Introdução de frota 100% elétrica de autocarros no transporte público: um passo para a mobilidade sustentável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/37172 |
Resumo: | O setor da mobilidade é essencial para o normal funcionamento da sociedade, tendo-se assistido com o passar dos anos a uma evolução em tecnologias utilizadas, oferta de serviços e veículos usados. Apesar disso, este setor é responsável por quase 25% das emissões de gases com efeito estuda na Europa, sendo uma das principais causas de poluição atmosférica nas grandes cidades, contribuindo para um estilo de vida menos saudável e, consequentemente, para o aumento dos níveis de doenças associadas. A introdução da e-mobilidade e veículos elétricos no transporte público urbano pode ser considerado um fator chave para uma futura mobilidade sustentável, contribuindo para a redução da poluição do ar e das emissões de gases de efeito estufa, para além de assegurar as necessidades da população. Neste contexto, este projeto para além de esclarecer o funcionamento de veículos elétricos e os comparar com veículos tradicionais movidos por combustão interna, em aspetos como funcionamento de baterias, estratégias de carregamento, demonstrar possíveis impactos da adoção desta nova opção, e dar a conhecer diferentes abordagens relativas à implementação deste tipo de veículos, procura igualmente demonstrar quais os possíveis custos que este novo panorama traz. É efetuada a medição e a comparação de custos relativos à nova frota, manutenção e operação, incluindo custos relacionados com possíveis novos serviços de viatura e tripulantes. Inclusive, é medido e comparado o impacto ambiental de uma frota 100% elétrica, através da estimação dos níveis de emissões de CO2. Para a realização do estudo é usado o exemplo da STCP, empresa de transporte público que atua na Área Metropolitana do Porto, onde, após parametrização de dados referentes aos veículos elétricos, incluindo limitações como a autonomia, é feita a simulação do planeamento operacional utilizando o software desenvolvido e mantido pela OPT, GIST. |
id |
RCAP_db7587590f21c3a3f350f1aed3e1a138 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/37172 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Introdução de frota 100% elétrica de autocarros no transporte público: um passo para a mobilidade sustentávelVeículos elétricosCompetitividade de custoPlaneamento operacionalSistemas de carregamentoGISTSustentabilidadeO setor da mobilidade é essencial para o normal funcionamento da sociedade, tendo-se assistido com o passar dos anos a uma evolução em tecnologias utilizadas, oferta de serviços e veículos usados. Apesar disso, este setor é responsável por quase 25% das emissões de gases com efeito estuda na Europa, sendo uma das principais causas de poluição atmosférica nas grandes cidades, contribuindo para um estilo de vida menos saudável e, consequentemente, para o aumento dos níveis de doenças associadas. A introdução da e-mobilidade e veículos elétricos no transporte público urbano pode ser considerado um fator chave para uma futura mobilidade sustentável, contribuindo para a redução da poluição do ar e das emissões de gases de efeito estufa, para além de assegurar as necessidades da população. Neste contexto, este projeto para além de esclarecer o funcionamento de veículos elétricos e os comparar com veículos tradicionais movidos por combustão interna, em aspetos como funcionamento de baterias, estratégias de carregamento, demonstrar possíveis impactos da adoção desta nova opção, e dar a conhecer diferentes abordagens relativas à implementação deste tipo de veículos, procura igualmente demonstrar quais os possíveis custos que este novo panorama traz. É efetuada a medição e a comparação de custos relativos à nova frota, manutenção e operação, incluindo custos relacionados com possíveis novos serviços de viatura e tripulantes. Inclusive, é medido e comparado o impacto ambiental de uma frota 100% elétrica, através da estimação dos níveis de emissões de CO2. Para a realização do estudo é usado o exemplo da STCP, empresa de transporte público que atua na Área Metropolitana do Porto, onde, após parametrização de dados referentes aos veículos elétricos, incluindo limitações como a autonomia, é feita a simulação do planeamento operacional utilizando o software desenvolvido e mantido pela OPT, GIST.The mobility sector is essential for the normal functioning of society, and over the years, there has been an evolution in technologies used, services offered, and vehicles used. Despite this, this sector is responsible for almost 25% of greenhouse gas emissions in Europe. It is one of the leading causes of air pollution in large cities, contributing to a less healthy lifestyle and associated diseases. The introduction of e-mobility and electric vehicles in urban public transport can be considered a key factor for future sustainable mobility, contributing to the reduction of air pollution and greenhouse gas emissions and ensuring the needs of the population. In this context, this project, besides clarifying the reader about the operation of electric vehicles and comparing them with traditional vehicles powered by internal combustion, in aspects such as battery operation and charging strategies, demonstrate possible impacts of the adoption of this new option, and make known different approaches regarding the implementation of this type of vehicles, tries to show what are the possible costs that this new scenario brings. Costs related to the new fleet, maintenance and operation costs are measured and compared, including expenses related to potential new vehicle and crew services. The environmental impact of a 100% electric fleet is also measured and reached through the estimation of CO2 emission levels. To carry out the study, the example of STCP is used, a public transport company operating in Porto Metropolitan Area, where, after parameterization of data relating to electric vehicles, including limitations such as autonomy, the simulation of operational planning is made using the software developed and maintained by OPT, GIST.2023-04-18T14:26:26Z2022-12-05T00:00:00Z2022-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37172porMartins, Isaac João Teixeirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:11:27Zoai:ria.ua.pt:10773/37172Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:42.718796Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Introdução de frota 100% elétrica de autocarros no transporte público: um passo para a mobilidade sustentável |
title |
Introdução de frota 100% elétrica de autocarros no transporte público: um passo para a mobilidade sustentável |
spellingShingle |
Introdução de frota 100% elétrica de autocarros no transporte público: um passo para a mobilidade sustentável Martins, Isaac João Teixeira Veículos elétricos Competitividade de custo Planeamento operacional Sistemas de carregamento GIST Sustentabilidade |
title_short |
Introdução de frota 100% elétrica de autocarros no transporte público: um passo para a mobilidade sustentável |
title_full |
Introdução de frota 100% elétrica de autocarros no transporte público: um passo para a mobilidade sustentável |
title_fullStr |
Introdução de frota 100% elétrica de autocarros no transporte público: um passo para a mobilidade sustentável |
title_full_unstemmed |
Introdução de frota 100% elétrica de autocarros no transporte público: um passo para a mobilidade sustentável |
title_sort |
Introdução de frota 100% elétrica de autocarros no transporte público: um passo para a mobilidade sustentável |
author |
Martins, Isaac João Teixeira |
author_facet |
Martins, Isaac João Teixeira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Isaac João Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Veículos elétricos Competitividade de custo Planeamento operacional Sistemas de carregamento GIST Sustentabilidade |
topic |
Veículos elétricos Competitividade de custo Planeamento operacional Sistemas de carregamento GIST Sustentabilidade |
description |
O setor da mobilidade é essencial para o normal funcionamento da sociedade, tendo-se assistido com o passar dos anos a uma evolução em tecnologias utilizadas, oferta de serviços e veículos usados. Apesar disso, este setor é responsável por quase 25% das emissões de gases com efeito estuda na Europa, sendo uma das principais causas de poluição atmosférica nas grandes cidades, contribuindo para um estilo de vida menos saudável e, consequentemente, para o aumento dos níveis de doenças associadas. A introdução da e-mobilidade e veículos elétricos no transporte público urbano pode ser considerado um fator chave para uma futura mobilidade sustentável, contribuindo para a redução da poluição do ar e das emissões de gases de efeito estufa, para além de assegurar as necessidades da população. Neste contexto, este projeto para além de esclarecer o funcionamento de veículos elétricos e os comparar com veículos tradicionais movidos por combustão interna, em aspetos como funcionamento de baterias, estratégias de carregamento, demonstrar possíveis impactos da adoção desta nova opção, e dar a conhecer diferentes abordagens relativas à implementação deste tipo de veículos, procura igualmente demonstrar quais os possíveis custos que este novo panorama traz. É efetuada a medição e a comparação de custos relativos à nova frota, manutenção e operação, incluindo custos relacionados com possíveis novos serviços de viatura e tripulantes. Inclusive, é medido e comparado o impacto ambiental de uma frota 100% elétrica, através da estimação dos níveis de emissões de CO2. Para a realização do estudo é usado o exemplo da STCP, empresa de transporte público que atua na Área Metropolitana do Porto, onde, após parametrização de dados referentes aos veículos elétricos, incluindo limitações como a autonomia, é feita a simulação do planeamento operacional utilizando o software desenvolvido e mantido pela OPT, GIST. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-05T00:00:00Z 2022-12-05 2023-04-18T14:26:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/37172 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/37172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137731248390144 |