A arquitectura romanesca em Portagem, de Orlando Mendes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado,Susana Maria Norte Saraiva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/408
Resumo: Tese de mestrado, Estudos Românicos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009
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spelling A arquitectura romanesca em Portagem, de Orlando MendesMendes, Orlando, 1917-1990Romance moçambicano - séc.20Análise literáriaTese de mestrado, Estudos Românicos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2009Uma análise aprofundada do romance Portagem, de Orlando Mendes, auxiliada por um conjunto de textos do Autor publicados em jornais das décadas de quarenta, cinquenta e sessenta, pode conduzir-nos a uma nova abordagem na leitura do texto, dos valores veiculados e dos pressupostos ideológicos inerentes a uma estética realista. Influenciado pelo Neo-Realismo português e pelo romance social americano das décadas de 1920 e 1930, o autor define um projecto, no qual expõe as dificuldades vividas pelo protagonista, o mulato João Xilim, numa sociedade colonial, que se sente marginalizado e discriminado por brancos e negros, vítima da desconfiança de ambas as raças. As dúvidas quanto à dualidade da personagem levam o protagonista a encetar uma busca pela afirmação da sua identidade, que coincide com uma série de obstáculos e de encontros com outras personagens, que lhe vão permitir um crescimento interior e uma consciencialização do seu papel naquela sociedade. O momento da afirmação plena da sua opção, a opção de ser negro, com o reconhecimento dos outros, acontece na cadeia quando toma partido dos negros. Cumpre-se, assim, o pagamento da portagem . A partir deste momento, a personagem está em condições de se tornar num indivíduo consciente, embora ainda necessite de outras aprendizagens, mas capaz de passar à luta colectiva. No processo de composição do enredo, em momentos descritivos que antecedem situações problemáticas, o Autor utiliza procedimentos formais que o aproximam do romance social americano, em especial de As Vinhas da Ira, de John Steinbeck, ao deixar transparecer a técnica cinematográfica e o afastamento do narrador, convocando o efeito de real. Contudo, este projecto é também um romance de tese, na medida em que é escrito com o propósito de fazer a apologia da mestiçagem cultural e racial e igualmente propor uma nova sociedade baseada na síntese dos valores ancestrais da África tradicional e da mensagem de fraternidade do Novo Humanismo.A deep analysis of the novel Portagem, by Orlando Mendes, helped by a set of texts of the Author published in newspapers of the 1940s, 1950s and 1960s, may lead us to a new reading approach of the text, of the values expressed and the ideological assumptions inherent to a realistic aesthetics. Influenced by the Portuguese Neo-Realism and by the American social novel of the 1920s and 1930s, the Author defines a project, in which he exposes the difficulties lived by the main character, the bi-racial João Xilim, in a colonial society, that feels marginalized and discriminated by whites and blacks, victim of the mistrust of both races. The doubts related to the duality of the character, leads him to a quest for the statement of his identity, which coincides to a series of obstacles and meetings with other characters, allowing his interior growth and a consciousness of his role in that society. The moment of the full statement of his option, the option of being black, recognized by the others, happens while in jail, when he chooses the blacks. The payment of the toll is accomplished. In the process of composing the plot, in descriptive moments that happen before problematic situations, the Author uses formal procedures that bring it close to the American social novel, especially to The Grapes of Wrath, by John Steinbeck, showing a cinematographic technique and the moving away of the narrator, which brings the real effect. However, this project is also a thesis novel, as it was written with the purpose of making the apology of bi-racialism and biculturalism and proposing a new society based on the synthesis of the ancient values of traditional Africa and the message of fraternity and solidarity of the New Humanism.Carvalho, Alberto, 1937-Repositório da Universidade de LisboaMachado,Susana Maria Norte Saraiva2010-06-22T09:21:01Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/408porhttp://catalogo.ul.pt/F/?func=item-global&doc_library=ULB01&type=03&doc_number=000569922info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:39:06Zoai:repositorio.ul.pt:10451/408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:15.321863Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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