Observing the BIG Picture: entre a fruição e a marca autoral no atelier de Bjarke Ingels.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gouveia, Maria Teresa Baganha
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/91202
Resumo: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
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spelling Observing the BIG Picture: entre a fruição e a marca autoral no atelier de Bjarke Ingels.Observing the BIG Picture: between the fruition and the trademark in the atelier of Bjarke Ingels.BIGMARCA AUTORALFORMAPROCESSO DE PROJETOHABITAÇÃOBIGTRADEMARKFORMDESIGN PROCESSDWELLINGSDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaEste trabalho tem por objetivo analisar a maneira como o coletivo de arquitetos BIG desenvolveu uma marca autoral e como esta influencia, através do seu processo de projeto, a fruição espacial no espaço construído. Esta investigação centra-se, assim, em Bjarke Ingels, fundador do Bjarke Ingels Group (BIG). Reconhecido internacionalmente, procura-se investigar de que forma o arquiteto criou a sua marca autoral, através de uma análise comparativa entre a sua teoria e a sua prática. Esta análise irá, por sua vez, verificar se, de fato, o seu pensamento se comprova nas suas obras de arquitetura.Pretende-se com esta dissertação, aferir de que maneira a sua teoria Yes is More se transpõe para o espaço construído e qual o impacto que causa nas vivências do lugar. Sendo o habitante um sujeito permanente no espaço doméstico, o programa da habitação torna-se pertinente, uma vez que afeta o espaço arquitetónico e o quotidiano dos futuros habitantes. Assim, esta análise perante a habitação foca-se em três casos de estudo, nomeadamente, as VMHouses (2005), The Mountain (2007) e a 8House (2009), localizadas no distrito de Ørestad, uma zona periférica da cidade de Copenhaga. Através destas três obras, que marcam o início de carreira dos BIG, pretende-se estabelecer um estudo comparativo, de modo a concluir de que maneira o processo criativo do atelier influcia as vivências do espaço. Esta análise irá, por sua vez, refletir sobre, não só um processo que interfere com a fruição espacial, mas também relativo ao mediatismo inerente a Bjarke Ingels.This dissertation aims to analyze how the collective of architects BIG developed a trademark and how it influences, through their design process, the spatial fruition in the built space.This research, thus, focuses on Bjarke Ingels, founder of the Bjarke Ingels Group (BIG). As a world renowned architect, we intend to investigate the way he created his trademark, through a comparative analysis between his theory and his practice. This analysis will, in its turn, verify if, in fact, his thinking is proven in his architectural work. It is intended with this dissertation, to gauge in which way does his Yes is More philosophy is transposed into the built space and the impact that it causes in the living experience of the space. Since the inhabitant is a permanent subject in the domestic space, the dwellings become significant, once they affect the architectural space and the everyday life of the future inhabitants.Therefore, this analysis towards the dwellings focuses on three case studies, namely, the VMHouses (2005), The Mountain (2007) and the 8House (2009), located in the district of Ørestad, a peripheral area of the city of Copenhagen. Through these three buildings, which mark the beginning of BIG’s career, we intend to establish a comparative study, in order to conclude how the creative process of the atelier influenced the living experiences of the space. This analysis will, in its turn, reflect on, not only on a process that interferes with the spatial fruition, but also about the mediatism inherent to Bjarke Ingels.2019-02-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/91202http://hdl.handle.net/10316/91202TID:202222608porGouveia, Maria Teresa Baganhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:17:03Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/91202Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:07.984737Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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