Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/17478 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo determinar quais os fatores que influenciam a tomada de decisão da compra dos pais e identificar quais os agentes que contribuem para que as crianças tenham influência na decisão de compra dos pais. Assim, pretende-se aferir o impacto que as crianças têm na tomada de decisão de compra dos pais, bem como identificar os perfis de consumo dos pais em alturas de “pré-crise económica” e em “crise económica”. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura, de forma a contextualizar o presente estudo e suportar um modelo conceptual de análise. Devido ao fato de este ser um estudo exploratório, a metodologia praticada envolve duas abordagens: qualitativa e quantitativa, sendo que na abordagem qualitativa foram realizados dois “focus group” a crianças dos 3 aos 9 anos de idade e na abordagem quantitativa foi levado a cabo um questionário aplicado a uma amostra de 130 indivíduos. Através da análise e discussão dos resultados verifica-se que Portugal, após ter entrado num período de recessão económica, os hábitos de consumo da maior parte das famílias portuguesas sofreu uma forte alteração (afetando assim o perfil de consumidor), principalmente nas atividades e produtos de lazer, comida e vestuário. |
id |
RCAP_db7b66b07f409e06fae1a4388bf3cf41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/17478 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratórioConsumo - CriançasComportamento dos consumidoresFamílias - ConsumoA presente dissertação tem como objetivo determinar quais os fatores que influenciam a tomada de decisão da compra dos pais e identificar quais os agentes que contribuem para que as crianças tenham influência na decisão de compra dos pais. Assim, pretende-se aferir o impacto que as crianças têm na tomada de decisão de compra dos pais, bem como identificar os perfis de consumo dos pais em alturas de “pré-crise económica” e em “crise económica”. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura, de forma a contextualizar o presente estudo e suportar um modelo conceptual de análise. Devido ao fato de este ser um estudo exploratório, a metodologia praticada envolve duas abordagens: qualitativa e quantitativa, sendo que na abordagem qualitativa foram realizados dois “focus group” a crianças dos 3 aos 9 anos de idade e na abordagem quantitativa foi levado a cabo um questionário aplicado a uma amostra de 130 indivíduos. Através da análise e discussão dos resultados verifica-se que Portugal, após ter entrado num período de recessão económica, os hábitos de consumo da maior parte das famílias portuguesas sofreu uma forte alteração (afetando assim o perfil de consumidor), principalmente nas atividades e produtos de lazer, comida e vestuário.The following dissertation aims to determine what factors influence the purchase decision-making of the parents and identify which agents contribute to the children’s influence on their parents' purchasing decisions. Thus it is assessed the impact that children have on their parents’ purchase decisions, and identify the parents’ consumer profiles in times of "economic pre-crisis" and "economic crisis". So, in order to do this, a literature review was carried out contextualizing this study and supporting a conceptual model analysis. Due to the fact that this is an exploratory study, the present methodology involves two approaches: qualitative and quantitative, and according to a qualitative approach two "focus groups" were made involving children from 3 to 9 years old, also, regarding the quantitative approach a questionnaire was administered to a sample of 130 individuals. Through results analysis and discussion, it is shown that in Portugal, while going through a period of economic recession, the consumption habits of most Portuguese families suffered a severe change (thus affecting their consumer profile), especially in the leisure, food and clothing departments.Universidade de Aveiro2017-05-18T11:45:56Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17478TID:201585685porPinto, Mariana Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:33:19Zoai:ria.ua.pt:10773/17478Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:33.723820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório |
title |
Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório |
spellingShingle |
Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório Pinto, Mariana Morais Consumo - Crianças Comportamento dos consumidores Famílias - Consumo |
title_short |
Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório |
title_full |
Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório |
title_fullStr |
Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório |
title_full_unstemmed |
Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório |
title_sort |
Influências de palmo e meio na decisão de compra do consumidor: um caso exploratório |
author |
Pinto, Mariana Morais |
author_facet |
Pinto, Mariana Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Mariana Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Consumo - Crianças Comportamento dos consumidores Famílias - Consumo |
topic |
Consumo - Crianças Comportamento dos consumidores Famílias - Consumo |
description |
A presente dissertação tem como objetivo determinar quais os fatores que influenciam a tomada de decisão da compra dos pais e identificar quais os agentes que contribuem para que as crianças tenham influência na decisão de compra dos pais. Assim, pretende-se aferir o impacto que as crianças têm na tomada de decisão de compra dos pais, bem como identificar os perfis de consumo dos pais em alturas de “pré-crise económica” e em “crise económica”. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura, de forma a contextualizar o presente estudo e suportar um modelo conceptual de análise. Devido ao fato de este ser um estudo exploratório, a metodologia praticada envolve duas abordagens: qualitativa e quantitativa, sendo que na abordagem qualitativa foram realizados dois “focus group” a crianças dos 3 aos 9 anos de idade e na abordagem quantitativa foi levado a cabo um questionário aplicado a uma amostra de 130 indivíduos. Através da análise e discussão dos resultados verifica-se que Portugal, após ter entrado num período de recessão económica, os hábitos de consumo da maior parte das famílias portuguesas sofreu uma forte alteração (afetando assim o perfil de consumidor), principalmente nas atividades e produtos de lazer, comida e vestuário. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-01-01T00:00:00Z 2015 2017-05-18T11:45:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/17478 TID:201585685 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/17478 |
identifier_str_mv |
TID:201585685 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137575362887680 |