Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casanova, Maria Prazeres
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Amante, Lúcia, Oliveira, Isolina
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/14944
Resumo: Relatório de pós-doutoramento na especialidade: Educação a Distância e Elearning
id RCAP_db6b5b5d488e70c0024af6c68e3bf2bf
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14944
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunosAvaliação digital para as aprendizagensAlunosAvaliação formativaFormação de professoresPerspetiva dos alunosProcessos avaliativos dos professoresDigital evaluation for learningEvaluation processes of teachersTeacher trainingStudent perspectiveODS::04:Educação de QualidadeRelatório de pós-doutoramento na especialidade: Educação a Distância e ElearningO presente relatório visa apresentar uma investigação-ação sobre a perspetiva dos alunos ao realizarem tarefas de avaliação formativa mediadas por ferramentas digitais. O estudo insere-se na especialidade Educação a distância e elearning, tendo sido dado uma especial enfase à avaliação digital. Os desafios colocados à escola pelo uso de ambientes digitais pressupõem que os seus atores educativos, nomeadamente os professores, possuam skills que lhes facultem o uso de tecnologias digitais ao serviço de novas pedagogias e das necessidades educativas dos alunos. De modo a viabilizar o estudo, seguimos uma metodologia de investigação-ação em que a componente formativa foi significativa. Definimos os seguintes objetivos: identificar o modo como as dimensões da cultura de avaliação digital estão presentes nas práticas de avaliação dos alunos; identificar práticas de avaliação que os alunos consideram de maior utilidade na sua aprendizagem; compreender o modo como são promovidos o processo de regulação e o feedback, bem como se são utilizadas ferramentas digitais. No contexto da formação ministrada aos professores proporcionou-se a reflexão sobre as práticas de avaliação formativa mediadas pelo uso de tecnologias digitais em contexto blearning. Esta reflexão teve como quadro teórico o modelo PrACT da avaliação formativa alternativa digital, nas suas quatro dimensões-autenticidade, consistência, transparência e praticabilidade clarificadas pelos seus diversos critérios (Pereira A. , Oliveira, Tinoca, Pinto, & Amante, 2015)-e as experiências pedagógicas ocorridas em sala de aula. Neste processo foram privilegiados: a cooperação e a interatividade entre os alunos e entre professores e alunos, a criatividade, a flexibilidade na gestão do tempo para realização da tarefa e o feedback útil e atempado. Procurou-se que os professores adequassem as estratégias de avaliação formativa digital ao perfil dos seus alunos e que aplicassem instrumentos de avaliação diversificados. Os alunos consideraram as propostas avaliativas de grande utilidade para o desenvolvimento das suas aprendizagens especialmente pelas suas características formativas desenvolvidas em ambientes digitais.This report aims to present an action research on the student's perspective when performing formative assessment tasks mediated by digital tools. This study focuses on distance learning and elearning, with a special emphasis on digital assessment. The challenges posed by the use of digital environments require from teachers the skills, which allow the use of digital technologies in the service of new pedagogies and the educational needs of the students. In order to make the study feasible, we followed an action-research methodology in which the formative component was significant. We’ve drawn the following objectives: to identify how the dimensions of the digital evaluation culture is present in the students' evaluation practices; to identify the evaluation practices that students consider as the most useful in their learning; to understand how the regulatory process and feedback are promoted and whether digital tools are used. Based on the training provided, teachers were offered the opportunity to reflect on their formative assessment practices and how they can be mediated by the use of digital technologies in a blearning context. This reflection was based on the PrACT model of the digital formative evaluation, through the four dimensions - authenticity, consistency, transparency and practicality and its different criteria (Pereira A., Oliveira, Tinoca, Pinto, & Amante, 2015) and the pedagogical experiences that took place in the classroom. Cooperation and interactivity between students and between teachers and students, creativity, flexibility in the time management to accomplish the task, and useful and timely feedback were privileged in this process. It seems to us that the teachers adapted the strategies of digital formative evaluation to their students and applied diversified evaluation tools. The students considered the existence of formative assessment practices mediated by digital environments to be very useful for the development of their learning.Repositório AbertoCasanova, Maria PrazeresAmante, LúciaOliveira, Isolina2023-09-19T09:51:05Z2017-032017-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/14944porCasanova, M.P., Amante, L. & Oliveira, I. (2017). Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos. Relatório de investigação de Pós-Doutoramento na especialidade de Educação a Distância e Elearning. Universidade Aberta . Laboratório de Educação a Distância e E-Learning (LE@D)10.6084/m9.figshare.24134928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-10T01:45:58Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/14944Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:53:37.119502Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos
title Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos
spellingShingle Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos
Casanova, Maria Prazeres
Avaliação digital para as aprendizagens
Alunos
Avaliação formativa
Formação de professores
Perspetiva dos alunos
Processos avaliativos dos professores
Digital evaluation for learning
Evaluation processes of teachers
Teacher training
Student perspective
ODS::04:Educação de Qualidade
title_short Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos
title_full Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos
title_fullStr Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos
title_full_unstemmed Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos
title_sort Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos
author Casanova, Maria Prazeres
author_facet Casanova, Maria Prazeres
Amante, Lúcia
Oliveira, Isolina
author_role author
author2 Amante, Lúcia
Oliveira, Isolina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Casanova, Maria Prazeres
Amante, Lúcia
Oliveira, Isolina
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação digital para as aprendizagens
Alunos
Avaliação formativa
Formação de professores
Perspetiva dos alunos
Processos avaliativos dos professores
Digital evaluation for learning
Evaluation processes of teachers
Teacher training
Student perspective
ODS::04:Educação de Qualidade
topic Avaliação digital para as aprendizagens
Alunos
Avaliação formativa
Formação de professores
Perspetiva dos alunos
Processos avaliativos dos professores
Digital evaluation for learning
Evaluation processes of teachers
Teacher training
Student perspective
ODS::04:Educação de Qualidade
description Relatório de pós-doutoramento na especialidade: Educação a Distância e Elearning
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03
2017-03-01T00:00:00Z
2023-09-19T09:51:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/14944
url http://hdl.handle.net/10400.2/14944
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Casanova, M.P., Amante, L. & Oliveira, I. (2017). Avaliação formativa digital: um estudo sobre perspetivas de alunos. Relatório de investigação de Pós-Doutoramento na especialidade de Educação a Distância e Elearning. Universidade Aberta . Laboratório de Educação a Distância e E-Learning (LE@D)
10.6084/m9.figshare.24134928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135134187782144