Memes e ageism: quando o estereótipo se torna viral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Bruno Mateus de Farias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/39555
Resumo: Nos últimos anos, temos assistido à tensão entre as gerações, um problema exacerbado pela pandemia de COVID-19. Os media sociais têm sido palco destas tensões, com a proliferação de conteúdos e mensagens hostis e idadistas entre as gerações. Os Memes podem ser uma forma particularmente nociva de espalhar este tipo de conteúdo pela Internet devido ao seu potencial viral. Desta forma, este estudo procurou responder à questão “Qual o papel dos memes na propagação do preconceito, nos adolescentes e jovens adultos, relativamente a idade dos adultos com mais de 60 anos?”. Neste sentido, o estudo procurou conteúdos em várias redes sociais, identificados com as hashtags #okboomer e #boomerremover, e analisou os seus níveis de engajamento e relevância. Essa análise foi complementada com entrevistas a jovens entre os 15 e os 25 anos, para compreender o que pensam dos memes e diversas questões sobre o preconceito de idade. Partindo dos dados obtidos ao longo da investigação, foi possível concluir que as relações intergeracionais e um maior conhecimento da problemática relacionada ao preconceito de idade são fatores de grande importância para o combate de uma visão negativa sobre o envelhecimento e as pessoas mais velhas, que também tem sido vinculada nas redes sociais através de alguns memes. Em conclusão, destacam-se algumas estratégias que se consideram poder combater o fenómeno do Idadismo e os eventuais preconceitos que os memes podem ajudar a propagar.
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