Precariedade laboral em contexto do shopping : Marshopping, um caso prático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Vera Patrícia da Rocha Conceição
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10216/56027
Resumo: Esta investigação debruça-se sobre o trabalho dos trabalhadores/as do centro comercial Marshopping e analisa em concreto a actividade laboral nas lojas de comércio a retalho de vestuário e de ourivesaria. Pretende desmitificar a natureza e tentar perceber como é que estes trabalhadores/as encaram a precariedade e a flexibilidade dos contratos de trabalho aos quais estão sujeitos. Deste modo, é tido em especial atenção o perfil detalhado dos perfis destes trabalhadores/as e das estruturas comerciais onde laboram, é realçada a estrutura do centro comercial considerada como o baluarte das transformações das duas últimas décadas em Portugal. O trabalho dissecado harmoniza-se com a actividade realizada pelos/as vendedores/as do comércio de vestuário e ourivesaria que se encontram em contacto directo com a figura do/a cliente. É destacado a forma como estes encaram o seu trabalho, onde este pressupõe a existência de uma relação de serviço com especificidades próprias tributárias da natureza concreta das tarefas realizadas por estes/as trabalhadores/as. Nestas actividades (comércio de vestuário e ourivesaria) é notória a existência de uma relação construída subjectivamente no espaço social do trabalho. Satisfação e motivação são palavras de ordem, pois existe a tentativa de compreender qual a posição destes trabalhadores/as que na sua maioria são licenciados e executam tarefas fora das suas áreas de formação. Neste contexto de trabalho será possível contrariar posições defensoras da progressiva generalização do trabalho nas sociedades terciarizadas contemporâneas. A estratégia metodológica utilizada na investigação assenta numa combinação mista, que conjuga abordagens mais quantitativas através do inquérito por questionário e abordagens mais qualitativas através da realização de entrevistas de entrevistas individuais. (...)
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