Introdução de frota 100% elétrica de autocarros no transporte público: um passo para a mobilidade sustentável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Isaac João Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37172
Resumo: O setor da mobilidade é essencial para o normal funcionamento da sociedade, tendo-se assistido com o passar dos anos a uma evolução em tecnologias utilizadas, oferta de serviços e veículos usados. Apesar disso, este setor é responsável por quase 25% das emissões de gases com efeito estuda na Europa, sendo uma das principais causas de poluição atmosférica nas grandes cidades, contribuindo para um estilo de vida menos saudável e, consequentemente, para o aumento dos níveis de doenças associadas. A introdução da e-mobilidade e veículos elétricos no transporte público urbano pode ser considerado um fator chave para uma futura mobilidade sustentável, contribuindo para a redução da poluição do ar e das emissões de gases de efeito estufa, para além de assegurar as necessidades da população. Neste contexto, este projeto para além de esclarecer o funcionamento de veículos elétricos e os comparar com veículos tradicionais movidos por combustão interna, em aspetos como funcionamento de baterias, estratégias de carregamento, demonstrar possíveis impactos da adoção desta nova opção, e dar a conhecer diferentes abordagens relativas à implementação deste tipo de veículos, procura igualmente demonstrar quais os possíveis custos que este novo panorama traz. É efetuada a medição e a comparação de custos relativos à nova frota, manutenção e operação, incluindo custos relacionados com possíveis novos serviços de viatura e tripulantes. Inclusive, é medido e comparado o impacto ambiental de uma frota 100% elétrica, através da estimação dos níveis de emissões de CO2. Para a realização do estudo é usado o exemplo da STCP, empresa de transporte público que atua na Área Metropolitana do Porto, onde, após parametrização de dados referentes aos veículos elétricos, incluindo limitações como a autonomia, é feita a simulação do planeamento operacional utilizando o software desenvolvido e mantido pela OPT, GIST.
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