Validação de modelo de mobiliário ajustável às crianças do 1º ciclo do ensino básico e análise comparativa ao mobiliário tradicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ana Sofia Pinheiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/13660
Resumo: As crianças que frequentam o primeiro ciclo ensino básico despendem maior parte do seu dia na sala de aula, na posição sentada, a aprender os conteúdos aí lecionados. É nesta fase que começam a adotar posturas erradas devido à incompatibilidade do mobiliário com as suas medidas antropométricas. A utilização de mobiliário adequado aos seus utilizadores um fator muito relevante, uma vez que os bons hábitos posturais devem ser adquiridos em idade precoce. O presente estudo pretende validar um modelo de mobiliário ajustável, proposto por (Gonçalves, 2012) e comparar as posturas adotadas pelas crianças utilizando o mobiliário ajustável e o mobiliário tradicionalmente utilizado. Foram observados 59 alunos (33 do sexo masculino e 26 do sexo feminino), pertencentes ao 1º ciclo do ensino básico. A idade dos alunos observados encontra-se compreendida entre os 5 e 9 anos. Para a observação dos alunos foi elaborada uma checklist com base nos princípios fundamentais a serem observados na postura sentada. Quanto aos resultados, estes foram analisados agrupando os dados obtidos por turma, para se avaliar a necessidade de existir mais do que um tamanho de mobiliário fixo para equipar uma sala de aula e agrupados por nível de ajustamento para se validar as medidas propostas para os protótipos. Com este estudo, verificou-se que as crianças preferiam o mobiliário ajustável ao mobiliário tradicional, afirmando sentir maior conforto (66%). Particularmente para o nível de ajustamento 3, os alunos cuja estatura fosse superior a 137cm, a cadeira do tamanho 3 era adequada, mas para a mesa, era necessário o tamanho 4. Confirma-se assim que as salas de aula tradicionais, com mobiliário de dimensões fixas, não são compatíveis com a variabilidade antropométrica das crianças de uma determinada faixa etária. Só o mobiliário ajustável permitirá acomodar de forma correta as crianças.
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