Ensino online e aprendizagem multimédia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6219 |
Resumo: | Este livro está dividido em duas partes: Ensino online e Aprendizaem multimédia, contando com a colaboração de vários autores nacionais e internacionais, que redigiram os 12 capítulos que o compõem. Por exemplo, o capítulo sobre a "Teoria cognitiva da aprendizagem multimédia" foi redigido por Richard Mayer, psicólogio norte-americano que concebeu e desenvolveu esta teoria. Este livro centra-se na concepção de cursos ministrados em regime de eLearning e a distância, interessando também às pessoas que fazem formação presencial com uso de recursos electrónicos, ou seja, que complementam as suas aulas ou sessões presenciais com dinâmicas e recursos online. Penso que terá também interesse para as instituições e formadores que desejam fazer ou já fazem formação em blended-learning (...). O segundo tópico, a aprendizagem multimédia, é menos conhecido e tratado, sobretudo na vertente que aqui é adoptada, quer dizer, no modo como os seres humanos representam e processam a informação que lhes é transmitida por meio de dois canais: o auditivo e o visual (...). O que nos interessa abordar é a aprendizagem e instrução multimédia em ambientes informatizados,isto é, o modo como as pessoas aprendem a partir de palavras e imagens apresentadas em computador " (Da Introdução). |
id |
RCAP_db76eb376487888d92d076cbbbde55e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/6219 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Ensino online e aprendizagem multimédiaEnsino onlineE-learningAprendizagem multimédiaCarga cognitivaEste livro está dividido em duas partes: Ensino online e Aprendizaem multimédia, contando com a colaboração de vários autores nacionais e internacionais, que redigiram os 12 capítulos que o compõem. Por exemplo, o capítulo sobre a "Teoria cognitiva da aprendizagem multimédia" foi redigido por Richard Mayer, psicólogio norte-americano que concebeu e desenvolveu esta teoria. Este livro centra-se na concepção de cursos ministrados em regime de eLearning e a distância, interessando também às pessoas que fazem formação presencial com uso de recursos electrónicos, ou seja, que complementam as suas aulas ou sessões presenciais com dinâmicas e recursos online. Penso que terá também interesse para as instituições e formadores que desejam fazer ou já fazem formação em blended-learning (...). O segundo tópico, a aprendizagem multimédia, é menos conhecido e tratado, sobretudo na vertente que aqui é adoptada, quer dizer, no modo como os seres humanos representam e processam a informação que lhes é transmitida por meio de dois canais: o auditivo e o visual (...). O que nos interessa abordar é a aprendizagem e instrução multimédia em ambientes informatizados,isto é, o modo como as pessoas aprendem a partir de palavras e imagens apresentadas em computador " (Da Introdução).Relógio d'Água EditoresRepositório da Universidade de LisboaMiranda, Guilhermina Lobato2012-05-04T10:31:51Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6219porMiranda, G. L. (2009). Ensino online e aprendizagem multimédia. Lisboa: Relógio d'Água Editores.978-989-641-141-1info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:47:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6219Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:48.709233Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino online e aprendizagem multimédia |
title |
Ensino online e aprendizagem multimédia |
spellingShingle |
Ensino online e aprendizagem multimédia Miranda, Guilhermina Lobato Ensino online E-learning Aprendizagem multimédia Carga cognitiva |
title_short |
Ensino online e aprendizagem multimédia |
title_full |
Ensino online e aprendizagem multimédia |
title_fullStr |
Ensino online e aprendizagem multimédia |
title_full_unstemmed |
Ensino online e aprendizagem multimédia |
title_sort |
Ensino online e aprendizagem multimédia |
author |
Miranda, Guilhermina Lobato |
author_facet |
Miranda, Guilhermina Lobato |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Guilhermina Lobato |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino online E-learning Aprendizagem multimédia Carga cognitiva |
topic |
Ensino online E-learning Aprendizagem multimédia Carga cognitiva |
description |
Este livro está dividido em duas partes: Ensino online e Aprendizaem multimédia, contando com a colaboração de vários autores nacionais e internacionais, que redigiram os 12 capítulos que o compõem. Por exemplo, o capítulo sobre a "Teoria cognitiva da aprendizagem multimédia" foi redigido por Richard Mayer, psicólogio norte-americano que concebeu e desenvolveu esta teoria. Este livro centra-se na concepção de cursos ministrados em regime de eLearning e a distância, interessando também às pessoas que fazem formação presencial com uso de recursos electrónicos, ou seja, que complementam as suas aulas ou sessões presenciais com dinâmicas e recursos online. Penso que terá também interesse para as instituições e formadores que desejam fazer ou já fazem formação em blended-learning (...). O segundo tópico, a aprendizagem multimédia, é menos conhecido e tratado, sobretudo na vertente que aqui é adoptada, quer dizer, no modo como os seres humanos representam e processam a informação que lhes é transmitida por meio de dois canais: o auditivo e o visual (...). O que nos interessa abordar é a aprendizagem e instrução multimédia em ambientes informatizados,isto é, o modo como as pessoas aprendem a partir de palavras e imagens apresentadas em computador " (Da Introdução). |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009-01-01T00:00:00Z 2012-05-04T10:31:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/6219 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/6219 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Miranda, G. L. (2009). Ensino online e aprendizagem multimédia. Lisboa: Relógio d'Água Editores. 978-989-641-141-1 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Relógio d'Água Editores |
publisher.none.fl_str_mv |
Relógio d'Água Editores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134196621377536 |