Representações cognitivas acerca das altas capacidades intelectuais: um estudo exploratório com universitários
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/75345 |
Resumo: | Este estudo investigou as representações cognitivas, em um grupo de 411 estudantes do ensino superior de três cursos e duas universidades públicas, a partir das suas respostas à Escala de Avaliação sobre Representações acerca das Altas Capacidades Intelectuais. Esses participantes eram do 1º (34%), 2º (35%), 3º (31%) anos; 47% eram do género masculino e 53% do feminino. As idades situaram-se entre os 17 e os 48 anos. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas representações cognitivas relacionadas com o desempenho, com as respostas do sistema educativo e com as influências de variáveis contextuais e familiares. Os alunos do 1º ano, por comparação com os seus colegas do 2º ano, tendem a apresentar mais mitos relacionados com as respostas do sistema educativo e com a influência das variáveis contextuais e familiares às altas capacidades intelectuais. A discussão dos resultados sugere implicações para a formação e práticas pedagógicas futuras como profissionais da educação. |
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Representações cognitivas acerca das altas capacidades intelectuais: um estudo exploratório com universitáriosCognitive representations about intellectual high capacities: an exploratory study with university studentsRepresentaciones cognitivas acerca das altas capacidades: um estudo exploratorio com universitariosRepresentações cognitivasAtas capacidades intelectuaisalunos universitariosCognitive representationsHigh intellectual abilitiesCollege studentsRepresentaciones cognitivasaltas capacidades intelectualesestudiantes universitariosCiências Sociais::PsicologiaEste estudo investigou as representações cognitivas, em um grupo de 411 estudantes do ensino superior de três cursos e duas universidades públicas, a partir das suas respostas à Escala de Avaliação sobre Representações acerca das Altas Capacidades Intelectuais. Esses participantes eram do 1º (34%), 2º (35%), 3º (31%) anos; 47% eram do género masculino e 53% do feminino. As idades situaram-se entre os 17 e os 48 anos. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas representações cognitivas relacionadas com o desempenho, com as respostas do sistema educativo e com as influências de variáveis contextuais e familiares. Os alunos do 1º ano, por comparação com os seus colegas do 2º ano, tendem a apresentar mais mitos relacionados com as respostas do sistema educativo e com a influência das variáveis contextuais e familiares às altas capacidades intelectuais. A discussão dos resultados sugere implicações para a formação e práticas pedagógicas futuras como profissionais da educação.This study investigated cognitive representations, in a group of 411 higher education students from three courses and two public universities, from their responses to the Evaluation Scale on Representations about High Intellectual Capacities. These participants were from 1st (34%), 2nd (35%), 3rd (31%) academic years; 47% were male and 53% female. Ages varied between 17 and 48 years. Statistically significant differences were observed in cognitive representations related to performance, to the responses of educational system and to the influences of contextual and family variables. First year students, compared to their 2nd year classmates, tend to present more myths related to the responses of the educational system and to the influence of contextual and family variables to high intellectual abilities. The discussion of the results suggests implications for future pedagogical training and practices as education professionals.Este estudio quiere las representaciones cognitivas, en un grupo de 411 estudiantes de educación superior de tres cursos y dos universidades públicas a partir de sus respuestas a la Escala de Evaluación sobre Representaciones sobre Altas Capacidades Intelectuales. Estos participantes fueron del 1º (34%), 2º (35%), 3º (31%) años; 47% eran hombres y 53% mujeres. Las edades estaban entre 17 y 48 años. Se observaron diferencias estadísticamente significativas en las representaciones cognitivas relacionadas con el desempeño, las respuestas del sistema educativo; y con las influencias de las variables contextuales y familiar. Los estudiantes de primer grado tienden a presentar más mitos relacionados con las respuestas del sistema educativo y la influencia de las variables contextuales y familiares a las altas capacidades intelectuales en comparación con sus compañeros de segundo año. La discusión de los resultados sugiere implicaciones para la formación y las prácticas pedagógicas futuras como profesionales de la educación.Este estudo é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT/MCTES-PT.Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS)Universidade do MinhoMiranda, LuciaMorais, Maria de Fátima20212021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75345porMiranda, L. & Morais, M. F. (2021). Representações cognitivas acerca das altas capacidades intelectuais: um estudo exploratório com universitários. Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação/Iberoamerican Journal of Creativity and Innovation. 2 (4), 198-2112675-2093https://recriai.emnuvens.com.br/revista/article/view/56info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:44Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75345Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:55.009198Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Este estudo investigou as representações cognitivas, em um grupo de 411 estudantes do ensino superior de três cursos e duas universidades públicas, a partir das suas respostas à Escala de Avaliação sobre Representações acerca das Altas Capacidades Intelectuais. Esses participantes eram do 1º (34%), 2º (35%), 3º (31%) anos; 47% eram do género masculino e 53% do feminino. As idades situaram-se entre os 17 e os 48 anos. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas representações cognitivas relacionadas com o desempenho, com as respostas do sistema educativo e com as influências de variáveis contextuais e familiares. Os alunos do 1º ano, por comparação com os seus colegas do 2º ano, tendem a apresentar mais mitos relacionados com as respostas do sistema educativo e com a influência das variáveis contextuais e familiares às altas capacidades intelectuais. A discussão dos resultados sugere implicações para a formação e práticas pedagógicas futuras como profissionais da educação. |
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