O uso da cor na arquitectura contemporânea : qualificação do espaço arquitectónico em edifícios escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Marta Freire da Cruz do Carmo, 1980-
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/2711
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016
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spelling O uso da cor na arquitectura contemporânea : qualificação do espaço arquitectónico em edifícios escolaresCor na arquitecturaEscolas (Edifício)Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016Exame público realizado em 13 de Janeiro de 2017A escolha da presente investigação teve como principal objectivo estudar e analisar as cores utilizadas em edifícios escolares e a sua relação com o bem-estar dos utilizadores desses mesmos espaços. Durante esta investigação foram analisados três casos de estudo, sediados na zona de Lisboa, nos quais foram executados projectos de cor. Os casos de estudo escolhidos foram a Escola Secundária Braancamp Freire (Pontinha, Lisboa), o CENFIC - Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul (Prior-Velho, Lisboa), e a Escola Secundária Francisco Arruda (Calçada da tapada, Lisboa). Esta pesquisa foi relevante para o entendimento do tema proposto pois veio comprovar o conhecimento adquirido ao longo do trabalho. De forma a adquirir os dados necessários para uma análise aprofundada do tema em análise, abordaram-se questões importantes para a percepção do tema e utilizaram-se vários métodos de pesquisa, tais como a pesquisa bibliográfica, a visita presencial aos casos de estudo, a elaboração de inquéritos aos utilizadores dos espaços e, por fim, a análise dos mesmos. A análise aos inquéritos efectuados aos alunos permitiu-nos compreender o impacto que a cor tem para os utilizadores dos espaços em estudo, bem como perceber se o projecto de cor aplicado nos estabelecimentos de ensino terá atingido o seu propósito. Apesar de existirem inúmeros estudos sobre cor que se centram na aplicação da mesma no objecto arquitectónico e de como esta influencia a vida das pessoas, são escassas as abordagens que utilizam o ambiente escolar como estudo de caso na aplicação da cor. Sendo a cor, ainda hoje, muitas vezes posta em segundo plano e pouco explorada na arquitectura, ela é tão importante como o projecto em si e, quando utilizada correctamente, contribui para o conforto e qualidade dos espaços projectados. Assim, torna-se importante estudar este tema e perceber até que ponto os arquitectos aplicam a cor nos seus projectos, conscientes do impacto que esta vai ter no comportamento humano.2017-01-27T12:40:28Z2017-01-272017-01-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/11067/2711http://hdl.handle.net/11067/2711TID:201606623porGonçalves, Marta Freire da Cruz do Carmo, 1980-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:49:46Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/2711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:49.973387Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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