Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Mariana Morais
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17478
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo determinar quais os fatores que influenciam a tomada de decisão da compra dos pais e identificar quais os agentes que contribuem para que as crianças tenham influência na decisão de compra dos pais. Assim, pretende-se aferir o impacto que as crianças têm na tomada de decisão de compra dos pais, bem como identificar os perfis de consumo dos pais em alturas de “pré-crise económica” e em “crise económica”. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura, de forma a contextualizar o presente estudo e suportar um modelo conceptual de análise. Devido ao fato de este ser um estudo exploratório, a metodologia praticada envolve duas abordagens: qualitativa e quantitativa, sendo que na abordagem qualitativa foram realizados dois “focus group” a crianças dos 3 aos 9 anos de idade e na abordagem quantitativa foi levado a cabo um questionário aplicado a uma amostra de 130 indivíduos. Através da análise e discussão dos resultados verifica-se que Portugal, após ter entrado num período de recessão económica, os hábitos de consumo da maior parte das famílias portuguesas sofreu uma forte alteração (afetando assim o perfil de consumidor), principalmente nas atividades e produtos de lazer, comida e vestuário.
id RCAP_db7b66b07f409e06fae1a4388bf3cf41
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17478
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratórioConsumo - CriançasComportamento dos consumidoresFamílias - ConsumoA presente dissertação tem como objetivo determinar quais os fatores que influenciam a tomada de decisão da compra dos pais e identificar quais os agentes que contribuem para que as crianças tenham influência na decisão de compra dos pais. Assim, pretende-se aferir o impacto que as crianças têm na tomada de decisão de compra dos pais, bem como identificar os perfis de consumo dos pais em alturas de “pré-crise económica” e em “crise económica”. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura, de forma a contextualizar o presente estudo e suportar um modelo conceptual de análise. Devido ao fato de este ser um estudo exploratório, a metodologia praticada envolve duas abordagens: qualitativa e quantitativa, sendo que na abordagem qualitativa foram realizados dois “focus group” a crianças dos 3 aos 9 anos de idade e na abordagem quantitativa foi levado a cabo um questionário aplicado a uma amostra de 130 indivíduos. Através da análise e discussão dos resultados verifica-se que Portugal, após ter entrado num período de recessão económica, os hábitos de consumo da maior parte das famílias portuguesas sofreu uma forte alteração (afetando assim o perfil de consumidor), principalmente nas atividades e produtos de lazer, comida e vestuário.The following dissertation aims to determine what factors influence the purchase decision-making of the parents and identify which agents contribute to the children’s influence on their parents' purchasing decisions. Thus it is assessed the impact that children have on their parents’ purchase decisions, and identify the parents’ consumer profiles in times of "economic pre-crisis" and "economic crisis". So, in order to do this, a literature review was carried out contextualizing this study and supporting a conceptual model analysis. Due to the fact that this is an exploratory study, the present methodology involves two approaches: qualitative and quantitative, and according to a qualitative approach two "focus groups" were made involving children from 3 to 9 years old, also, regarding the quantitative approach a questionnaire was administered to a sample of 130 individuals. Through results analysis and discussion, it is shown that in Portugal, while going through a period of economic recession, the consumption habits of most Portuguese families suffered a severe change (thus affecting their consumer profile), especially in the leisure, food and clothing departments.Universidade de Aveiro2017-05-18T11:45:56Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17478TID:201585685porPinto, Mariana Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:19Zoai:ria.ua.pt:10773/17478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:33.723820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório
title Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório
spellingShingle Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório
Pinto, Mariana Morais
Consumo - Crianças
Comportamento dos consumidores
Famílias - Consumo
title_short Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório
title_full Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório
title_fullStr Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório
title_full_unstemmed Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório
title_sort Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório
author Pinto, Mariana Morais
author_facet Pinto, Mariana Morais
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Mariana Morais
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo - Crianças
Comportamento dos consumidores
Famílias - Consumo
topic Consumo - Crianças
Comportamento dos consumidores
Famílias - Consumo
description A presente dissertação tem como objetivo determinar quais os fatores que influenciam a tomada de decisão da compra dos pais e identificar quais os agentes que contribuem para que as crianças tenham influência na decisão de compra dos pais. Assim, pretende-se aferir o impacto que as crianças têm na tomada de decisão de compra dos pais, bem como identificar os perfis de consumo dos pais em alturas de “pré-crise económica” e em “crise económica”. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura, de forma a contextualizar o presente estudo e suportar um modelo conceptual de análise. Devido ao fato de este ser um estudo exploratório, a metodologia praticada envolve duas abordagens: qualitativa e quantitativa, sendo que na abordagem qualitativa foram realizados dois “focus group” a crianças dos 3 aos 9 anos de idade e na abordagem quantitativa foi levado a cabo um questionário aplicado a uma amostra de 130 indivíduos. Através da análise e discussão dos resultados verifica-se que Portugal, após ter entrado num período de recessão económica, os hábitos de consumo da maior parte das famílias portuguesas sofreu uma forte alteração (afetando assim o perfil de consumidor), principalmente nas atividades e produtos de lazer, comida e vestuário.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
2015
2017-05-18T11:45:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17478
TID:201585685
url http://hdl.handle.net/10773/17478
identifier_str_mv TID:201585685
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137575362887680