Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico : o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Marina Borges Horácio de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/35714
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018.
id UNB_a278d38fff341a1821905325cca8e948
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/35714
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico : o BIG (Bjarke Ingels Group) e CopenhaguePlanejamento estratégicoMarketing urbanoArquiteturaCopenhagenDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018.Esta dissertação de mestrado tem como objetivo compreender como o escritório dinamarquês BIG (Bjarke Ingels Group) desenvolve seus projetos, qual o papel da imagem em seu discurso e como o marketing e a relação com o poder público impulsionaram o reconhecimento de seus projetos e consequentemente a ascensão do escritório e da cidade em uma escala global. Esse debate buscou responder à questão: qual o papel da arquitetura para configurar os espaços não só como ícones, mas reafirmar discursos de poder e “sucesso” das cidades e desses escritórios responsáveis? Para isso, consideramos Copenhagen e o BIG dentro de um recorte temporal curto, entre 1990 e 2015. O recorte abrange desde o início das mudanças nas políticas da cidade e o início da carreira de Bjarke Ingels até o momento em que ambos adquiriram visibilidade global. A pesquisa permitiu compreender que o crescimento de escritórios de arquitetura na escala dos megaprojetos está diretamente associado à atuação do governo e dos investidores privados. Isso ficou perceptível na relação entre BIG e Copenhagen a partir de 3 aspectos. O primeiro diz respeito aos investimentos na imagem da cidade através de projetos de arquitetos locais, que foi o motivo pelo qual Ingels mesmo no início de sua carreira teve maior espaço no mercado Dinamarquês. Em segundo lugar, uma política que privilegiou soluções sustentáveis e os recursos naturais. Discurso que reverberou nos projetos do BIG e atribuiu maior visibilidade ao escritório em outros países devido ao momento de crises energéticas em que a sustentabilidade passava a ser mais valorizada. Por último, Copenhagen percebeu a boa comunicação que o BIG estava estabelecendo com o público através de seus vídeos e a repercussão que estava adquirindo entre arquitetos e empreendedores. A partir disso investiu mais ainda na propaganda dos projetos desenvolvidos pelo escritório nos panfletos e propagandas da cidade. A pesquisa buscou contextualizar e compreender a atuação do BIG dentro de um processo muito mais largo e que estabeleceu desde o início relações com as demandas de agentes privados. Sua atuação esteve sempre orientada para esse mercado das imagens e da propaganda e em busca do caráter icônico de seus projetos. Portanto, foi a partir da soma desses aspectos e de uma relação simbiótica entre BIG e Copenhagen que ambos conseguiram se promover globalmente.This Master’s dissertation aims to know how the danish architecture office BIG (Bjarke Ingels Group) how they provide their projects. Also to unders- tand what is the role of the image in their discourse and how the marketing and the relationship with the public power have boosted the recognition of their projects and consequently, a rise of the office and Copenhagen on a global scale. This debate sought to answer the question: what is the role of architecture to configure spaces not only as icons, but to reassert discourses of power and success of cities and of the responsible offices? To do so, we consider Copenhagen and BIG within a brief time retrospective between 1990 and 2015. The time range covers the changes on the poli- tics of the city and the beginning of Bjerke Ingels’ career until they both gained global visibility. The research allowed us to understand that the growth of architecture offices on the megaprojects scale is linked to the performance of government and private investors. This was noticeable in the relationship between BIG and Copenhagen from 3 aspects. The first concerns the investments in the image of the city through local office projects and was the reason that Bjarke Ingels, even at the beginning of his career, had more space on the danish market. Second, a policy that focused on sustainable Solutions and natural resources. Speech that reverberates in the projects of the BIG and attributed greater visibility to the office in other countries due to the moment of energy crises in which the sustainability ha- ppened to be more valued. Finally, Copenhagen noticed the good commu- nication skills that the BIG was establishing with the audience through their videos and his arising repercussion with architects and entrepeneurs. From this the government invested more in the propaganda of the projects developed by the office in the leaflets and advertisements of the city. The research sought to contextualize and understand the work of BIG within a much broader process and that established from the out- set relations with the demands of private agents. His performance was always oriented to the market of images and advertising and the se- arch of the iconic character of his projects. Therefore, it was from the sum of these aspects and from a symbiotic relationship between BIG and Copenhagen that both managed to promote themselves globally.Silva, Carolina Pescatori Candido daFaria, Marina Borges Horácio de2019-10-30T20:42:59Z2019-10-30T20:42:59Z2019-10-302018-06-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFARIA, Marina Borges Horácio de. Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico: o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague. 2018. 245 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.http://repositorio.unb.br/handle/10482/35714A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-12T20:08:09Zoai:repositorio.unb.br:10482/35714Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-12T20:08:09Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico : o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague
title Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico : o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague
spellingShingle Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico : o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague
Faria, Marina Borges Horácio de
Planejamento estratégico
Marketing urbano
Arquitetura
Copenhagen
title_short Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico : o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague
title_full Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico : o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague
title_fullStr Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico : o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague
title_full_unstemmed Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico : o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague
title_sort Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico : o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague
author Faria, Marina Borges Horácio de
author_facet Faria, Marina Borges Horácio de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carolina Pescatori Candido da
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Marina Borges Horácio de
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento estratégico
Marketing urbano
Arquitetura
Copenhagen
topic Planejamento estratégico
Marketing urbano
Arquitetura
Copenhagen
description Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2018.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-07
2019-10-30T20:42:59Z
2019-10-30T20:42:59Z
2019-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FARIA, Marina Borges Horácio de. Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico: o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague. 2018. 245 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
http://repositorio.unb.br/handle/10482/35714
identifier_str_mv FARIA, Marina Borges Horácio de. Entre imagens da arquitetura e o planejamento estratégico: o BIG (Bjarke Ingels Group) e Copenhague. 2018. 245 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.
url http://repositorio.unb.br/handle/10482/35714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580841019998208