo do caso) e incidiu no uso e análise de métodos, técnicas e recursos didácticos diferenciadores ao longo das aulas leccionadas. Para que tal descrição, análise e interpretação dos dados obtidos fosse possível recorremos a entrevistas, outros documentos e à observação directa. Para sabermos quais os métodos, técnicas e recursos preferidas dos alunos elaboramos um questionário por grau de relevância dos mesmos, sem esquecer todo o contexto que rodeia a escola onde leccionamos. Os resultados mostram que maximizar aprendizagens exige muito de todos os professores, e independentemente de quaisquer circunstâncias, o professor deve conceber estratégias e recursos com uma linha de actuação intencional, organizada, coerente e avaliável, favorecendo o desenvolvimento de determinadas competências, no sentido de tornar o aluno um ser mais pensante, mais criativo, mais autónomo e mais preparado para enfrentar esta sociedade da comunicação on-line em que se move e o mercado de trabalho altamente competitivo. Este relatório é assim o culminar do esforço feito durante a prática supervisionada, durante o mestrado em ensino de economia e contabilidade e de todos os ensinamentos e perspectivas que fomos “bebendo” de todos com os quais interagimos: professores, colegas e alunosThe supervised practice of six lessons, taken place at Josefa de Óbidos Secondary School, given to an Economics’ class of the eleventh grade, with only six students, based on unit twelve of contents – The Portuguese Economics in the European Union’s Context – had the main goal not only to develop methods, techniques and didactic resources, which allow students to participate actively, but also to analyse and reflect on them. This originated the question of investigation – “Which student-centred methods, techniques and didactic resources should be used to power the construction of knowledge and participating processes by all students in a small class of the eleventh grade”. Conceptually, we approached several aspects such as the supervised teaching practice, the secondary teaching, the subject of Economics, the advantages or not of teaching a small class, the passage from a transmitting teaching to an active one, based on the student, the entire academic practice and its context, as well the relation between methods, techniques and didactic resources, a central point in this report. All the practical work resorts to qualitative methodology, in natural, descriptive and inductive context (study case) and it reflects on the use and analysis of differential methods, techniques and didactic resources through the taught lessons. For such description, analysis and comprehension of these data, we also used interviews, other documents and direct observations as well questionnaires about the students’ preferences, without putting the school environment aside. The results show that maximising the apprenticeships requires a lot from the teachers, regardless of all circumstances. Therefore, the teacher should conceive strategies and resources towards an intentional, organised, consistent and assessed performance in order to be biased in favour of the development of certain competences to make students think more and to become more creative, autonomous and well prepared to face the challenges of the actual online communicative society and a more competitive job market. Therefore this report reflects the effort done through the supervised practice, during the Master’s Degree in Economics and Accountancy Teaching and the apprenticeships and perspectives acquired from teachers, colleagues and students.Cerdeira, Luísa, 1956-Repositório da Universidade de LisboaCanário, Luís Filipe Pinto, 1977-2013-12-20T16:09:21Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/9829TID:201219131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:54:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/9829Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:33:55.767883Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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